Semiexpresso do Cohatrac

A década de 90 foi promissora em alguns aspectos no sistema de transporte coletivo da nossa Ilha, tendo exemplos como a reorganização do sistema em 1993, a mudança do posto do cobrador da traseira para a dianteira e criação de linhas semiexpressas, além de outros pontos.
Mas, mediante a tantas coisas que aconteceram, iremos dá ênfase a um projeto que foi um sucesso na época, implantado pela Transporte Coletivo Maranhense, que foi a implantação de linhas semiexpressas saindo do bairro Cohatrac.

Um dos idealizadores foi o Júlio Pereira que na época trabalhava na empresa e foi um dos primeiros motoristas a inaugurar a linha 809 Cohatrac / São Francisco Semiexpresso. Em uma pequena entrevista, ele nos contou como funcionava o sistema e você confere conosco abaixo.

O projeto iniciou com duas linhas sendo a 802 Cohatrac III / Beira Mar e 809 Cohatrac / São Francisco. As duas linhas tinham paradas selecionadas dentro do bairro e até então eram identificadas por placas para aviso aos passageiros.
O Cohatrac III segundo informações, depois que saía do Cohatrac tinha paradas no Pop Center, Cintra (Anil), Colégio São Vicente (João Paulo), Cefet (Monte Castelo) e a partir da parada próximo ao Ministério da Fazenda já realizava paradas normalmente até na Deodoro, pois o veículo ia como semiexpresso e na volta, retornava como Cohatrac III normal parando em todos os pontos.

A mesma coisa era com o Cohatrac / São Francisco, depois do Cohatrac a linha parava na Maternidade Marly Sarney, Gardem Shopping, Sebrae, Casa do Trabalhador, Shopping São Luís e Deodoro. Ao chegar na Deodoro mudava para linha normal.

O objetivo ao sair do bairro sempre era chegar no horário no Centro da cidade e as linhas só andavam cheias, onde funcionavam apenas pela manhã entre 6:00 e 7:00. Uma fila enorme era formada no ponto final no Cohatrac IV a espera do semiexpresso que foi um sucesso e o passageiro que pegasse errado e quisesse descer em um ponto que não fosse da linha, infelizmente iria passar direto, pois era obedecido rigorosamente.
A ideia foi implantada na linha 804 Cohatrac IV mas que acabou não dando certo e também tentou-se fazer o serviço a tarde, mas que também não deu certo.

Fonte: SportbuS Maranhão
Colaboração: Júlio Pereira / Rone Carneiro

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