Entre 1995 e 1998 a empresa São Benedito realizou uma aquisição de 25 ônibus novos e 2 seminovos do modelo Urbanus Fase 2 da fabricante Busscar, montados em 5 chassis distintos entre Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford.
Detalhando um pouco sobre cada aquisição e modelo de veículo, iniciamos com os ônibus montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1620 de 2 portas, sendo um total de 6 unidades que receberam os números 68020, 68045, 68046, 68052, 68073 e 68074, no qual o de número 45 operou com a padronização do Terminal Praia Grande e os demais com a pintura original da empresa.
Já os de mesmo chassi, só que equipados com 3 portas receberam os números 68004, 68037, 68038, 68041, 68042, 68051 e 68055, totalizando 7 unidades, no qual os veículos de números 37 e 38 operavam com a padronização do Terminal Praia Grande e os demais com a pintura original da empresa.
A empresa teve também somente 2 unidades montados sobre chassi Volkswagen 16-180CO que receberam os números 68039 de 3 portas e 68040 de 2 portas, ambos operavam com a pintura original da empresa.
Dando sequência, dentre os 27 a São Benedito teve um filho único, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 que recebeu o número 68056 e operava com a pintura original da empresa, sendo um veículo bem diferenciado dos demais dom fumê nos vidros e bancos com estofamento.
Entrando na classe de chassis menores, 4 veículos com 2 portas foram montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1318, sendo os de números 68043, 68047, 68069 e 68070, em especial o 68069 que foi o primeiro ônibus do sistema com itinerário eletrônico de Dots e todos operavam com a pintura original da empresa.
Já os de 3 portas possuíam os números 68071 e 68072 e chegaram na capital maranhense com a pintura do Terminal Praia Grande, onde um deles chegou a ter elevador para pessoas com mobilidade reduzida.
E por fim, 5 unidades vieram montados sobre chassi Ford B-1618, todos com 2 portas e operavam com os números 68064 ao 68068 e com a pintura original da empresa.
A maioria dos veículos citados foram repadronizados para o novo sistema integrado de transporte, onde muitos receberam a nova roupagem da bacia Praia Grande e alguns a pintura da bacia São Cristóvão e bem poucos foram vendidos ainda com a pintura da São Benedito.
Os ônibus rodavam nas principais linhas da empresa como 401 São Francisco, 402 Ponta D'Areia, 403 Calhau / Litorânea, 404 Circular Anel Viário 1, 405 Circular Anel Viário 2, 406 Altos do Calhau, 407 Calhau / Tribuzi e 408 Calhau / Shopping. Em alguns momentos, chegou a ter veículos na 912 Rodoviária / São Francisco e na 920 Cidade Olímpica / São Francisco.
Fonte: SportbuS Maranhão
2 Comentários
Belíssima matéria parabéns sportbus vcs poderiam fazer uma matéria sobre os Buscar da extinta empresa santa clara código 66 trabalhei nela
ResponderExcluirA São Benedito havia parado de investir, se tivesse adquirido ônibus novos e fosse renovando a frota, ainda que com ônibus usados, poderia ter se estabelecido de forma melhor, deixou o pior acontecer. Hoje sobrevive a duras penas, assim como a Planeta.
ResponderExcluir