Conhecendo o sistema (1993): Área 0

Iniciamos hoje uma série em nosso site com o objetivo de retratar o histórico e de como se deu as alterações no sistema de transporte da Ilha de São Luís em 1993, além de mostrar como eram identificadas as linhas na época, já que alguns de nossos leitores nos sugeriram postagens sobre a mesma.
Em 1993 o transporte urbano e semiurbano da Ilha, principalmente o urbano, passava por transformações, uma reorganização elaborada e executada pela secretaria de transporte da época dava um passo de melhorias para o sistema. Em São Luís foram criadas 9 áreas, onde cada área era abrangido por um ou mais bairros e hoje, você irá conhecer um pouco sobre a área 0.
A área 0 compreendia as regiões da zona rural e do setor do Distrito Industrial de São Luís e tinham as linhas:

001 Estiva (Santa Clara)
002 Santa Bárbara (Menino Jesus de Praga)
003 Tibiri (Menino Jesus de Praga)
004 Quebra Pote (São Benedito)
005 Piçarra (atual Pedrinhas) (Taguatur)
006 Maracanã (Taguatur)
007 Tajipuru (Roma)
008 Rio Grande (São Benedito)
009 Coqueiro (Santa Clara)
010 Vila Esperança (Menino Jesus de Praga)
011 Itapera (São Benedito)
012 Vila Nova República (Santa Clara)
013 Santa Clara (Santa Clara e Tapajós)
014 Vila Sarney via Vila Industrial (Gonçalves)
015 Porto Grande (Taguatur)
016 Vila Maranhão (Taguatur)
017 São Raimundo / Cohab (Menino Jesus de Praga)
018 Cajupe (Menino Jesus de Praga)
019 Tajaçuaba (Marina)
020 Vila Itamar (Menino Jesus de Praga)
021 Igaraú / Inhaúma (Santa Clara)
022 Vila Vitória (Marina)
023 Vila Funil (Santo Antônio)
024 Arraial (São Benedito)
025 São Raimundo / João Paulo (Menino Jesus de Praga)
026 São Raimundo / Rodoviária (Menino Jesus de Praga)
027 Rio do Meio (Menino Jesus de Praga)
028 Rio dos Cachorros (Taguatur)
029 São Raimundo / Socorrão II (Menino Jesus de Praga)

Cada linha era operada por uma única empresa, com exceção da 013 que era compartilhada. Citamos as empresas que operaram por último nas linhas antes da chegada do Sistema Integrado de Transportes com outros 4 terminais a partir de 2003.
Algumas curiosidades que citamos é que antes das operadoras citadas, o controle maior das linhas do setor da zona rural era de posse da Empresa Dois Irmãos, que infelizmente veio a fechar as portas em 1996 e suas linhas foram passadas para a Gonçalves, Santa Clara e São Benedito.
Já na região da zona rural a Mip 2000 também tinha participações, mas em 2000 encerrou as operações e suas linhas foram passadas para a Menino Jesus de Praga e posteriormente para a Marina, sendo elas a 019 e 022.
Por volta de 2003 houve a proposta de criação de mais duas linhas para a região do Distrito Industrial que seriam a 030 Tinaí / Distrito Industrial / Cohab e 031 Tinaí / Distrito Industrial / Rodoviária, mas acabaram não indo pra frente e foram arquivadas.

Fonte: SportbuS Maranhão

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16 Comentários

  1. Então a população do Tinai ainda hoje é pequena? Na publicação não identifiquei as linhas Vila Maracujá e Mato Grosso.

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  2. Porque somente a linha 013 era compartilhada?não vi a linha Vila Sarney olho d'água

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    1. Vila Sarney / Olho D'Água será explicado quando chegar na área 7.
      Na época as negociações entre empresas eram frequentes, mas iremos em busca da resposta para a sua pergunta.

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    2. Será que não tem a ver com a perca da concessão da 919 pela Santa Clara/TAGUATUR?

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  3. Pessoal do Sportbus vcs poderiam me dizer pq houve essa mudança da linha Piçarra pra Pedrinhas ?

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    1. Acredito que só a nomenclatura mesmo. Tinha uma estação de trem chamada Piçarra onde essa linha passava, acho seria o "ponto final" dentro do bairro. Se não me engano essa linha só parava mesmo no Mercado Central.

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    2. Iremos em busca desse histórico e assim, faremos uma matéria sobre.

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    3. A estação chamava Pedrinhas (tal qual o bairro), depois mudou pra Piçarra.

      http://www.estacoesferroviarias.com.br/ma-pi/picarra.htm

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    4. Belo achado Natan, dá até pra ver o nome Piçarra na parede da antiga construção.

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  4. Sportbuss infelizmente a reportagem sobre a área 1 não será muito extensa. Mas dá área 2 será cheia de curiosidades com linhas muitos aqui nem chegaram a ver.

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    1. Sim, sim, já estamos preparando aqui.

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    2. Na verdade nunca entendi muito a área 2, pois eu tinha impressão que ela era meio que dividida com a área 6.

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  5. Matéria muito interessante, é algo que sempre tive vontade conhecer, parabéns 👏

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