terça-feira, 12 de junho de 2018

Linhas extintas: 101 Lira / Belira

Considerada uma das linhas mais antigas da Ilha e também, a primeira linha da área 1 (área central), a linha Lira / Belira ainda é relembrada pelos busólogos e entusiastas mais antigos da cidade, linha que era operada pela empresa São Luís.
Em 1993, com a reestruturação do sistema de transporte da capital, a linha recebeu o prefixo 101 mas, ela já vem desde antes, em meados da década de 70/80. sempre operada com um veículo somente nos dias úteis.

Os horários da linha consistiam um espaço de 20 minutos entre uma viagem e outra, saindo com a primeira às 06:20 e última às 21:20. Já em 1999, quando houve um enfraquecimento da mesma, a linha já tinha um espaço de 40 minutos entre as viagens com a primeira às 06:20 e última às 21:30, sendo desativada no início dos anos 2000 com o encerramento das operações da empresa.

O itinerário da linha era configurado da seguinte forma:

IDA: Praça São Roque, Rua Oliveira Lima, Rua Euclides da Cunha, Rua do Norte, Rua das Cajazeiras, Av. Alexandre de Moura, Travessa do Galpão, Av. Gomes de Castro (L), Rua Rio Branco, Rua Barão de Itapary, Av. Beira Mar, Fonte do Bispo (A).
VOLTA: Rua das Cajazeiras, Rua do Passeio, Av. Santos Dumont, Rua João Evangelista, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Ribamar Pinheiro, Rua do Gavião, Rua do Norte, Rua do Passeio, Rua Euclides da Cunha, Rua Oliveira Lima, Praça São Roque.

Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT

4 comentários:

  1. A DOIS IRMAOS TAMBEM RODOU LA COM UM CIFERAL PADRON ALVORADA ZERADO

    ResponderExcluir
  2. Lembro de uma linha Executiva semelhante também denominada Lira/Belira que circulou até o final da década de 2000

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão