Mascarello e seus 16 anos de história

A Mascarello Carrocerias e Ônibus Ltda. foi fundada em 23 de Maio de 2003 na cidade de Cascavel no Paraná, sendo essa uma das fabricantes de ônibus mais jovem do país, onde este mês completou 16 anos de história pelo Brasil.
As primeiras unidades dos produtos fabricados pela Mascarello chegaram à capital maranhense em 2005, quando a Viação Norte Brasileiro fez a primeira aquisição do modelo GranVia montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M, sendo esse o primeiro do modelo na Ilha e logo em seguida a 1001 Expresso trouxe 30 unidades do mesmo modelo e chassi.
Com o passar dos anos, outras empresas foram se interessando pelos produtos, onde listaremos abaixo resumidamente essas aquisições que resultou em um total de 281 ônibus adquiridos por empresas da Grande Ilha da fabricante paranaense.

A Litoral Transporte em 2005 trouxe 2 unidades do modelo GranMidi montados sobre chassis Volkswagen 15-180 EOD.
No mesmo ano a empresa Marina também trouxe 2 unidades do modelo GranVia, ambos montados sobre chassis Volkswagen sendo um 15-180EOD e o outro 17-210EOD. Em 2009 trouxe mais 2 unidades do modelo GranMidi montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418.
A Viação Norte Brasileiro trouxe 9 unidades dos produtos Mascarello, o primeiro foi o veículo já citado no início da matéria em 2005. No mesmo ano outra unidade do modelo foi adquirido, sendo montado sobre chassi Volkswagen 15-180EOD. Em 2007 chega a terceira unidade montado sobre chassi Volkswagen 15-190EOD.
Em 2008 a empresa adquire 5 unidades do modelo GranMidi, todos montados sobre chassis Agrale MA 15.0 e em 2010 trouxe um GranVia Midi montado sobre chassi Volkswagen 17-230EOD.
A Viação Abreu em 2010 chegou a adquirir uma unidade do modelo GranVia montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418, mas acabou não ficando com o ônibus, sendo vendido para a Viação Pericumã.
Também em 2010 a Viação Pelé trazia suas primeiras unidades da fabricante, foram 2 ônibus do modelo GranVia Midi montados sobre chassis Volkswagen 17-230EOD. Já pela empresa Patrol no período pós-licitação, trouxe 1 unidade do GranVia Midi 2014 montado sobre chassi Volkswagen/MAN 17-230OD Euro 5.
Ainda em 2010 a Viação Mouraújo trouxe 2 unidades do modelo, ambos montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418 que operaram por alguns anos e depois foram passados para a Litoral e por último para a Viação Pericumã.
Em 2011 a Autoviaria Matos decide experimentar os produtos da Mascarello e adquire 2 unidades do modelo GranVia Midi 2011 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418.
No mesmo ano a Viação Pericumã inicia suas aquisições com a fabricante, de início trás somente 1 veículo do modelo GranVia Midi 2011 montado sobre chassi Volkswagen 17-230EOD. As renovações em peso com a Mascarello ocorrem a partir de 2014, quando a empresa trouxe 9 unidades do modelo GranVia Midi 2014 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
Em 2015 chegam mais 11 unidades do mesmo modelo, sendo 6 (3 Viper e 3 Pericumã) montados sobre chassis Volkswagen/MAN 17-230OD Euro 5 e 5 montados sobre chassis Volvo B270F Euro 5. Em 2016 chegam mais 2 unidades do modelo montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
No mesmo ano, já no período pós-licitação como Viper Transportes, a empresa continua a adquirir veículos do modelo, dessa vez trazendo 17 unidades sendo 10 de chassis Volvo B270F Euro 5 e 7 de chassi Volkswagen/MAN 17-230OD Euro 5 e 3 unidades do modelo GranVia montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
Em 2017 para o semiurbano, a Viação Pericumã trouxe 2 unidades do modelo GranVia Midi montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1724 BlueTec 5.
Em 2018 e 2019, a Viper continuou a adquirir produtos da fabricante, trazendo nesses 2 anos 9 unidades do modelo GranVia Midi montados sobre chassis Volkswagen/MAN 17-230OD Euro 5, totalizando 51 unidades em 8 anos.
Atualmente extintas do sistema de transporte da Grande Ilha, a Menino Jesus de Praga e Gemalog também fizeram aquisições com a fabricante. Em 2011, inicialmente são adquiridos 4 unidades do modelo GranVia Midi chegando com prefixos da Menino Jesus de Praga mas remanejados para a Gemalog. No mesmo ano e em 2012 são adquiridos mais 18 unidades do modelo GranVia Midi 2011, ambos montados sobre chassis Volkswagen 17-230EOD.
Em 2014 são adquiridos os primeiros GranVia Midi 2014, sendo 2 para a Gemalog e 3 para a Menino Jesus de Praga e em 2015 traz mais 10 unidades do modelo para a MJP, ambos montados sobre chassis Volkswagen/MAN 17-230OD Euro 5.
E por fim, o Grupo Duarte foi a que mais adquiriu unidades com a fabricante, de 2005 até 2011 foram 172 unidades começando com 30 unidades em 2005 como dito no início da matéria, além de 30 unidades em 2007 do modelo GranMidi de chassis Mercedes-Benz OF-1418.
Em 2008 trouxe 2 unidades do modelo GranMidi, ambos montados sobre chassis Volkswagen, sendo 1 com 15-190EOD e outro com 17-230EOD.
Em 2009 mais 60 unidades do modelo GranMidi montados sobre chassis Volkswagen 17-230EOD V-Tronic e em 2011, 50 unidades do modelo GranVia Midi 2011 montados sobre chassis Volkswagen 15-190EOD.
Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Tem muitos ônibus do que chamam de consórcio "Via SL" a data de muitos gram vias está no ano de 2009 e se eu não me engano no mês de Abril e até desse mês e até agora nem notícias de encomendas deste kkkk "CONCORCIO VIA SL" acho que o"CONSÓRCIO VIA SL" vai achar de adquirir ônibus só quando os mesmos completarem 12 anos aff ainda bem que a 1001 saiu do meu bairro 👏👏👏👏👏 e vêio o melhor consócio o Consórcio Central.

    ResponderExcluir
  2. Sportbus me tira uma dúvida a Primor é um consórcio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa a definição de consórcio jogador...

      Excluir
    2. Primor é uma empresa que ganhou para si um lote, consórcio é quando empresas se "unem" para explorar determinado serviço. Na minha opinião o mesmo ocorre no Via SL, onde se diz que é um consórcio pelo fato de ser Rei de França e São Miguel se não me engano, mas que todo mundo sabe que na verdade não é bem um consórcio, já que são empresas do mesmo grupo, o Duarte, que assim como a Primor, ganhou um lote inteiro para si. Consórcio mesmo é o Central (Taguatur e Ratrans) e o bolo de empresas do Upaon-Açú, onde por sinal no máximo a metade presta um serviço minamente decente.

      Excluir