terça-feira, 24 de abril de 2018

31 - Consórcio Upaon-Açú Semiurbano

Um Consórcio vencedor da licitação do Sistema Urbano de São Luís passará oficialmente a operar linhas semiurbanas. A atuação será possível graças a um acordo firmado entre a Agencia Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos - MOB e a Secretaria Municipal de Transito e Transporte - SMTT, no qual prevê a coexploração de linhas semiurbanas criadas e integradas aos terminais urbanos da Capital.
Dessa forma, todas as linhas semiurbanas integradas que forem criadas após esse acordo e que sejam de áreas de operação diferente da região da localização do terminal, deverão ser explorados por um empresa urbana e outra semiurbana. O exemplo mais prático é o que gerou a criação do "Consórcio Upaon-Açú Semiurbano", a linha A953 Cidade Verde / T. São Cristóvão. A origem da linha é o Cidade Verde (área de operação da TransPremium) e o destino o Terminal de Integração São Cristóvão (terminal esse pertencente ao Consórcio Upaon-Açú), logo, a linha passou a ser operada por um carro da 81 e um carro do 300. Porém, como o Sistema Semiurbano não é autorizado a utilizar validadores com biometria, o Consórcio Upaon-Açú acabou tendo que colocar um veículo da Viação Abreu SU (63), mas quem possui a permissão para coexploração é o Consórcio.
No caso especifico do Consórcio Upaon-Açú, composto por 8 empresas e nem todas possuírem um braço no Sistema Semiurbano, fez-se necessária a criação do Consórcio para a devida operação, a "empresa" recebeu o código 31.
E para início, a empresa Patrol adquiriu duas unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418, onde os veículos receberam os prefixos 31-001 e 31-002 para operações nas duas linhas semiurbanas do Consórcio, retirando a Viação Abreu do Cidade Verde, os ônibus encontram-se padronizados com o adesivo do sistema metropolitano.

Fonte: SportbuS Maranhão

13 comentários:

  1. Somente a Patrol, vai fazer essas duas linhas: Turiúba e Cidade Verde?

    ResponderExcluir
  2. Dois carros para fazer a linha turiuba terminal são Cristóvão. Vai dividir a linha com a empresa aroeiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um carro para o Turiúba junto com a Aroeiras e um para o Cidade Verde junto com a Premium.

      Excluir
  3. E a linha cidade verde terminal do são Cristovão so tem um ônibus a tarde?

    ResponderExcluir
  4. Equipe do Sportbus, vocês sabem se serão criadas novas linhas do sistema semiurbano, a partir desse acordo da Mob com a SMTT? Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso será de acordo com a necessidade ou pedidos feitos por comunidades, pois o acordo só valerá se uma linha criada tiver seu destino um terminal urbano.

      Excluir
  5. Ha uma reportagem em q o prefeito de paço do lumiar domingos dutra foi na sede do mob falar com seu diretor geral Dr. Lawrence Melo sobre a possibilidade de se implantar um terminal de integração no maiobao para integrar as linhas q já são integradas em são Luis desafogando assim o fluxo de ônibus e o rodizio de linhas semi-urbanas q são integrados nos terminais do são Cristóvão cohama e cohab mais a criação de mais tres novas linhas para paço do lumiar e tbm a criação de uma linha corujao do maiobao.

    ResponderExcluir
  6. E esse código era da terceira empresa do grupo mjp a famosa Linux transportes.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão