Linhas do sistema: T403 Calhau / Litorânea

Em meados da década de 80, nascia o bairro do Calhau, com localização na área nobre da capital maranhense, é possível ver prédios e apartamentos de primeira classe, além de casas e várias opções de restaurantes e lanchonetes ao longo da Avenida dos Holandeses, que corta o bairro.
A empresa São Benedito vendo essa oportunidade, começou a operação naquela época com a linha Calhau como era conhecida e posteriormente como Calhau / Barramar. Em 1993 foi inaugurada a Av. Litorânea, hoje uma das mais movimentadas da Ilha devido a sua orla, além de bares e restaurantes.
Com isso, a linha ganha o código 403 e passa a se chamar Calhau / Litorânea. Em 1996 com a inauguração do Terminal Praia Grande, a linha passa a ser integrada, mas na época a São Benedito ainda demorou um certo tempo até padronizar os seus veículos na pintura do terminal, o que era comum ver apenas na frente uma faixa de integração.
A linha possuía e até hoje possui uma alta demanda, com a São Benedito já chegou em média de 15 a 20 ônibus e em eventos como o Carnaval fora de época (Marafolia), Parada Gay e Réveillon chegar a uma operação de 35 a 40 ônibus.
Em 2016 a linha deixa de ser operada pela São Benedito e com o processo licitatório a Viação Primor recebe a concessão iniciando operação em Agosto de 2016 colocando veículos climatizados recém chegados na época.
Para uma melhor operação e atendimento aos usuários, a T403 possui dois itinerários, algo que desde o tempo da São Benedito já era praticado mas de uma forma diferente. A T403 pela Primor é operada com cerca de 15 veículos existindo os ônibus de movimento, esses movimentos na parte da tarde tem um trajeto saindo do terminal, seguindo pela Camboa, Shopping São Luís, Rotatória da PMMA sem pegar nenhum passageiro e com letreiro desligado, iniciando a viagem da Rotatória até o Terminal Praia Grande, enquanto os outros veículos fazem o trajeto normal.
Em dias úteis os veículos da linha só passam na Av. Litorânea assim que saem do ponto final, uma alteração que passou a vigorar há alguns meses, já nos finais de semana, os veículos da linha trafegam tanto na volta como na ida pela Litorânea.

O itinerário atual da linha está da seguinte forma:

IDA: Av. Copacabana, Av. Litorânea, Av. Avicênia, Av. Borborema, Av. Colares Moreira, Av. dos Holandeses, Av. Ana Jansen, Av. Castelo Branco, Ponte do São Francisco, Av. Beira Mar, Terminal Praia Grande, Av. Senador Vitorino Freire, Rua das Cajazeiras, Av. Alexandre de Moura, Tv. do Galpão, Av. Silva Maia.
VOLTA: Rua Rio Branco, Rua Barão de Itapari, Av. Beira Mar, Ponte do São Francisco, Av. Castelo Branco, Av. Ana Jansen, Av. dos Holandeses, Av. Copacabana.

Mediante Ordem de Serviço expedida pela SMTT, em dias úteis a primeira viagem da linha é às 05:10 e última às 22:40, aos sábados a primeira é às 05:10 e última às 22:20 e aos domingos e feriados a primeira inicia às 05:10 e última às 22:40.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Nossa não sabia dessa mudança nos dias de semana bem estranho.

    ResponderExcluir
  2. Só um comentário....
    Se a garagem é na Cohama, pra que ele vai no terminal da praia grande?
    E vem de lá vazio até o rotária da PM... Não seria melhor ele sair da garagem pra rotária da PM e começar de lá?
    > Eu via isso pela tarde e não entendia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É questão da própria empresa, mas geralmente os movimentos a tarde já iniciam na Av. dos Holandeses.

      Excluir
  3. Gostava da pintura amarelo, branco e lilás do Terminal Praia Grande.

    ResponderExcluir
  4. Essa linha tinha que ser a primeira linha 100% climatizada da Viação Primor, pq a demanda é muito boa e pq os turistas usam a linha com frequência então têm q ser servida com transporte de qualidade e sem atrasos.

    ResponderExcluir