Linhas do sistema: T302 Itaqui

Em 1985 foi inaugurado na Ilha de São Luís o Porto do Itaqui, mas antes da chegada do porto na localidade havia na época o bairro do Itaqui, uma comunidade com várias famílias residentes na região e que contavam com uma linha de transporte coletivo, sendo operada pela empresa Taguatur, a 302 Itaqui.
O Porto do Itaqui levou o nome do bairro, onde com a chegada principalmente da Companhia Vale para a exploração de minerais na região, a empresa foi obrigada a indenizar os moradores do bairro pois poderiam afetar a saúde das famílias devido as reações provocadas pelo minério ao corpo humano. A comunidade contava com 1 veículo operante pela Taguatur que de 1 em 1 hora ligava o bairro ao Mercado Central, possuindo 2 pontos finais sendo um no bairro e um no Mercado Central. 
Com o passar do tempo o porto foi crescendo na região e algumas famílias resistiram a saída do bairro, mas que infelizmente por volta de 2010 segundo informações, tiveram que deixar suas casas, onde muitos migraram para a região do Anjo da Guarda e Vila Nova. Com a licitação em 2016 a T302 foi incluída no Consórcio Central, continuando com a Taguatur, sendo hoje operada pela Viação Estrela. A T302 até hoje continua com a operação de 1 veículo das 05:45 às 20:00 de segunda a sábado e domingos e feriados das 06:55 às 09:15 e 16:00 às 19:30. Com isso, a linha tem sua principal finalidade o atendimento aos trabalhadores do porto e adjacências.

O itinerário da linha é da seguinte forma:

IDA: Av. dos Portugueses, Av. Sen. Vitorino Freire, Terminal Praia Grande, Mercado Central.
VOLTA: Mercado Central, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. dos Portugueses, Porto do Itaqui

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

0 Comentários