Marcopolo: 70 anos de história pelo Brasil

Em 6 de Agosto de 1949 nascia uma das maiores fabricantes de ônibus do Brasil e do mundo, inicialmente chamada de Nicola & Cia., sendo fundada pelos irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz. Inicialmente trabalhavam com chapeação e pintura de cabines de caminhões. No mesmo ano, fabricaram seu primeiro ônibus, sendo o marco inicial para o sucesso.
Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes-Benz O-326, sendo batizado de Marcopolo em homenagem ao viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que tornou-se razão social da companhia. Em 1969 adquire a Carrocerias Eliziário de Porto Alegre e em 1971 passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus e em 1992 para Marcopolo S.A.

Mas foi na década de 80 que a Marcopolo iniciou a produção do modelo que fez e ainda faz o maior sucesso no Brasil e no exterior, a linha Torino com lançamento em 1983. Em São Luís, mediante pesquisas realizadas, é provável que a empresa Taguatur tenha sido a primeira a adquirir o modelo para a Ilha.
Em 1988 foi lançado o Torino LN, também sendo provável que a empresa Taguatur tenha adquirido as primeiras unidades, já que na época os veículos foram utilizados para transporte de funcionários da Companhia Vale do Rio Doce.
Em 1994 era lançado o modelo Torino GV e a empresa Maranhense foi a primeira a trazer os modelos para a capital maranhense, ao todo foram 7 unidades adquiridas e depois mais 8 unidades, fechando 15 ônibus montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1620.
Em 1999 chegava o modelo Torino GVU ou Torino GVII como é conhecido por alguns, a Viação Pericumã foi a primeira empresa a trazer o modelo para a capital maranhense, sendo 1 ônibus de prefixo 25014 e que tinha um diferencial, o vidro de cima a baixo na porta traseira, semelhante a porta dianteira.
Em 2007 era lançado o modelo Torino G6 ou Torino 2007 sendo a Ratrans a primeira a adquirir 2 unidades que receberam os prefixos 27-125 e 27-126, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M.
Em 2014 a Viação Abreu nos surpreende com os primeiros Torino G7 ou Torino 2014, recém lançado na época, os veículos tinham prefixos 54-027 e 54-036 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
E por fim em 2018, a Speed Car foi a primeira a trazer os primeiros Torino S da Ilha, sendo 5 unidades montadas sobre chassis Volkswagen 17-230 OD Euro 5.
Fonte: SportbuS Maranhão
Colaboração: Rone Carneiro

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Parabéns a marcopolo! Amo torinos, bem que Taguatur podia continuar adquirindo torinos para sua frota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade lembro dos Torinos GV que ela trouxe de Brasília e rodou um tempo aqui até ser aposentado. Andei muito neles uma pena a Taguatur aderir somente a um tipo de carro.

      Excluir
  2. Meus amigos o primeiro Vc quem trouxe foi o grupo Abreu com o carro 0500 e rodava no tropical sāo Francisco e GVU com o numero 021o primeiro quem trouxe foi o snr Arirbama Abreu dono da viaçāo Abreu que inclusive trouxe vários modelos como o primeiro Ciferal Padron Rio.o primeiro caio Apache . E por fim os primeiros nele Torino

    ResponderExcluir
  3. Nossa nessa foto dos Torino da Abreu eles tavam tão bonitos agora eles tão um horror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade é triste olhar eles assim uma pena que algumas empresas não cuidar de seus veículos.

      Excluir
  4. Da até uma pena olhar como os carros da VIACAO ABREU estão sucateados todos eles incluindo os de ar condicionado.os torinos que vieram do Rio de Janeiro pro semi urbano da até nojo só de olhar

    ResponderExcluir