sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Para onde foram? Maranhense 8201

Na década de 90, a TCM - Transporte Coletivo Maranhense realizava constantes renovações de sua frota, retirando os veículos mais antigos de circulação e trazendo grandes melhorias para o sistema principalmente na região do Cohatrac e Ribamar.
Em 1992, a empresa fez uma aquisição de algumas unidades do modelo Urbanus da fabricante Busscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1318 e um veículo dessa compra na época recebeu o prefixo 8201, já que foi um ano antes da reformulação de todo o sistema de transporte.
Infelizmente, não conseguimos identificar o prefixo já com o código 38 mas, até meados de 2001 ainda era possível encontrar alguns ônibus do modelo em operação, já que na época a empresa já fazia a compra de novos ônibus para substituí-los.
Os ônibus aos poucos foram sendo vendidos e o 8201 após consulta em um aplicativo, tem seu último registro na cidade de Itapecuru Mirim. O mesmo veículo que passou anos longe da capital, foi encontrado por colaboradores nossos na região do São Cristóvão, o mesmo ainda possui traços da pintura da Maranhense, inclusive ainda ostenta o seu antigo prefixo na parte interna.
Uma curiosidade da empresa Maranhense era o modo como seus ônibus recebiam seus prefixos, temos como exemplo o ônibus nas imagens acima, o primeiro número que é o 8 fazia menção a encarroçadora que no caso era Busscar, o segundo número ao ano do veículo que era 1992 e os dois últimos números era o número de ordem do ônibus, no caso 01, uma curiosidade que em breve será matéria aqui em nosso site.
Fonte: SportbuS Maranhão

5 comentários:

  1. Se forem na br-402 tem algumas relíquias por la vao ver um carro da esplendor marcopolo torino 2007la mais a frente um da Gonçalves nao sei se eh ou o ex-26005 ou o 26017 busscar urbanuss motor Mercedes-Benz of-1417 e na cidade de Barreirinhas vao ver os seguintes carros os da rio negro são três 62014 busscar urbanus Volkswagen 17-210 que tbm pertenceu a requinte como 20-920 o 62020 onde detem ainda o prefixo 27-007 marcopolo viale três portas mbb of 1721 e o 62022 totalmente descaracterizado pintado de amarelo marcopolo viale duas portas que esses dois últimos eram da Gonçalves tem um outro busscar urbanus com a pintura original da Gonçalves me pareceu o ex-26078 onde a ultima porta era espaçosa dois carros da Araujo transportes marcopolo senior midi duas portas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da informação a respeito da lógica dos prefixos,sempre tive curiosidade pra saber como eles escolhiam a sequência numérica,muito obrigado.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão