3 linhas da Viação Primor entrarão em fusão

Está programado para amanhã (09/05), uma fusão entre linhas na Viação Primor, sendo elas a A050 Cohama / Calhau, C051 T. Cohama / São Cristóvão via Rodoviária e T409 Term. Cohama / T. Praia Grande.
A união das 3 linhas resultará na T051 T. Cohama / T. Praia Grande / T. São Cristóvão via Holandeses, onde contará com 15 veículos operantes em dias úteis das 05:00 às 22:00, 12 aos sábados das 05:00 às 22:00 e 8 aos domingos e feriados também das 05:00 às 22:00. A linha contará com o seguinte itinerário:

IDA: Terminal Cohama, Av. Daniel de La Touche, Av. dos Franceses, Rodoviária, Aeroporto, Av, Guajajaras, Terminal São Cristóvão, Av. Guajajaras, Av. Jerônimo de Albuquerque, Terminal Cohab, Av. Jerônimo de Albuquerque, Terminal Cohama, Av. Daniel de La Touche, Av. dos Holandeses, Av. Ana Jansen, Av. Castelo Branco, Ponte do São Francisco, Av. Beira Mar, Terminal Praia Grande.
VOLTA: Terminal Praia Grande, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Beira Mar, Ponte do São Francisco, Av. Castelo Branco, Av. Ana Jansen, Av. dos Holandeses, Av. Daniel de La Touche, Terminal Cohama.

Essa será a primeira opção para os passageiros localizados em pontos estratégicos como Rodoviária, Aeroporto, Terminais São Cristóvão e Cohab com destino a Av. Daniel de La Touche e principalmente a região do Calhau e Ponta D'Areia.
A união das 3 resultarão nas extinções das linhas A050 Cohama / Calhau e T409 Term. Cohama / T. Praia Grande, onde a região do Alto Calhau e Península será atendido pelas linhas T402 T. Cohama / Ponta D'Areia / T. Praia Grande e A401 Península / T. Praia Grande.

Fonte: SportbuS Maranhão

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28 Comentários

  1. E lá se vai mais uma linha que não vai mais passar pela Deodoro que vem e vai pelo São Francisco. A criação da linha é uma boa idéia mais isso pode causar um pouco de confusão por exemplo a pessoa pode pegar ele no Terminal da Praia Grande querendo ir para o Terminal do São Cristóvão na volta, tá certo que no Terminal da Praia Grande tem muito mais opção de linhas para o TSC e com percurso menor mais mesmo assim conhecendo o povo da nossa cidade sei não.

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    1. Essa confusao só vc vai achar mesmo, pq se pegar de volta, é só descer no Term. Cohama e pegar um 090 ou até mesmo um T051 que estará sentido T. São Cristovão, ja que a pessoa nao irá pagar passagem mesmo. Sem contar que o motorista irá informar, então resultará em poucas chances disso acontecer.

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    2. Sim meu querido mais eu falo no sentido de precisar descer de um para pegar outro hoje do jeito que a vida estar corrida vc acha que uma pessoa vai pegar um veículo pra descer e ter que pegar outro para o TSC se ela pode pegar um que vai direto é nesse sentido que falo.

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    3. O comentário do Matheus não faz sentido valendo-se do fato de que o usuário não terá mais a C051 para pegar pois será extinta. Seria interessante que os carros estivessem no terminal prontos para fazer baldeação assim que um chegasse do centro, dando um sentido de continuidade a viagem.

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  2. Acabar com o A050 foi uma sacanagem na boa

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    1. Acho que a A050 poderia funcionar com viagem de movimento, 2 carros com 8 viagens cada, 2 pela manhã, 2 ao meio-dia, 2 ao final da tarde e 2 às 22h00 indo pela Litorânea.

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    2. Siim, eles já mudaram a T407, e agora a A050, essa nova linha deve ficar lotada, ou não, pq é nova e o povo fica com receio de pegar no início

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  3. Agora os passageiros no Term. Cohama ficarão dependentes apenas da T402 pra poder se deslocar a Litorânea. Mano que doidice foi essa que deu na Primor de alterar as linhas e fazer fusões assim ?! Que loucura

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    1. O pior Natan que a tendência é essa com o passar do tempo essas empresas querem é isso diminuir cada vez mais a quantidade de linhas existentes pq pra elas menos linhas menos gastos.

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    2. O usuário que quer se deslocar para a litorânea, sempre dependeu da t402 para fazer esse deslocamento ou da t409 para descer no antigo hotel pestana.
      A opção de ir do terminal cohama para a praia só servia aos domingos e feriados com a extensão da a050 até a praia.

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  4. Muitos podem discordar, mas eu vejo como um problema esse acúmulo de linhas, acho que faz mais sentido ter linhas de maior relevância que possam cobrir uma região maior e com mais carros, pra diminuir o tempo de espera

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    1. Mateus concordo com vc em partes isso seria muito bom se o trânsito da nossa cidade não fosse esse caos que é nos horários de pico. Infelizmente as avenidas de São Luis são as mesmas de 30 anos atrás, ou seja, a quantidade de veículos aumentou mais as avenidas não se não fosse essas intervenções que foi feito em alguns pontos da cidade que melhorou um pouco mais não chega a ser 100% o negócio seria pior. Então essas questões de bastante linhas ou poucas depende de vários fatores. No caso para as empresas a única visão delas em relação a diminuir as linhas é nos custos que a empresa vai ter infelizmente pq pensar nos passageiros isso elas não pensam nem um pouco.

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    1. Essa frase nunca fez tanto sentido como agora kkk
      Encaixou perfeitamente

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  6. Acho que o único ponto positivo dessa mudança é uma linha do Aeroporto pro Centro, porque de resto...

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  7. Acredito que essa mudança foi válida, precisamos de linhas que interliguem melhor as zonas da cidade, só acho que poderíamos otimizar fazendo essa linha Circular, ao invés de voltar pelo São Francisco ela poderia sair do TPG e pegar Africanos, Detran, Ipase e TCV. Poderíamos ter uma linha fazendo o percurso contrário Saindo do TCV, indo pro TCC, TSC, Aeroporto, Rodoviária, Africanos, TPG, São Francisco, Holandeses, Daniel de La Touche, TCV, assim dando mais uma opção para quem vem do Aeroporto, da Africanos para COHAMA, do centro para Holandeses.

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    1. Também concordo.
      Se observa que a maior parte da demanda para a holandeses e Daniel de Latouche vem dos bairros que fazem essa baldeação nos terminais são Cristóvão e cohab e isso sobrecarregava os carros das linhas t090/035/051/038/085, mas principalmente da t090 .

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    2. Tbm concordo acho que o grande erro dessa nova linha é só na volta como já falado voltando por outro percurso seria muito mais vantajoso.

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  8. Primeiro tinha que pergunta para usuários das linhas . Fazem tudo errado

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  9. Precisa é criar novas linhas de ônibus com novos percursos . Não precisa tira as linhas que já existem. Falta muita explicações horizontais e verticais todas avenidas e ruas de São Luís

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    1. Concordo. Em uma outra publicação eu fiz até esse levantamento a respeito de linhas que poderiam ser criadas pra interligar as regiões metropolitanas e deixar de criar linhas que se desloquem só pra região central, que incluisive o prefeito prometeu fzer mas não sei se vai cumprir.

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    2. Amigo acho que vc se equivocou até onde eu me lembro o Braide disse que ia fazer justamente o contrário, ele disse que lembro muito bem que iria criar linhas das principais regiões da cidade como área do São Cristóvão e adjacentes, área Itaqui-Bacanga entre outros com destino ao centro da cidade a diferença que essas linhas seriam direto para o centro, ou seja, linhas expressas sem parar no percurso isso eu lembro que ele disse que ia fazer.

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    3. Siim, sempre pensei isso, nossas linhas de ônibus precisam interligar melhor os bairros, elas focam muito no Centro. Por exemplo, a região da Cid. Operária, sobretudo a Av. Principal (203), eles deveriam aproveitar melhor as linhas dali, ligando diretamente ao Term. Cohab. A mesma coisa de linhas que vão pelo São Francisco, Ipase, João Paulo, pq todas tem que se ligar ao Centro ? Elas poderiam seguir somente até ao bairro desejado, diminuindo assim o tempo de espera das linhas, mas claro, isso não com todas as linhas.

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  10. O grande dilema vai ser: o motorista e cobrador sai do terminal cohama, dá uma volta enorme ao aeroporto, terminal São Cristóvão, terminal cohab, engarrafamento atrás de engarrafamento e o passageiro que trabalha na holandeses que pega essa linha em um desses trechos, vem sentadinho... Será se ele vai ter que descer no terminal cohama para pegar outro carro da mesma linha sentido holandeses????? Será se esse motorista vai prosseguir viagem direto quando chegar no terminal cohama ??
    Se a pessoa tiver que descer no terminal cohama para pegar outro, realmente essa fusão de linhas não vai servir de nada e isso vai causar muita confusão e chateação ao usuário.
    Lembrando que é uma linha de percurso enorme, com 3 passagens pelo terminal cohama e lembrando também que a primor condenou e excluiu a t513 alto do angelim tamancao ipase pelo tamanho do seu trajeto anos atrás!!!!

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    1. Uma pena a exclusão da T513. Anos depois e continuamos sem linha pra cohama e ipase aqui na área itaqui-bacanga. Com essa licitação fica mais difícil aparecer uma linha que faça o trajeto

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  11. Que loucura. Hoje pela manhã, circulando pela Holandeses, próximo da rotatória do Blue Tree (Pestana) não entendi nada quando vi dois carros informando na caixa de itinerário T051- Term. São Cristovão - Term. Cohama, e no auxiliar, Detran, Rodoviária etc. Não li nada de Holandeses (não deve ter dado tempo de ter aparecido). Primeiramente, pensei que o carro estava passando por ali para ir para algum lugar, mas sem estar em operação. O segundo carro havia acabado de passar pela rotatória da PM, estava com o mesmo itinerário na caixa e notei passageiros. Fiquei sem entender nada. Agora que li o post, entendi o que houve, mas não entendi a mudança. Que loucura essa linha, conta tantas voltas. Essa linha vai na contramão das teorias recentes de logística, que é justamente de encurtar trajetos e interligá-los. Eu acho que mesmo com 15 carros, a linha vai ficar com os horários bem imprecisos, porque ela vai pegar vários trechos de congestionamentos crônicos. Tudo bem que distribuindo os carros a cada 20 min, que era o intervalo da T409, vai dar uma chance do percurso ser realizado em "meras" 4h30min, considerando meia hora de descanso entre viagens. Quem está na Ponta do Farol e Ponta d'Areia, vai ter apenas a 403 para ir para a Deodoro, já que a 402, além de ter intervalos extensos, tem um percurso ainda ruim.

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