Grande Ilha contará com sistema BRT

Encontram-se em andamento as obras do Bus Rapid Transit, mais conhecido por BRT que contemplará principalmente o setor metropolitano da Grande Ilha. A obra é comandada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e está a todo vapor, com a previsão de entrega e licitação para o próximo ano.
A ideia do BRT é que tornem as viagens mais rápidas para os usuários que se deslocam de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, onde contará com um terminal bem próximo da interseção entre as MA-203 e MA-204 no Araçagy.

O veículo seguirá por um corredor exclusivo, onde serão adotados veículos articulados para as operações e que terão como pontos de paradas as estações que serão alocadas ao longo do corredor, com embarque e desembarque pelas portas do lado esquerdo do veículo.

Saindo do Araçagy, o ônibus seguirá pela Av. dos Holandeses, convergindo na Av. São Carlos e seguindo pela Av. Litorânea, a partir da nova pista em que foi prolongada por 1.800 m, para dá suporte ao novo sistema, depois subindo pela Av. Colares Moreira chegando ao retorno onde localiza-se o Comando Geral da Polícia Militar, segue pela Av. Carlos Cunha e parando no outro terminal que ficará localizado em frente ao Hospital Carlos Macieira, mas no sentido São Francisco. Já na volta, o veículo sairá do terminal subindo pela Av. Colares Moreira, Av. do Holandeses até o Araçagy.
Para alimentar o BRT serão criadas novas linhas que farão a alimentação dos bairros na região metropolitana ao terminal no Araçagy. Já na outra ponta, linhas circulares serão criadas para levar os passageiros que chegarem ao terminal no Renascença e tem como destino outros pontos da capital maranhense como exemplo a região central.

Com o novo modelo, linhas deixarão de integrar aos terminais Cohab e São Cristóvão por exemplo, mas toda essa organização será realizada através de estudo técnico, para que não haja sobreposições de linhas e também extinções de linhas indevidamente ou mesmo na parte de criação.

Fonte: SportbuS Maranhão / MOB

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Olha acho bacana a idéia de um BRT na nossa cidade acredito que já deveria ter a muito tempo mais pelo amor de Deus o local que escolheram pra implantar esse sistema nada haver tem tanta áreas mais populosa na nossa cidade que precisa desse tipo de serviço como a área do Bacanga, região da cidade operária e São Cristóvão entre outras vão escolher uma área praticamente morta que só tem gente que não precisa de transporte público me desculpe mais nesse ponto erraram feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito que poderiam fazer um sistema que interligasse a área Itaqui Bacanga a região industrial, facilitaria muito, principalmente pra quem mora na zona rural e espera mais de duas horas em uma parada de ônibus

      Excluir
    2. Eu tinha a mesma opinião, mas percebi que é a região de maior crescimento habitacional da ilha. Espere uns 10 anos pra ver como essa área será tão populosa como as que você citou.

      Excluir
    3. Mais a questão que me refiro principalmente é nas pessoas que utilizam o transporte público a maior demanda sempre são nas regiões mais periféricas como essas que citei e outras também essa aí a maioria das pessoas que residem tem padrão de vida de média a alta não precisando de transporte público ou seja uma zona morta enquanto que áreas mais periféricas a uma grande maioria da população é de baixa renda e necessita de transporte público de melhor qualidade e rápido o que não acontece.

      Excluir
  2. Creio que a intenção do governo é aumentar a população dessa área melhorando o transporte na região.

    ResponderExcluir
  3. O projeto foi mudado? Pelo oq eu lembro ele só iria até a rotatória da PM. Faz muito mais sentido a linha acabar no Renascença, embora eu ainda ache mais eficiente o os passageiros conseguirem chegar até o São Francisco de BRT.

    ResponderExcluir
  4. Tbm acredito que ficaria mais interessante se esse BRT fosse até o São Francisco, nem que fosse até o retorno ou algo mais, até por conta do corredor de ônibus já existente na Colares Moreira e na Castelo Branco.
    Por outro lado, se essa integração for bem feita, pode ser que dê certo.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso o tal corredor brt Centro-Cohab da prefeitura de São Luís, que teve projeto e proposta de financiamento aprovado pela Caixa há mais de três anos, ao que parece ficará só no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu não tinha conhecimento

      Excluir
    2. https://www.google.com/amp/s/oimparcial.com.br/cidades/2016/09/aprovada-operacao-para-brt-em-sao-luis/%3famp

      Excluir
  6. Esse sim teria grande relevância e demanda pra São Luís, hoje a áerea mais movimentada de veículos e pessoas que temos é o eixo São Cristóvão-Cohab-Cohama que causa muitos engarrafamentos nessas áereas.

    ResponderExcluir
  7. O propósito é justamente o de dar condições de crescimento e desenvolvimento naquela região da ilha, porque como no comentario acima, em 10 anos tudo aquilo ali vai estar muito mais desenvolvido. Acredito que em outras áreas da ilha, pra superar distancias maiores e grandes dificuldades em sobrepor obstaculos, seria melhor retornar a ideia dos VLTS, por exemplo entre as zonas rural e o centro, passando pela área itaqui bacanga.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o pessoal pensa muito na população moradora da área e esquece que a região tem diversos trabalhadores que moram distante dali, principalmente empregadas domésticas, trabalhadores da construção civil e da área de serviços.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu concorcordo com o segundo comentário lá de cima sim teria que ter uma ligação da área industrial que e onde eu moro que e o Maracanã e a praia grande ou são Cristóvão COHAB,ou até mesmo Cohama , muitos vão falar aas vocês tem a linha br 135 com mais de sei quantos ônibus na assim mesmo pode dar 19:00 da noite pode vir 4 BR 135 um atrás do outro que não e uma cena de difícil de se ver vem todos lotado até o talo eu digo que sim melhorou quando botaram aqui no bairro o T033 amendoeira morada do Sol que ele e praticamente Maracanã só muda que ele vai pela rodoviária e não pelo anil mas assim mesmo pra quelé lado da COHAB e muito ruim pois pegar BR 135 sempre foi um enfermo só não e de tarde que não tem muito trânsito ,mas eles fazendo pelo menos da vila esperança pra ir pra Cohama já fica melhor.bjs

    ResponderExcluir