Conhecendo o sistema (1993): Área 2

Hoje em nossa série abordaremos um pouco sobre como foi a área 2 na reestruturação do nosso sistema de transporte em 1993, confira conosco.
No processo de organização a área 2 ficou restringida as linhas que atendiam bairros bem próximos ao Centro da Cidade, na região do Monte Castelo, Alemanha, Bairro de Fátima e outros, onde até então o nível tarifário era o I para a maioria das linhas que faziam o atendimento.
Muitas dessas linhas que estão na área 2 até hoje existem e encontram-se operando no novo modelo que foi licitado em 2016. Confira abaixo as linhas que pertenciam ou ainda pertencem a área.

201 João Paulo (São Luís)
202 Caratatiua (Roma)
203 Bairro de Fátima (Autoviaria Matos)
204 Alemanha (Roma)
205 Bom Milagre (Viação Primor)
206 Liberdade (Viação Primor)
207 Parque Amazonas / Bairro de Fátima (Autoviaria Matos)
208 Liberdade / Fé em Deus (Viação Primor)
209 Parque dos Nobres (Autoviaria Matos)
210 Areinha / Bairro de Fátima / Monte Castelo (Autoviaria Matos)
211 Bairro de Fátima / Monte Castelo (Autoviaria Matos)
212 Vila dos Nobres (Autoviaria Matos)

A linha 210 antes de ser passada para a Autoviaria Matos, era operada pela Mip 2000, sendo a única linha da empresa fora de sua área de operação que na época era na área 0.
Uma curiosidade é que com a chegada do Sistema Integrado de Transportes, essas linhas continuaram em operação tornando-se remanescentes, ou seja, que não houve alterações em seus itinerários e não foram integradas em nenhum terminal, onde daí nasceu o Consórcio Rio Anil e abrangeu todas essas linhas.
Outras como a 201, 208 e 211 acabaram sendo extintas principalmente devido as sobreposições e o cenário geográfico da cidade que vinha mudando na época. Atualmente as linhas 207 e 209 já são integradas ao Terminal Praia Grande.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu lembro da Liberdade Fe em Deus, olhava muito os ônibus da Primor rodando na Av. Luís Rocha.

    ResponderExcluir