segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Novidades nos dois sistemas da capital

Hoje iniciou as operações de mais 4 veículos da empresa Maranhense já com a padronização do Sistema Metropolitano, os veículos são do modelo Apache Vip IV da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
Os veículos de prefixos 39-049 e 39-053 encontram-se na linha T085 Jardim das Margaridas / Cohatrac / Deodoro e os veículos de prefixos 37-523 e 37-524 na linha T980 Maiobão / São Francisco. Vale ressaltar os veículos de código 37 no sistema pertencem à Viação Primor mas a operação é realizada pela Maranhense.
Com isso, 4 ônibus do modelo Apache Vip II são desativados, sendo 2 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418 (39-049 e 39-053) e 2 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M (37-523 e 37-524).
Hoje deu início a extensão da linha A695 São Raimundo / Socorrão II via Terminal São Cristóvão, a linha havia sido suspensa no último sábado (05) e hoje já encontra-se regularizada pela SMTT e em operação, você confere mais detalhes dessa linha e itinerário clicando aqui.
Dois ônibus climatizados já encontram-se em operação na linha São Luís x Rosário, operada pela empresa Cisne Branco, os veículos possuem os prefixos 9080 e 9100 e são do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M.
Fonte: SportbuS Maranhão

21 comentários:

  1. Essa Extensão so vai atrasar a chegada dos passageiros no são Raimundo, bem desnecessaria..

    ResponderExcluir
  2. Não disse que iriam privilegiar a linha do maiobão, esses carros com o número 523 e 524 circulavam na cafeteira, então nada msis justo que tinham que ir pra lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo é assim mesmo em toda cidade eles sempre dão prioridade pra alguns bairros e esqueci de outros.

      Excluir
    2. Pensem comigo. Se você compra um carro novo, você vai querer rodar com seu carro novo numa via esburacada ou numa via melhorzinha? Ou seja, vai querer gastar seu lindo dinheirinho com manutenção ou vai querer economizar?

      Excluir
    3. Aqui não se fala de carro particular, fala-se de ônibus de empresas que prestam um serviço público, portanto o público merece ser tratado com igualdade, certos bairros não devem ser privilegiados em detrimento de outros. Se for por essa lógica a maioria dos bairros da ilha merecem ter ônibus sucateados.

      Excluir
    4. Vale sim, essa analogia. Uma empresa privada sempre vai querer reduzir seus custos e maximizar o lucro. Quanto menos custo, mas receita/dinheiro em caixa. O serviço é publico, mas a empresa é privada. Ou seja... LUCRO em primeiro lugar.

      Excluir
    5. Remanejamento sempre existiu e aí está mais uma prova. Primor e Taguatur sempre fizeram isso, não sei o porquê dessa revolta. Tudo é questão técnica, esses busolinos regionalistas acham que busologia é só o ônibus e pronto, existe todo um mecanismo por trás.

      Excluir
    6. Eu particularmente não me considero busólogo, não visito empresas, não tiro fotos, nem estudo a respeito. Creio que o blog vai além da busologia, até aprendo umas paradas aqui, mas me indentificar como busólogo não, visito blog porque me interesso pela questão do transporte público e acho as matérias interessantes. E se o cidadão acha que uma empresa privada que presta um serviço público não o faz da maneira correta tem mais é que criticar mesmo, já que o poder público nada faz, é obrigação da empresa prestar um serviço de qualidade para todos antes de pensar em lucro, caso contrário que não se preste ao serviço e procure o ramo do fretamento.

      Excluir
  3. Opa T085, vou procurar esses onibôn por aqui pelo Cohatrac haha...

    ResponderExcluir
  4. Carros que fazem a linha pros outros 3 municípios da ilha ficam bem mais legais, chamativos e adequados com a padronização do sistema urbano (eu acho)

    ResponderExcluir
  5. Sportbus, como as linhas A952 e A953 tao fazendo seis trajetos até o Terminal do São Cristóvão depois do fechamento dos retornos na Esttada de Ribamar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os veículos estão indo até a Forquilha para pode seguirem viagem normal.

      Excluir
  6. Não consigo entender o que a Primor/ Maranhense faz com seus veículos. Não posso negar que é uma ótima empresa e uma das que mais investe no Urbano e Semi Urbano. Mas, quase sempre o 37-524 rodou na região do Paranã/Cafeteira e agora foi colocado para rodar na linha do Maiobão. A mesma coisa fizeram com o 39-013 de matérias anteriores que rodava na linha Iguaiba e até algumas vezes na La Belle Park se não me engano, e agora foi colocado na linha Ribamar.

    SE PAGAMOS A MESMA PASSAGEM, TEMOS OS MESMOS DIREITOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama remanejamento de frota. Carro nenhum foi feito para criar raiz em alguma linha.

      Excluir
    2. Isso aí,sua última frase deu embasamento perfeito a toda sua colocação.

      Excluir
  7. Os melhores ônibus vão para as melhores linhas, quanto maior a renda, melhores carros ela vai ter, só você comparar a renda das linhas T060 e T067 com a T070 e T065 e ver qual linha possui os melhores carros, não existe esse negócio de preconceito, todo remanejamento é técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre é técnico, aqui no Itaqui-Bacanga por exemplo tem linhas bem rentáveis com veículos que andam abarrotados de gente, mas o que a empresa fez após a licitação. Priorizou suas "novas areas"(Parque Timbira, Rodoviária São Francisco, Coroadinho, etc) colocando quase sempre veículos mais novos nelas, para passar boa impressão, e deixou quase toda (senão toda) sua sucata no Itaqui-Bacanga. Até temos bastante veículos novos, mas todos as latas velhas circulam por aqui, não lembro de ter visto um desses ônibus que se arrastam pelos novos redutos da empresa.

      Excluir
  8. Em minha humilde opnião eu acho que a Primor/Maranhese não fez nada de errado ela apenas colocou um veiculo novo no Maiobão, logo ela vai tirar um mais novo que o aposentado e realocar na Cafeteira/Paranã, é claro que o sistema deve ser igual para todos, mais o que aconteceu foi um processo tecnico de remanejo, como o colega falou ali "Carro nenhum foi feito para criar raíz em alguma linha"

    ResponderExcluir
  9. E Arthur não adianta a Taguatur é uma droga mesmo no parque timbiras, rodoviária e etc... aqueles carros dela nao passam de 2020, é só comparar os Vip 4 de 2015.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,concordo com o joady sousa em partes, claro que carro nenhum cria raiz em linha, mas a linha do maiobão sempre foi privilegiada e as outras só circulam as sucatas, antes eu concordava porque as vias não prestavam, mas agora estão todas asfaltadas até o cidade verde, não fou atoa que a mob criou o sistema metropolitano e financiou 10 carros com ar para a linha cidade verde e deu a concessão da mesma para a transpremium. A primor/maranhense deveria pelo menos colocar 2 carros em cada linha,mas nem tudo está perdido, agora que estão circulando 5 carros ainda faltam mais 15,espero que ela coloque pelo menos 1 carro na linha fa cafeteira/paranã

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o wesley as linhas T-070 e T-065 são as que tem melhor lucro assim elas tbm tem os melhores carros

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão