Linhas do sistema: A555 Recanto dos Vinhais

Dando continuidade a série "Linhas do sistema", iremos retratar um pouco sobre a linha A555 Recanto dos Vinhais / Terminal Cohama, contando um pouco de sua história e trajetória até hoje.
Mas antes de iniciar, iremos explicar de onde veio esse termo Vinhais. Para quem não conhece a região do Vinhais Velho na época de 1615 era uma aldeia indígena, conhecida como Aldeia de Eussauap, mas devido a presença dos missionários jesuítas na época, o local sofreu alterações no nome até chegar em Vila dos Vinhais, onde o nome homenageia uma região dos vinhedos de Portugal, deixando de ser um local lembrado pelas tradições indígenas e passando a ser lembrado pelas tradições portuguesas.

Já em posse de Portugal, a região ainda chegou a ser considerada uma freguesia onde ficou conhecida como Freguesia do Vinhais e Freguesia de São João Batista dos Vinhais, a ponto de ter sido um dos Distritos da Província. Depois perdeu essa característica e ganhou o nome de Vila dos Vinhais e o local foi sofrendo outras alterações até chegar em Vinhais Velho que foi o primeiro bairro a surgir na região e que posteriormente deu origem a outros 12 bairros e um deles está o Recanto dos Vinhais que possui atendimento desde a década de 70 pela empresa Viama e após o seu fechamento, a linha ficou em posse da Viação Primor na década de 80.
Mediante dados da SMTT, a primeira ordem de serviço da linha existente é datada de 1995, 2 anos depois das radicais mudanças que foram realizadas no transporte, na qual a linha ganhou o código 505 pertencendo a área 5 que compreende os bairros da Cohama, Vinhais e Bequimão. Na época a linha era operada com 6 ônibus em dias úteis, 3 aos sábados e 2 aos domingos e feriados, possuindo um itinerário que saía do bairro, seguia pelo Ipase, Alemanha, Monte Castelo e Deodoro, descendo pela Rua do Passeio.
Em 17 de Maio de 2006 uma nova ordem de serviço é lançada, a linha nessa data torna-se alimentadora com a criação do Terminal Cohama e passa a ter o código A555. Em 2016, a linha foi encaixada no lote 4 na licitação que ocorreu e continuou em posse da Viação Primor, hoje sendo operada com 3 ônibus em dias úteis, 3 aos sábados (2 de horário e 1 de movimento) e 1 aos domingos e feriados, possuindo uma extensão de 9,1 km. Abaixo você confere o quadro de horários vigente da linha e o seu itinerário atual.
IDA: Rua 05, Rua 01, Estrada Nova do Vinhais, Rua Grande, Rua Antiga, Estrada Velha do Vinhais, Rua Plutão, Av. Antares, Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Daniel de La Touche, Terminal Cohama 2C.
VOLTA: Av. Jerônimo de Albuquerque, Curva do 90, Av. Antares, Rua Plutão, Estrada Velha do Vinhais, Rua Antiga, Rua Grande, Estrada Nova do Vinhais, Rua 08, Rua 05.

Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT / Heloísa Reis

Postar um comentário

3 Comentários