Conhecendo o sistema (1993): Área 6

Hoje em nossa série abordaremos um pouco sobre como foi a área 6 na reestruturação do nosso sistema de transporte em 1993, confira conosco.
A área 6 compreendia os bairros da região do Coroadinho, Coroado e Bairro de Fátima, além da Coheb, Santo Antônio e região do Radional, onde a maioria das linhas que operavam na região contavam com nível tarifário II na época.
A maioria das linhas operam até hoje, sendo que boa parte ainda mantém seus códigos originais e são consideradas linhas remanescentes, pelo fato de mesmo com a existência do sistema integrado, as linhas não sofreram alterações e/ou não foram integradas. Confira abaixo as linhas que pertenciam ou ainda pertencem a área.

601 Coroadinho / Beira Mar (São Luís)
602 Vera Cruz (Gonçalves)
603 Filipinho (Roma)
604 Santo Antônio (Gonçalves)
605 Santa Cruz (Gonçalves)
606 Coheb / Franceses (Roma)
607 Sacavém / Cerâmica (Moraújo)
608 Vila Palmeira (Gonçalves)
609 Bom Jesus via Parque Timbira (Autoviaria Matos)
610 Cema / Detran (Gonçalves)
611 Circular Palmeira / Radional (Gonçalves)
612 Coroadinho / Bom Jesus (São Luís)
613 Coheb / Filipinho (Roma)
614 Barreto / Castelão (Gonçalves)
615 Sacavém / Filipinho (Moraújo)
616 Vila Palmeira / Beira Mar (Gonçalves)
617 Coroadinho / Vila Conceição (São Luís)

As linhas 601, 605 e 609 eram integradas ao terminal Praia Grande, mas no começo dos anos 2000 a 605 deixou de ser integrada e foi unificada com a 602. Além disso a 603 também foi extinta e criada a 613 para atender ao Filipinho.
As linhas 601, 612 e 617 com a saída da São Luís, foram operadas por um tempo pela São Marcos até serem entregues para a Expresso Solemar, ampliando a sua área de atuação na época. A linha 601 que antes era pela Beira Mar, foi alterada e passou a ser direto terminal Praia Grande, deixando de passar pela Deodoro.
A linha 607 deixa de ter seu ponto final no Sacavém e se junta com a 613, compartilhando o mesmo ponto final no bairro da Coheb. Já a 606 teve seu itinerário alterado, atendendo ao bairro Fé em Deus devido a extinção da linha 208.
A linha 615 também foi desativada, por conta de sobreposições nos itinerários, o que tornou a linha inviável. O mesmo aconteceu com a linha 614 e a 616, sendo essa última desativada em 2017, já em posse do Consórcio Via SL.

Por volta de 2010, houve a proposta de criação de uma linha chamada T620 T. Praia Grande / T. Cohama via Coroadinho, mas que acabou não vigando e o seu processo foi arquivado. Com a chegada do sistema integrado, as linhas dessa região em sua maioria remanescentes, foram incluídas no Consórcio Rio Anil de cor branca.

Uma curiosidade foi a criação da linha João de Deus / São Francisco antes da chegada do Sistema Integrado, no qual a linha ganhou o número 620, sendo que a região do João de Deus era incluída na área 9.

Com a chegada da licitação, a maioria das linhas ficaram em posse do Consórcio Central (A601, 604, 605, T609, 612, 617), além do Consórcio Via SL (608, 610, 611) e Viação Primor (606, 607 e 613). Por fim, foi criada a linha T621 Res. Jomar Moraes / Vila dos Nobres / T. Praia Grande, sendo uma opção para o terminal Praia Grande aos usuários da região, além da A615 Primavera / Bom Jesus / T. Praia Grande.
Fonte: SportbuS Maranhão

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2 Comentários

  1. Eu nunca entendi pq acabaram com a T616 Vila Palmeira, essa linha era uma boa opção para quem queria ir da Franceses/Alemanha para a Beira Mar/TPG, já que nessa região a maioria das linhas é só Rua Do Passeio, além de que era uma linha relativamente pequena.

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  2. Deveria voltar a linha T616 só que porém deixava de atender fé em Deus e ir o mesmo itinerário da 608

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