quarta-feira, 25 de abril de 2018

Conhecendo os bairros: Ipase

O Ipase é um dos principais bairros de São Luís, no quesito mobilidade. O local, localizado entre a Alemanha e Maranhão Novo, conta com um dos mais importantes corredores da cidade, fazendo ligações mais rápidas com a Cohama, Vinhais, Angelim, Alemanha, Caratatiua, Monte Castelo ou mesmo com a Rodoviária.
Originalmente o bairro teve como nome Conjunto José Bonifácio de Andrade e Silva, tutor de Dom Pedro I, mas em seguida recebeu o nome de Ipase, devido o Instituto de Previdência e Assistência do Estado, órgão ligado ao governo federal. 
Na época, a previdência era administrada pela INPS, Funrural e Ipase, este último atendia os servidores federais nos Estados. O governo decidiu então investir na construção de imóveis para o segurados do Ipase nos Estados. Dessa forma, foram construídas casas em todo o Nordeste, sendo o último estado o Maranhão. As famílias não tiveram condições de ficar com as casas e a população em geral se candidatou aos imóveis.

Atualmente o bairro é dividido entre o Ipase de Cima e o Ipase de Baixo. 

Antes da licitação, a Viação Primor atendia à população do Ipase de Cima através de 2 ônibus da linha T501 Angelim, porém o serviço não é mais praticado pela Rei de França, o que deixou população dependente das linhas que trafegam pela Av. Daniel de La Touche. 
Fonte: SportbuS Maranhão / Edvânia Kátia

2 comentários:

Top 10 da semana SportbuS Maranhão