Histórico da linha 712 Res. Primavera

Na década de 90 o bairro Residencial Primavera já contava com uma linha de ônibus para atendimento a população da região e o serviço era realizado pela empresa Expresso Rodoviário 1001 Ltda.
Na época a linha contava com 3 ônibus e um itinerário bem diferente do que a mesma teve entre 2001 e 2006. Os ônibus da 712 seguiam pela Av. São Luís Rei de França, Anil, João Paulo, Monte Castelo, Deodoro, Praia Grande e Cajazeiras e retornando pelo itinerário indicado acima, como mostra o mapa abaixo e mediante ordem de serviço do ano de 1994.
Em 1998 a linha sofreu uma alteração em sua rota, deixando de passar pela Av. São Luís de Rei de França e seguir por dentro, passando pelo ponto final da linha Cantinho do Céu até sair na Av. Jerônimo de Albuquerque, seguindo pelo Ipase, Alemanha, Monte Castelo, Deodoro, Rua do Passeio, Cajazeiras, Monte Castelo, João Paulo, Rua 5 de Janeiro, Rua Jorge Damous e voltando pelo Ipase. 

Com a alteração feita pela 1001, o itinerário acabou sobrepondo o da linha 510 Cantinho do Céu que na época era operada pela Primor. Com isso, foi elaborado um ofício onde foi pedido a fusão das linhas para um melhor atendimento as comunidades e assim foi feito. 
Em 2001 a linha 510 foi extinta e a linha 712 passou a se chamar Res. Primavera / Cantinho do Céu e um novo itinerário foi projetado com ida pelo Ipase, Alemanha, Monte Castelo, Deodoro e volta pela Rua do Passeio, Cajazeiras, Monte Castelo, Alemanha, Ipase de Cima e bairro. O atendimento pelo Ipase de Cima era feito pela Viação Primor e vindo direto pela Av. Daniel de La Touche era feito pela 1001 Expresso. 

Com a chegada do Terminal Cohama em 2006, a linha deixou de ir ao Centro e tornou-se uma alimentadora, onde ganhou o código A552 e continuou sendo operada pelas duas empresas, mas com um número maior de ônibus por parte da Primor sendo 2 veículos e 1 da 1001 Expresso. 
Com a licitação realizada em 2016, a linha passou a ser totalmente da Viação Primor, que continuou a operar com 3 veículos em dias úteis e atualmente é uma linha que tem sua operação somente com motorista. 

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

3 Comentários