Linhas do sistema: T086 Cohatrac / São Francisco

No final da década de 70 começou a aparecer as primeiras casas da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio, mais conhecido como Cohatrac, onde surgiu o Cohatrac I e posteriormente na década de 80 os Cohatrac's II, III e IV e por último o Cohatrac V.
Com o surgimento dos conjuntos, a Maranhense que na época era chamada ainda por TCM já fazia as operações na região, onde operou por mais 30 anos na localidade, atendendo a milhares de passageiros por mês.
Mas queremos retratar algo em específico, o Cohatrac contou com 2 linhas para o São Francisco onde na época era comum a SEMTUR (atual SMTT) fazer linhas em que o seu itinerário de ida era por um local e o de volta por outro e assim aconteceu com as linhas 809 Cohatrac III / São Francisco I e 816 Cohatrac V / São Francisco II.
A linha 809 nascia no ponto final do Cohatrac IV e seguia primeiramente pelo Shopping São Luís e retornava pelo São Francisco e Renascença. Já a linha 816 fazia o inverso, ia pelo Renascença e São Francisco e retornava pelo Shopping São Luís, contando com um diferencial, a linha nascia no Cohatrac V juntamente com o Jardim das Margaridas.

Com a chegada do sistema integrado, a linha 816 virou a T086 Cohatrac / São Francisco com ida e volta pelo Renascença e São Francisco e a linha 809 virou a T083 Cohatrac / Bandeira Tribuzi, com ida e volta pelo Shopping São Luís.
Em 2016, a Maranhense encerrava as operações na linha e com a licitação, a Expresso Rei de França assumia as operações que atualmente conta com 12 ônibus em dias úteis das 05:30 às 22:20, aos sábados com 7 ônibus das 05:30 às 22:00 e aos domingos e feriados com 4 ônibus das 05:40 às 22:00.
Uma curiosidade é que já em posse do Consórcio Via SL, pouco tempo depois a linha além de integrar no Terminal Cohab, passou a integrar também no Terminal Praia Grande.

O seu itinerário é da seguinte forma:

IDA: Av. Existente, Av. Contorno Sul, Av. Norte Sul, Av. Leste Oeste, Av. Contorno Leste, Av. 5, Terminal Cohab (3D), Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Carlos Cunha, Av. Colares Moreira, Av. Castelo Branco, Ponte José Sarney, Av. Beira Mar, Av. Sen. Vitorino Freire, Terminal Praia Grande, Av. Sen. Vitorino Freire, Fonte do Bispo, Rua das Cajazeiras, Av. Alexandre de Moura, Travessa do Galpão, Av. Silva Maia.
VOLTA: Rua Rio Branco, Rua Barão de Itapary, Av. Beira Mar, Ponte José Sarney, Av. Castelo Branco, Av. Colares Moreira, Av. Carlos Cunha, Av. Jerônimo de Albuquerque, Terminal Cohab (4D), Av. 4, Av. 6, Rua 8, Av. 5, Av. Contorno Leste, Av. Leste Oeste, Av. Norte Sul, Av. Contorno Sul, Av. Existente.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Das linhas troncais que operam no Cohatrac, a segunda maior é a T086?

    ResponderExcluir
  2. Show de bola ver esses apaches na pintura original da empresa

    ResponderExcluir