Linhas extintas: 801 Cohab / Anil

Em mais uma série Linhas extintas, estaremos mostrando hoje um pouco sobre a linha 801 Cohab / Anil, uma linha antiga que durou até o início de operação do Terminal Cohab / Cohatrac, confira conosco.
A linha inicialmente era operada pela empresa 1001 Expresso com início em meados da década de 80. Com dados da SMTT, na última ordem de serviço gerada da linha, a mesma contava com 1 ônibus nos dias úteis e sábados iniciando a primeira viagem às 06:50 e a última às 21:30, não havendo operação aos domingos.

Com o início do Terminal Cohab, a linha ainda chegou a receber ônibus na cor verde que fazia referência a bacia mas não foi integrada ao Terminal sendo operada pela 1001 Expresso e Maranhense e extinta semanas depois com a união da linha junto aos Circulares que teve aumento de frota na época. Confira abaixo como era o itinerário da 801.

IDA: Av. 11, Rua C, Rua B, Av. 13, Av. 04, Av. 05, Av. Jerônimo de Albuquerque Estrada de Ribamar, Rua Frei Hermenegildo, Av. Casemiro Júnior, Av. João Pessoa, Av. Getúlio Vargas, Rua Osvaldo Cruz, Travessa do Galpão, Av. Silva Maia (O), Rua Rio Branco, Rua Barão de Itapary, Av. Beira Mar, Av. Senador Vitorino Freire, Terminal Praia Grande.
VOLTA: Av. Senador Vitorino Freire, Fonte do Bispo (A), Rua das Cajazeiras, Av. Sen. João Pedro, Av. Getúlio Vargas, Av. João Pessoa, Av. Edson Brandão, Av. Casemiro Júnior, Rua Frei Hermenegildo, Estrada de Ribamar, Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. 11, Av. 04, Av, 13, Rua B, Rua C, Av. 11.

Uma curiosidade é que de início, a linha tinha seu itinerário pela Rua do Passeio, havendo um itinerário diferente dentro do bairro. Em 2001, a linha passa a ser integrada ao Terminal Praia Grande e com a inauguração do Terminal Cohab, tem um último itinerário, que é o mostrado acima.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

5 Comentários

  1. qual foi o ano da extinção dessa linha?

    ResponderExcluir
  2. 2005 a linha já havia sido extinta. Nessa época a 1001 Expresso tinha “destacado” dois carros do Circular 01 e fez um ponto final no Planalto Anil I, logo depois do CSU da Cohab.
    A linha Cohab Anil, não teve só essas alterações na linha. Ela é remanescente da linha Popular Aurora (bastante popular na Cohab) na década de 1970, e o traçado original da linha era pela Rua Nova Aurora, seguindo pela Rua Frei Hermenegildo e a parada dele na Praça Deodoro, ficava ao lado do Liceu Maranhense e seguia pelo Parque do Bom Menino, seguindo pelo Canto Fabril.
    Em meados da década de 90 (acredito que por volta de 1996/97) a linha teve seu intinerário alterado e passou a circular pelo Cruzeiro do Anil, devido a sobreposição da linha 712 - Primavera que antigamente seguia pela São Luís Rei de França e vinha pela Cohab em direção ao Anil. Com a retirada da 712 vindo pela Cohab a linha foi novamente alterada e passou a circular pela Aurora e pelo Terminal da Praia Grande. Esse intinerário via Rua do Passeio, foi inexistente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consta em ordem de serviço junto a SMTT o itinerário da linha via Rua do Passeio.

      Excluir