Está previsto para entrar em vigor a partir das 0 horas de sábado (26), as novas tarifas do sistema de transporte da capital maranhense, o reajuste foi concedido pela prefeitura de São Luís através da SMTT.
Com o reajuste, as linhas integradas no valor de R$ 3,10 passam a custar R$ 3,40, já as linhas não integradas (níveis 1 e 2) passam de R$ 2,70 para R$ 2,95. As recargas realizadas até amanhã nos cartões estudantis e vale transporte não terão desconto do novo valor até o dia 26/02/2019.
Já no sistema semiurbano, as linhas integradas deverão também já cobrar o novo valor tarifário de R$ 3,40.
Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT
55 Comentários
Tudo por causa desse consórcio que não era nem pra existir "VSL"
ResponderExcluirNegativo. A revisão tarifária está prevista np contrato das venceduraa da licitação é anual
ExcluirSó acelerou mas as mesmas estão escorando nessa regra que a licitação tem e dá essa "brecha".
Excluira tarifa da ilha ainda é uma das mais baixas do Brasil
ResponderExcluirE é uma das que têm menas qualidade também.
ExcluirPela qualidade prestada está em mesmo nível, errado se fosse alta e com serviço atual, mesmo urbano porque nem todas estão cumprindo seus compromisso e algumas fazendo de conta compram dois novos pra "maquear" e restante não renova com uma frota insuficiente e ruim de qualidade e conservação.
ExcluirEngraçado: eles não pagam os funcionários e ainda sobem o preço da passagem? Só no Brasil mesmo, tínhamos que fazer tipo na França que o presidente subiu os impostos, o povo fez malhor quebra- quebra ele teve que baixar os impostos ainda aumentou o salário mínimo deles. Agora aqui quando fazem protesto a "PM" chega todo mundo sai logo correndo, aí na dá!
ResponderExcluirMeu querido não é no Brasil todo mais sim só aqui em São Luís a passagem aumenta e aumenta e nada de qualidade nos transportes,veja lá em São Paulo como é o transporte público de lá e compare com o daqui.
ExcluirQuem dera o povo brasileiro fosse como o francês, os franceses tem um histórico de mobilização em prol de seus interesses, isso é uma das heranças da Revolução Francesa de séculos atrás, característica de um povo crítico e mobilizado. Aqui nos acostumamos a sermos submissos,acomodados, aceitar o que nos impoem e festejar o carnaval, aqui quem ousa protestar, além de levar cacete da polícia, ainda taxado de vagabundo por boa parte da população.
ExcluirFalou tudo! Isso mesmo.
ExcluirAté hoje espero esses ônibus com Wi-Fi que holandinha prometeu e não cumpriu e a passagem não pra de aumentar aí eu pergunto cadê a qualidade dos ônibus?Depois de 10 anos de circulação depois que o ônibus tá caindo os pedaços que eles vão achar de comprar ônibus,quando a população toda de SLZ souber pode ter certeza que vai ter quebra-quebra.
ResponderExcluirE outra esses ônibus são as versões mais básicas..
ResponderExcluirisso é verdade mais tem alguns com suspensão a ar
ExcluirGrupo Duarte alcançou o objetivo com sucesso. Nem precisou ter greve geral da categoria para as empresas e essa administração cara de pau sabarem na nossa cara.
ResponderExcluirkkkkk verdade jogada de mestre!
ExcluirMas todos sabem que o objetivo é esse. A empresa provoca a insatisfação dos funcionários para culminar no aumento de passagem. Este grupo não está em crise.
ResponderExcluirÓtimo agora é só esperar pra as empresas começarem a desativar mais linhas alegando "baixa demanda".
ResponderExcluirAs empresas que oferecem um pouco de qualidade para os seus usuários: Primor e Ratrans, aí eu me pergunto pq não deixam só essas duas empresas na capital e tiram os lixos que chamam de empresas.
ResponderExcluirQuando uma licitação é realizada, as emoresas con melhores propostas são as que vencem, o fiel da balança está no pós-licitação, que é quando a gente sabe se as empresas realmente cumprem o que o edital exige no certame, o que não acontece com a maioria das prstadoras do serviço por aqui, é aqui que deveria entrar a Prefeitura com a fiscalização, para punir ou cassar a concessão do lote de determinado consórcio. Mas como já podemos constatar isso não vai acontecer, porque a administração pública é inerte nesses casos e só age em prol das empresas.
ExcluirGENTE TIREM ESSE CARA DAI " DAVI MEIRELES " TA GANHANDO QUANTO PRA DIZER QUE RATRANS OFERECE UM SERVIÇO DE QUALIDADE E AINDA MAIS, COMPARAR COM PRIMOR< CÊ É LOUCO VEIO, RATRANS É UMA DAS PIORES EMPRESAS DE SAO LUIS E AGRADEÇA A GILSON GONCALVES ´PROPIETARIO PELO AUMENTO DA PASSAGEM POIS ELE ESTA ROUBANDO IMPERATRIZ COM PASSAGENS ABSURDAS E AGORA ESTA METENDO A MAO NO BOLSO DA POPULAÇÃO DE SAO LUIS, INCLUSIVE O SALARIO DOS FUNCIONARIOS DELE SO VIVEM ATRASADOS E AINDA ROUBA AS HORAS EXTRAS DOS FUNCIONARIOS, TE CONVIDO A FAZER UMA PESQUISA, REALIZE UMA ENQUETE COM OS FUNCIONARIOS DA EMPRESA VEJA SE ALGUM IRA DIZER QUE ESTA SATISFEITO COM A EMPRESA .
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNão é só eu que acho a Ratrans uma das melhores empresas de São Luís, pelo visto vc não sabe viver em sociedade procure respeitar a opinião dos outros a primor só adquire um modelos que é o Caio apache vip e sem contar que os funcionarios da primor são bem mau educados.
ExcluirDavi eu acho que você esta 80% certo, apenas nao generalize o fato dos funcionarios serem mais educados... porem o amigo que lhe atacou a Ratrans(SÃO LUÍS) é depois do grupo Carvalho (PRIMOR/MARANHENSE) uma das melhores empresas da capital, não temos nada haver com Imperatriz, lamento pela cidade mais como a materia é daquí da ilha temos que saber respeitar as opniões alheias, se vc nao gosta problema não é nosso!!!
Excluiré absurdo, cadê os estudantes pra quebrar tudo?
ResponderExcluirTão de férias kkk
ExcluirKkkkkk
Excluirtu acha que quebrar resolve
ExcluirResolver talvez não resolva mais a populacao tem que mostrar que ela não é besta
ExcluirKkkk se estudando for quebrar carro em protesto bão botar a polícia atrás pra bater e prender todos e ainda os empresários vão alegar que estão sendo prejudicados e que não tem carros porque quebraram os poucos que tem, mais desculpa que usarão pra o aumento ser baixo.
ExcluirAlias quebrar não é mrlhor, deveriam abrir uma investigação nesse SET que é uma quadrilha e ver tudo, intervenção neles porque tá muito obscuro, licitação, aumento de passagens e um serviço ruim exceto poucas a maioria carros mau conservados e quebrados pra não falar velhos e sem contar salários atrasados de funcionarios e greves, tem coisa errada nisso pra andar tão mau assim.
Infelizmente esse aumento de passagem é previsto na licitação pena que a qualidade do serviço deixa a desejar e muito pq não e só colocar ônibus novo nas ruas mais prestar um serviço com mais eficiência e qualidade coisa que esta longe de acontecer.
ResponderExcluirNa verdade todo o consorcio das empresas de são luis é um verdadeiro CARTEL, o consorcio são cristovão que o diga oferecem um pessimo serviço onibus sujos funcionarios mal educados onibus sucateados e por ai vai, as empresas, PATROL " PELÉ " AUTOVIARIA MATOS, NAO TEM SE QUER ESTRUturas de GARAGEM é o tipo empresa FUNDO DE QUINTAL como pode EMPRESAS COMO ESSAS PATROL SAO BENEDITO AUTOVIARIA MATOS VENCEREM a licitação ? A empresa patrol o DONO DA EMPRESA É UM DESEQUILIBRADO LOUCO, A SAO BENEDITO UMA EMPRESA FALIDA MUITO ANTES DA LICITAÇÃO A AUTOVIARIA MATOS NUNCA TEVE NUNCA TERA ORGANIZAÇÃO, PREFEITOS GOVERNADOR E EMPRESARIOS UMA MARFIA SÓ E A POPULAÇAO IDIOTA QUE ACEITA ESSE VERDADEIRA MARFIA E CARTEL
ResponderExcluiramigo não faz isso não e muita covardia agente cobrar so das empresas o consórcio upaon açu que roda dentro do buraco sera que e fácil para as empresas manter onibus limpos com boa aparência onibus articulados rodando vazio por causa dessa tarifa baixa com óleo diesel com preço lá em cima. arla carissimo que e obrigatório sem fala nos carros com ar-condicionado. que almenta o consumo mais garageiro insulmos tipo pneu .serviços prestados. agua luz imposto e outros e tem mais graças a Deus não perdemos a matos a sāo Benedito que sāo empresas genuinamente ludovicence então amigo pensa nesses comentários pensa na parte compricada de cada um.
Excluiramigo, pelo visto voce nao conhece muito bem afundo das empresas de trnasporte da capital, ar condicionado nao aumenta consumo, arla as empresas nao utilizam pois elas amarram a boia do reservatorio para o gereciamento do motor funcionar sem arla, pneu? kkkk cara presta bem atenção para os pneus dos onibus tipo a matos patrol, sao benedito, fui mecanico na patrol o doido do ALAM nao lava os carros durante a semana rara as vezes no sabado, a manutenção dos carros só voce vendo as BARBARIDADES DE GAMBIARRAS, antes de defender VIVENCIE POR DENTRO DAS GARAGENS QUE VOCE VERÁ A VERDADEIRA REALIDADE . FUI MECANICO NA PATROL, MATOS, SAO BENEDITO, VIPER Hoje quero distancia de empresa de onibus POIS NA HORA QUE DER UMA MERDA GRANDE TIPO DEFEITO MECANICO VAO SOCAR NO RABO DOS MECANICOS
ExcluirO Grupo Duarte aqui em São Luís está fazendo aquisição de 40 veículos. Dinheiro para pagar os funcionários não tem...AFF!!!
ResponderExcluirKkkk comprar carro e não pagam funcionários kkkkk como vão pagar esses novos??? Nem os que ela comprou devem está quitadis, diz que está faltando dinheiro pra pagar o básico imagina carros, o banco vai tomar tudo, acho que nem os 92 megaplus estão pagos.
Excluireles são obrigados a comprar ou perdem a concessão este ano tem uns 40 carros ou mais fazendo 10 anos.
ExcluirA empresa tem 67 ônibus de 2009 que vão vencer a idade neste ano, os Mascarellos e Torinos alongados. Vão ter que se virar
ExcluirQual afonte dessa informaçao sobre o grupo duarte?internet?
ResponderExcluirAumentou novamente já era esperado tudo que queriam e mesmo assim logo começa a choradeira novamenta das empresas e as que devem vão continuar devendo duvido que vão pagar, porque aqui em são luís nem licitação resolve a bagunça porque tem empresa que fica assim e faz nada. Não dou um ano vai começar a choradeira de novo e novamente, a mesma coisa e vão querer aumentar novamente, lamentável porque organização e serviço de algumas é zero.
ResponderExcluirObservando os comentários daí de cima eu gostaria de explicar o seguinte e o Sportbus Maranhão que me corrija se eu estiver equivocado... Enfim, a tarifa poderia ser mais barata? Talves, mas observem hoje o custo de manutenção de um veículo, a malha viária da nossa capital, a forma que o usuario trata o veículo e a necessidade recorrente de renovação de frota, tudo isso e um custo, porem o mais caro deles e o de manutenção, pois convivermos diariamente com a buraqueira na cidade, esse período de chuva piora as nossas vias, diariamente eu tenho certeza que quando os ônibus retornam as garagens sao registrados rabiscos, cadeiras quebradas e outros problemas, além dos danos causados na carroceria pelos buracos... Vocês podem contestar o seguinte "a mais culpa e da prefeitura e nao da gente", sim a culpa realmente é da prefeitura, mas se retirarem o atendimento de uma determinada rua em um determinado bairro devido as condições de tráfego obviamente os moradores irao na SMTT, fazem protesto e tudo mais... Então tipo a questão de tarifa do transporte nao envolve só a empresa, envolve todos aqueles que usam, quem utiliza ônibus diariamente pra se deslocar de casa pro trabalho ou escolas e faculdades que pega o mesmo sem riscar ou quebrar cadeiras tem o direito de reclamar sim... Enfim observem de modo geral a forma que voces e outros usuáros utilizam o nosso sistema de transporte e em seguida respondam a seguinte pergunta: se você fosse empresário de alguma dessas empresas e você recebesse seu veículo todo rabiscado de caneta, com várias avarias internas e externas, você gastaria pra prestar um serviço de qualidade visando que o problema nao seria somente a manutenção e sim a forma que utilizam o mesmo?
ResponderExcluirAmigo, joão, mesmo com rabsicos ou sem rabiscos buracos e sem buracos as empresas citadas acima irão prestar serviços péssimos vejam a autoviaria matos pinta o layout numeros com PINCEL dai você tira o ministério publico ja era pra ter intervido nesses dois consórcio, veja a VIAÇÃO PRIMOR\MARANHENSE operam nas mesmas condições de vias buracos lama mais tem onibus bem mais conservados, SABE QUAL É O SEGREDO "SE CHAMA GESTÃO "
ExcluirProblema todo dessa licitação não é o reajuste, mas a fiscalização. Um governo sério já teria intervido em terceirizadas do consórcio upaon Açu e no consórcio via SL.
ResponderExcluirOutro ponto é a unificação das tarifas que a prefeitura insiste em não fazer. As linhas mesmo não entrando no terminal de integração seriam todas integradas por meio do bilhete único e os empresários teriam mais renda. Enfim, seria benéfico para toda a população e incentivaria a população a adotar o cartão no lugar do dinheiro.
O problema amigo que a própria população não aceita que unifique de uma vez as linhas pois pesa no bolso se já reclamam quando aumenta imagina unificar de uma vez as passagens tem que ser feito gradativamente onde alguns lugares já está acontecendo na minha área já está acontecendo.
ExcluirQue área seria essa?
ExcluirQual bairro que vc mora Antônio?
ResponderExcluirDiabo de licitação é essa, porra não quer paga os funcionários só sair e da vaga pra outras empresas esse via sl foi uma injustiça nessa licitação
ResponderExcluirDaqui a pouco as linhas centrais vão ser tudo integrado vc pode ver o que vai pesar o nosso bolso.
ExcluirFernando Azevedo como assim?Sério isso?
ExcluirIsso será mais que caminho inevitável, logo terá só uma tarifa e integrada, todos os ônibus passando por integração e podem fazer isso, elas tem a concessão e como não há controle e fazem o que querem e são quase nada cobradas podem fazer isso, quem vai impedir?
ExcluirEu só tou dando minha suposição entendeu?
ResponderExcluirTendi
ExcluirGente não percam seu tempo com essas discucoes infundadas, quem ditas regras são os empresários do transporte coletivo, se prefeitura funcionasse os ônibus era da prefeitura
ResponderExcluirComo fica a tarifa das linhas da MOB "Expresso Metropolitano" ?
ResponderExcluir3,70
ExcluirFicou em 3,60.
Excluir