Linhas do sistema: T070 Uema / Ipase

Universidades como UFMA e UEMA atualmente contam com linhas próprias para deslocamento de alunos que vão para os campus ou retornam deles, sendo essas linhas bem antigas que nasceram logo depois da inauguração dos campus.
A linha que atende a Universidade Estadual do Maranhão é hoje uma das mais importantes do sistema, inclusive é a linha que abrange o maior número de ônibus em sua operação nos dias úteis. Segundo informações, a linha nasceu por volta de 1981 com a Viação Norte Brasileiro e por muito tempo esteve a frente da linha.
Em 1993 a linha ganha o código 910 pertencente a área do São Cristóvão e Cidade Operária. Uma curiosidade é que a 910 chegou a ter uma operação com 28 ônibus todos de uma só empresa e é aí que podíamos ver a variedade de modelos e chassis na mesma.
Para quem se lembra, a 910 os ônibus com chassi Scania, além dos veículos de motor traseiro que praticamente eram fixos lá, além do equipamento de som que era o diferencial na época. Com a chegada do Terminal São Cristóvão no final de 2003, a linha recebeu pela primeira vez uma segunda empresa, sendo essa a Pericumã com 2 ônibus, em troca da linha A662 Nice Lobão com 1 ônibus. Vale lembrar que na época a linha 910 ainda não era integrada, passando em frente ao terminal.
Com o início do Consórcio São Cristóvão, a linha é incluída no Terminal e ganha o código T070 e assim, passa a receber outras empresas para juntas operarem e nessa época, a linha já contava com 22 ônibus, tendo maior posse a Brasileiro.
A T070 não atende somente aos universitários, os moradores ao lado da universidade também usufruem da linha, por portões no muro que dão acesso ao campus, sendo que recentemente alguns deles foram fechados.
Atualmente a linha opera com 27 ônibus sendo 1 veículo articulado em dias úteis das 05:30 às 22:38, 13 ônibus aos sábados das 05:30 às 22:30 e 8 aos domingos e feriados das 06:00 às 22:30 conforme ordem de serviço da SMTT e é operada pelo Consórcio Upaon-Açú, em ganho após licitação realizada em 2016.
Atualmente o itinerário da linha está da seguinte forma:

IDA: Av. Interna, Av. Lourenço Vieira da Silva, Rua 38, Rua 08, Rua 36, Terminal São Cristóvão (3C), Av. Lourenço Vieira da Silva, Av. Guajajaras, Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Daniel de La Touche, Ponte Hilton Rodrigues, Av. dos Franceses, Av. Getúlio Vargas, Rua Oswaldo Cruz, Travessa do Galpão, Av. Gomes de Castro.
VOLTA: Rua do Outeiro, Rua das Cajazeiras, Av. Sen. João Pedro, Av. Getúlio Vargas, Av. dos Franceses, Ponte Gov. Newton Bello, Av. Daniel de La Touche, Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Guajajaras, Rua 11, Av. 02, Rua Fé em Deus, Av. Lourenço Vieira da Silva, Terminal São Cristóvão (2D), Av. Lourenço Vieira da Silva. Av. Interna.

Fonte: SportbuS Maranhão
Colaboração: Rone Carneiro

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Quantos ônibus tem as linhas T-065 e T-062?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Raimundo Bandeira Tribuzzi possui 23 ônibus e Socorrão II Rodoviária 20 ônibus.

      Excluir
  2. Essa segunda foto de onibus da extinta brasileiro era um condor?

    ResponderExcluir