Conhecendo o sistema (1993): Área 1

Dando continuidade a nossa série, iremos abordar hoje sobre a área 1 com o processo de organização do sistema de transporte que ocorreu em 1993.
A área 1 foi destinada pela secretaria de transporte na época para a região central da cidade, por isso foi a única área que teve o menor número de linhas já que no Centro da cidade o intuito era receber as linhas vinham de longe e que já passavam pela região.

As linhas centrais vinham somente para complementar, mas das 4, somente 1 atendia um bairro e você confere abaixo quais são essas linhas.

101 Lira / Belira (São Luís)
102E Circular Praia Grande / Rua da Paz (Viatur)
103E Circular Camboa / Rua do Sol (Viatur)
104E Lira / Camboa (Viatur)

As linhas 102E, 103E e 104E foram uma criação da prefeitura de São Luís que deu origem a Viatur no final da década de 90, para atender aos passageiros que circulavam pela região central e por onde os ônibus não tinham acesso. Com isso, micro-ônibus foram adquiridos para fazer esse transporte que tinham inclusões principais das Ruas da Paz e do Sol.
Com o encerramento das operações da São Luís, a linha 101 foi desativada e substituída pela 104E mas abordando um novo itinerário. Por um curto período de tempo, quando a Viatur passou a ser controlada pela Bus Transportes, foi criada uma linha saindo da Rua da Paz com destino ao Shopping São Luís, onde os micros que atendiam a linha entravam na parte do estacionamento próximo a entrada para o embarque e desembarque de passageiros.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Lembro desses Micros como se fosse hoje eram um ótimo quebra galho para se deslocar no região central principalmente para distâncias mais longas.

    ResponderExcluir
  2. Essa linha aí do São Luís Shopping tinha até uma carteirinha que o usuário poderia emitir lá no shopping mesmo e assim ter acesso gratuito ao microônibus. Muita gente que morava no Jaracati se deslocava do Centro para o bairro ou vice versa nessa linha sem pagar passagem, somente com o tal cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São duas linhas diferentes. A linha da carteirinha era grátis e se pegava na praça do Patheon, descia a Rua da Paz, Rua do Egito, Beira-Mar, Ponte Bandeira Tribuzzi e São Luís Shopping, na volta subia a Venceslau Braz, Canto da Fabril.
      Já a linha da Bus/Viatur e depois assumida pelo Consórcio Central descia a Rua Branco e subia a Ponte José Sarney, São Francisco, Renascença, CEUMA, Via Expressa e Av. Euclides Figueiredo/Carlos Cunha.

      Excluir
  3. Talvez o que faltou foi abranger essas linhas a uma parte das áreas 2 (JP, BF), área 3 (UFMA), área 4 (Ponta D'areia, Av. Ferreira Gullar), outra parte mal explorada também é o chamado Anel Viário com a extensão da Av. Jaime Tavares.

    ResponderExcluir