Relembrando o inicio da licitação: Mudança de empresa nas linhas T092 e A886

Com a licitação chegando a 4 anos em vigor na capital maranhense, iremos trazer algumas matérias referentes ao período de transição entre empresas nas linhas dos Consórcios vencedores em seus respectivos lotes e iniciaremos com as linhas T092 Habitacional Turu e A886 Habitacional Turu / Terminal Cohab.
Por coincidência a atual empresa que opera nas duas linhas, no passado já esteve em operação na linha do Habitacional Turu. A Viação Primor foi a segunda empresa a atuar no bairro e em seguida foi repassada para a Expresso Rodoviário 1001 Ltda, mas antes da Primor e da 1001, a Útil foi quem inaugurou a operação no bairro.
Por mais de 30 anos a 1001 Expresso esteve em posse da operação da 702 na época e com a chegada do Terminal Cohab a linha teve sua integração em 2006 sendo estendida do Viva até o antigo ponto final do Santa Rosa, pois na época a linha T099 Vila Luizão / Rodoviária fazia o atendimento por dentro do Turu via Cohab e com as mudanças, passou a atender diretamente a população da Vila Luizão e Alonso Costa.
Em 2007 para dar suporte a linha troncal e também por reivindicações dos moradores do Habitacional Turu foi criada a linha A886 Habitacional Turu / Terminal Cohab, pois os usuários reclamavam da demora dos veículos e quando chegavam ao bairro já estavam cheios.
Outro fato curioso que aconteceu nas duas linhas foram as alterações de pinturas devido a mudança nas bacias operacionais. Em 2011 as linhas de ônibus principalmente da região Turu deixaram de seguir as cores dos terminais para seguir as cores das bacias e como as linhas T092 e A886 na época eram verdes devido o Terminal Cohab, passaram a ter os ônibus na cor vermelha devido a linha está inserida na região da bacia Cohama / Vinhais / Turu. Anos depois a linha ganhou mais uma extensão, passando a ter seu ponto final próximo a Upa da Vila Luizão, com objetivo de atender a população do Sol e Mar com uma opção para a Cohab.
Por fim com o processo de licitação concluído em 2016, a Viação Primor volta a operar a linha do Habitacional Turu e também ganhando a sua alimentadora e assumindo as duas em 11 de Setembro de 2016. Na T092 a empresa colocou na época os carros 38-006, 38-043 e 38-127 e na A886 os veículos 38-039 e 38-040. Uma das primeiras mudanças realizadas pela empresa foi a extensão dos pontos finais das linhas para o Sol e Mar, juntamente com a T705.
Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

0 Comentários