quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Caio Induscar na onda dos ônibus elétricos

Alinhada ao conceito de eletromobilidade, a Caio Induscar tem como premissa a busca constante pela inovação, com foco em oferecer ao mercado produtos que aliam eficiência operacional à redução de impactos ao ambiente e, consequentemente, à sociedade.
A demanda por veículos que possuem esses atributos, vem crescendo no Brasil, por isso a Caio possui sinergia com empresas do setor que estão desenvolvendo novas tecnologias relacionadas ao transporte coletivo de passageiros, com propulsão elétrica.

As cidades de Uberlândia - MG e Cuiabá - MT, estarão em breve com ônibus da marca Caio em circulação, encarroçados sobre chassis BYD D9W, 100% elétricos e em Volta Redonda - RJ, uma unidade do veículo já encontra-se em operação na cidade. No total, são doze unidades do modelo Millennium IV, produzidas somente no segundo semestre, sendo 1 unidade para Volta Redonda, 8 unidades para Uberlândia e 3 para Cuiabá.

A cidade de Volta Redonda, possui um projeto que transporta passageiros aos principais centros comerciais. Um Millennium IV elétrico iniciou a implantação do projeto, em caráter experimental, em outubro de 2017. No mês de julho de 2018, o projeto entrou em fase definitiva e os ônibus Caio farão parte das operações.
Em Uberlândia, uma fazenda de painéis fotovoltaicos está em construção, para reabastecer os coletivos e também contribuir com a produção de energia para a rede elétrica da cidade.
Já Cuiabá, por meio de sua Prefeitura Municipal, realizou um estudo para entender as necessidades dos mais de 69 milhões de passageiros do transporte coletivo, que circulam anualmente pela cidade, a qual comemora 300 anos em 2018. A incorporação de ônibus elétricos ao transporte coletivo, faz parte desse estudo.
Sobre o Millennium 

O modelo Millennium versão elétrica, encarroçado sobre chassis BYD D9W, possui baterias com autonomia de 250 km por recarga e suspensão pneumática integral, que propicia conforto aos ocupantes do veículo. O sistema de rebaixamento bilateral (ECAS), possibilita o ajoelhamento da suspensão, resultando em mais conforto e segurança no acesso ao ônibus.

Os ônibus possuem itens de tecnologia embarcada como tomadas USB, para recarga de equipamentos como smartphones e tablets, poltronas ergonômicas para os passageiros, itinerários eletrônicos em LED e preparação para itens de gerenciamento de frota. 

Busca por inovação é preocupação perene da marca, inclusive em eletromobilidade 

A Caio também mantém longeva parceria com a Eletra em projetos de eletromobilidade, voltados à evolução do transporte urbano por meio de tração elétrica: trólebus (rede aérea); híbrido (motor gerador e baterias); E-Bus elétrico puro (baterias), além do Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido +elétrico puro. 

O modelo utilizado em todos os projetos foi o urbano Millennium, nas versões padrão, BRT, BRT articulado e superarticulado. Para 2019, a expectativa é que seja apresentado o resultado de um novo projeto, fruto da sólida parceria entre as empresas.

A Caio Induscar está sempre na vanguarda, para trazer ao cotidiano, ideias que irão beneficiar a mobilidade no presente e no futuro.

Fonte: Caio Induscar / SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão