Cresce o número de Vip 3 na frota da Grande Ilha

Com uma certa frequência nos últimos meses, empresas principalmente que operam no sistema semiurbano tem adotado o modelo Apache Vip III para a suas frotas, mas você sabe quando chegou o primeiro veículo do modelo em nossa Ilha? Se não, confira conosco nesta matéria.
O primeiro ônibus Vip III a rodar em São Luís foi um vindo de teste pela Alpha, representante Scania em São Luís, em 2013. O veículo era montado sobre chassi Scania F250HB e operou pelas empresas Gonçalves, Crisbell e Taguatur e na época, foi quase que um veículo adquirido pela Ratrans, mas que acabou não indo adiante.
Já em 2017 a TransPremium trazia definitivamente os primeiros veículos do modelo para a frota da Grande Ilha. Os veículos contavam com 2 portas e eram montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5, onde operavam com os números 81-251 e 81-288. Atualmente os mesmos encontram-se em Teresina.
Em 2019 a Iveco trouxe para a capital um veículo do modelo para teste, o ônibus é montado sobre chassi Iveco 170S28 e foi testado e comprado pela Viper, que primeiramente operou no urbano e posteriormente no semiurbano pela Viação Pericumã onde está até hoje, operando com o número 24-026.
Já este ano a grande novidade foi da Expresso União, que trouxe 1 unidade do modelo montado sobre chassi Volkswagen / MAN 17-230 OD Euro 5 e recebeu o número 19-609 para operação, onde encontra-se na linha Mercês / Term. Cohab.
Além da União, a Maranhense também conta com unidades na frota, inclusive foi noticiado em nosso site o início de operação de 2 dos 6 veículos que irão compor a frota da empresa em substituição a veículos mais antigos.
Os ônibus são montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 e receberam os números 39-059, 39-069, 39-072, 39-518 e 39-537, além do 37-512 que irá operar pela Viação Primor. Além dessa novidade, a empresa também conta com um Apache Vip IV que está sendo preparado na garagem da empresa, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5, o veículo receberá o número 39-064.
Por fim, foi a vez da empresa Ratrans definitivamente trazer o Vip III para a sua frota. Ao todo são 4 unidades do modelo montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 e que estão a caminho da empresa, sendo destinados para o sistema semiurbano e escalados para a linha T719 Parque Araçagy / João Paulo.

Ao todo já foram 15 veículos do modelo na Grande Ilha, onde 4 ainda estão a caminho e 4 já rodam nas ruas da Ilha, e outros 3 que já deixaram o nosso sistema.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Quais foram os que deixaram nosso sistema?
    E de que empresa eles eram.
    Esses carros da maranhense são ex pioneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 2 da TransPremium com o Scania.
      Os da Maranhense são do próprio grupo, são veículos apenas remanejados.

      Excluir
  2. No caso são 7 carros que deixaram a ilha

    ResponderExcluir
  3. Os Vip III estão chegando agora, porque no resto do país não há mais Vip II. Porque se houvesse Vip II, era o que seria adquirido.

    ResponderExcluir
  4. Gente, me tirem uma dúvida, não existe mais a linha Cajupe ?

    ResponderExcluir
  5. Não seria o VIP III da Aguiar o primeiro veículo do modelo adquirido? Mesmo sendo fretamento.

    ResponderExcluir