Linhas do sistema: A332 Itapera / Terminal

O bairro do Itapera fica localizado na região do Distrito Industrial e zona rural da Ilha de São Luís, sendo um bairro antigo da região e que teve como primeira empresa a atender o bairro a Auto Viação Dois Irmãos.
Na época a linha que recebeu o código 011 contava apenas com 1 veículo que faziam 4 viagens pela manhã sendo elas 06:00, 08:05, 10:10 e 13:05, sendo essa última de meia-viagem. A linha tinha operação de segunda a sábado, não rodando em domingos e feriados.

Uma curiosidade é que todas as quintas, a empresa disponibilizava 1 veículo para levar os passageiros do bairro até a feira livre da Praia Grande, onde o ônibus saía às 13:00 do bairro e às 21:00 da Praia Grande.. Além disso, a linha 011 também atendia o bairro Rio Grande. Confira como era o seu itinerário abaixo:

IDA: Ponto Final Itapera, Povoado Batata, BR-135, Rio Grande, BR-135, Av. Guajajaras, Av. Santos Dumont, Av. Casemiro Júnior, Av. Antônio Raposo, Av. João Pessoa, Av. Kennedy, Av. Sen. Vitorino Freire, Fonte do Bispo, Rua Antonio Rayol.
VOLTA: Mercado Central (B), Av. Magalhães de Almeida, Fonte do Bispo, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Kennedy, Av. João Pessoa, Av. Edson Brandão, Av. Casemiro Júnior, Av. Santos Dumont, Av. Guajajaras, BR-135, Rio Grande, Povoado Batata, Ponto Final Itapera.

Com o fechamento da Dois Irmãos, a linha ficou sob responsabilidade da empresa São Benedito, que permaneceu inicialmente com o mesmo itinerário e horários, mas observando o crescimento da região, acrescentou mais um veículo, passando a ter 2 ônibus na linha com horários estendidos e operando aos domingos e feriados, onde em dias úteis operava de 06:00 às 20:05 e aos sábados, domingos e feriados das 06:00 às 21:20 com 1 veículo.
Com a inauguração do Terminal Distrito Industrial, a linha passou a ser do tipo alimentadora e unificada com a linha do Arraial, ganhando o código A331 Arraial / Itapera. A linha chegou a ser operada pela Maranhense por alguns anos e São Marcos por um pequeno período de tempo e anos depois, devolvida a São Benedito, onde tornou-se independente e ganhou o código A332 Itapera / T. Distrito.
Atualmente a linha é operada pelo Consórcio Central, através da empresa Ratrans com 1 veículo todos os dias das 05:00 às 22:20.
Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT

Postar um comentário

1 Comentários