Relembrando os velhos tempos: Articulado de teste da Volvo

Em 2002, um projeto para um novo sistema de transporte da capital era desenvolvido pela Prefeitura junto à SEMTUR (atual SMTT), esse projeto englobava o conhecido sistema tronco-alimentado que já pode ser visto em várias cidades do país, inclusive na vizinha Teresina, que aos poucos está adotando esse método.
Com o sistema tronco-alimentado, o número de linhas para o Centro da capital maranhense seriam menores, já que a maioria das linhas que possuem esse destino só iriam até os terminais de integração, as conhecidas alimentadoras, que na época estavam sendo construídos. E para as linhas troncais, seriam adquiridos ônibus articulados, reduzindo ainda mais a frota com destino ao Centro mas também carregando um número maior de pessoas.
E foi nessa época que a SEMTUR junto a Volvo, testaram na capital maranhense um veículo do tipo articulado, o ônibus que pertencia a empresa Vitória Régia era do modelo Torino GV Long Size da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B10M Articulado, possuindo motor central, ar condicionado e possuindo 6 portas sendo 3 de cada lado. Pena que não foi um sistema que deu continuidade, tomando outro rumo em 2003, pois caso esse sistema estivesse em vigor até hoje, a situação do sistema poderia está melhor, com menos linhas passando no mesmo local e mais fluidez ao trânsito. Você pode conferir mais sobre esse assunto na série "Como seria", onde mostramos como deveriam ser as linhas no projeto tronco-alimentado.

Fonte: SportbuS Maranhão

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6 Comentários

  1. Boa matéria, o layout do site tá show, parabéns👏👏👏👏

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  2. Boa matéria, não sabia que tinham testado esse sistema antes e com articulados, já estavam pensando no crescimento da cidade, agora justifica o plano de criação de terminais mais de bairros e a decentralização pra os padrões atuais com cinco inaugurados, boa matéria. Bom layout do site bem mais moderno, boa mudança.

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  3. Lembro bem, foi logo quando reinauguraram a Av. São Luis Rei de França.

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