Conhecendo o sistema (1993): Área 5

Hoje em nossa série abordaremos um pouco sobre como foi a área 5 na reestruturação do nosso sistema de transporte em 1993, confira conosco.
A área 5 compreendia os bairros do Vinhais, Cohama, Recanto Vinhais, Bequimão, Angelim e Pão de Açúcar, onde a maioria das linhas que operavam na região contavam com nível tarifário III na época.
A maioria das linhas operam até hoje, sendo que boa parte teve seus códigos alterados com a chegada do Terminal Cohama. Confira abaixo as linhas que pertenciam ou ainda pertencem a área.

501 Angelim (Primor)
502 Cohama (Primor)
503 Vinhais Ipase (Primor)
504 Pão de Açúcar (Roma)
505 Recanto dos Vinhais (Primor)
506 Vinhais São Francisco (Primor)
507 Bequimão Ipase (Primor)
508 Bequimão São Francisco (Primor)
509 Recanto dos Vinhais / São Francisco (Primor)
510 Cantinho do Céu (Primor)

Praticamente todas as linhas eram operadas pela Viação Primor, com exceção da 504 que por volta de 2001 passou a ser operada pela empresa. A 504 e 508 eram as únicas integradas ao Terminal Praia Grande na época.
Por volta de 2001 a linha 510 acabou sendo extinta e foi unida com a 712 Res. Primavera. Já em 2006 com a inauguração do Terminal Cohama, a 509 foi extinta e unida com a 718 e que acabaram virando T059 Divinéia / Shopping São Luís.
Com a chegada da licitação em 2016, a maioria das linhas continuaram em posse da Viação Primor, havendo alterações só na T504, T057 (507) e T058 (508) que passaram para o Consórcio Central e na T501 que passou para o Consórcio Via SL. Em 2020 houve a tentativa de fusão entre as linhas T504 e T814 formando a T510 Piquizeiro / Pão de Açúcar / T. Praia Grande mas que acabou não vingando e no mesmo ano, a T501 voltou para a Viação Primor após uma operação emergencial.
Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Saudade de quando a T504, T814 e A554 operavam pela Primor

    ResponderExcluir
  2. Depois que a Ratrans entrou nas linhas linhas do Bequimão só foi ladeira abaixo, a empresa só faz besteiras nessas linhas, quando era operada pela Viacão Primor era muito melhor

    ResponderExcluir
  3. Só acho que a matéria ficou muito resumida, poderiam ter relatado um pouco mais sobre as alterações que aconteceu com a chegada do T. Cohama, bem como as novas linhas que surgiu com a chegada do mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria é referente a área 5 quando surgiu em 1993, não se abrange no momento questão de terminal, isso é para uma outra série.

      Excluir
  4. A 510 uma época chegou a ser Conjunto Manoel Beckman, A 501 tinha um carro IPASE de Cima e a 507 tinha um carro no Pedra Caída.
    509 no começo saia do Recanto, entrava no CoHab Vinhais pela Av.1 e saia pela Rua 85 antes de seguir em direção ao Jaracati.

    ResponderExcluir