Linhas extintas: 506E Parque Shalom / Vinhais / São Francisco

Em 1998 iniciava na capital maranhense o serviço seletivo / executivo, implantado pela Prefeitura através da SEMTUR na época, que visavam atender a população com veículos menores e climatizados, os chamados micro-ônibus ou micrões.
Uma das primeiras linhas do sistema foi a 506E Parque Shalom / Vinhais / São Francisco, operada pela Viação Primor com 5 veículos, onde havia uma mescla entre Torino GV e Senior GV. A tarifa tinha o valor de R$ 1,00 e não era aceito passe estudantil e nem gratuidade, somente tarifa inteira.
A linha iniciou em 20 de Maio de 1998 e caiu no gosto da população naquela época, a 506E tinha o itinerário semelhante ao do Vinhais / São Francisco, o que levou a possuir o código da linha convencional, sendo diferenciado pela letra E de executivo. A linha atendia o Parque Shalom, Cohama e Vinhais. Uma observação que no início das operações as linhas eram tratadas somente como seletivas, com o tempo passaram a ter o caráter executivo, como o Parque Shalom que inicialmente foi 506S e depois 506E.

Seu itinerário era da seguinte forma:

IDA: Parque Shalom, Av. Daniel de La Touche, Rua 24, Canto do MAC, Rua do Arame, Rua 85, Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Colares Moreira, Av. Castelo Branco, Av. Beira Mar, Rua das Cajazeiras, Parque Bom Menino, Praça Deodoro.
VOLTA: Praça Deodoro, Rua do Passeio, Rua das Cajazeiras, Av. Sen. João Pedro, Av. Getúlio Vargas, Av. dos Franceses, Av. Daniel de La Touche (IPASE), Av. Jerônimo de Albuquerque, Rua 85, Rua do Arame, Canto do MAC, Rua 24, Av. Daniel de La Touche, Parque Shalom.

Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Seria legal também falar sobre a 508E COND. IPEM ANGELIM/ BEQUIMAO SAO FRANCISCO. era também uma linha com fresquinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está incluída em nossa programação, agradecemos pela sugestão.

      Excluir
  2. O sistema era mais inteligente no passado

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, nunca tinha ouvido falar e sempre estranhei o prefixo do V/SF destoar da sequência do TCV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O código da linha vinhais são Francisco só destoa do tcv devido a linha ter sido integrada logo depois da inauguração do terminal. A princípio, somente a linha vinhais ipase era integrada e a linha vinhais são Francisco fazia o retorno pra ir direto ao bairro

      Excluir