sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Desativados e remanejados nos sistemas

No terceiro dia de retrospectiva, iremos apresentar a você caro leitor, os veículos que foram desativados na Grande Ilha em 2017, confira conosco abaixo.
A empresa Taguatur desativou precocemente, um veículo do modelo Apache Vip II da fabricante Caio Induscar, o mesmo possuía o prefixo 100.056 e era montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M, após uma pane elétrica o ônibus acabou pegando fogo.
A Ratrans desativou 15 ônibus este ano, sendo que 12 deles foram remanejados para a cidade de Imperatriz, são eles 02 unidades do modelo Senior Midi, um montado sobre chassi Agrale MA 15.0 e outro sobre o chassi Agrale MA 12.0 que possuíam prefixos 100.537 e 100.585.
Também entraram na conta 07 unidades do modelo Torino G6, todos eles montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418, que operavam com os prefixos 100.517, 100.521, 100.523, 100.565, 100.573, 100.577 e 100.579, ambos os modelos são da fabricante Marcopolo.
Além disso, 04 unidades do modelo Urbanuss Ecoss foram desativados e remanejados, todos eles montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418 e possuíam prefixos 100.601 ao 100.603 e 100.605. Também uma unidade do modelo Urbanuss Ecoss 2008 foi desativado, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M, o veículo rodava com o prefixo 100.607, ambos os modelos são da fabricante Busscar.
Já a Rei de França desativou este ano, 13 unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Volkswagen 17-230 EOD, os ônibus que operavam no urbano, foram remanejados para o sistema semiurbano, onde possuíam prefixos 200.604, 200.606, 200.608, 200.612, 200.613, 200.620, 200.623 ao 200.625 e 200.627 ao 200.630.
A empresa Patrol desativou 02 ônibus em 2017, sendo um do modelo Svelto 2000 da fabricante Comil com prefixo 300.115 e um do modelo Urbanuss Ecoss da fabricante Busscar com prefixo 300.117, ambos montados sobre chassis Volkswagen 15-190 EOD.
A Rio Negro desativou dois ônibus do modelo Apache S22 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418, os veículos operavam com o prefixos 300.418 e 300.419, além disso, a empresa também desativou duas unidades do modelo Apache Vip I montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M, que operavam com os prefixos 300.406 e 300.408, dos 04 ônibus, 03 foram remanejados para o semiurbano.
A Speed Car desativou um ônibus do modelo Apache Vip I da fabricante Caio Induscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418, o veículo operava com o prefixo 300.504 e foi remanejado para o semiurbano.
A Autoviária Matos desativou da sua frota, os seus 03 últimos Busscar, são eles do modelo Urbanuss Ecoss e operavam com os prefixos 300.601, 300.602 e 300.607, a empresa também desativou uma unidade do modelo Apache Vip I da fabricante Caio Induscar, que operava com o prefixo 300.619, ambos montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418.
A Planeta desativou um ônibus do modelo Apache Vip I da fabricante Caio Induscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418, o veículo operava com o prefixo 300.756 e foi remanejado para o semiurbano.
A Viação Aroeiras desativou do sistema urbano duas unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5, os veículos operavam com os prefixos 300.823 e 300.825 e foram remanejados para o semiurbano.
Encerrando no sistema urbano, a empresa Primor desativou 04 veículos, sendo 02 deles do modelo Apache Vip I com prefixos 400.215 e 400.216 e dois do modelo Apache Vip II com prefixos 400.023 e 400.059, ambos da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418.
A União Transportes desativou 02 ônibus sendo um do modelo Torino GVU da fabricante Marcopolo que tinha o prefixo 19-601 e um do modelo Apache S21 da fabricante Caio Induscar que tinha o prefixo 19-602, ambos montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1417.
A Viação Pericumã desativou dois ônibus este ano, sendo um do modelo Urbanuss Pluss da fabricante Busscar, montado sobre chassi Volkswagen 17-210 EOD com prefixo 24-002 e um Spectrum City da fabricante Neobus, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418 com prefixo 24-011.
A empresa Gonçalves desativou um ônibus, sendo ele do modelo Apache Vip I da fabricante Caio Induscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M, operava com o prefixo 26-045.
A Viação Primor desativou 05 ônibus, sendo 04 do modelo Apache Vip II com prefixos 37-502, 37-507, 37-510 e 37-511 e 01 do modelo Apache Vip I com prefixo 37-509, ambos da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M.
A Maranhense ao todo foram 14 ônibus desativados, sendo 03 unidades do modelo Apache Vip I (39-535 ao 39-537) e 06 unidades do Apache Vip II (39-016, 39-017, 39-021, 39-075, 39-508 e 39-538) montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418, além de 02 unidades do modelo Apache Vip I (39-018 e 39-534) e 03 unidades do modelo Apache Vip II, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M (39-041, 39-046 e 39-098). Uma observação a ser feita é que o veículo 39-021 ganhou um novo prefixo sendo o 39-537 e o veículo 39-098 foi remanejado para a Primor ganhando o prefixo 37-511.
Pela Solemar tivemos 06 ônibus desativados, sendo eles do modelo Gran Via da fabricante Mascarello, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M, os veículos tinham os prefixos 46-199, 46-202, 46-207, 46-211, 46-213 e 46-214.
A Rio Claro desativou dois ônibus este ano, sendo um do modelo Viale da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 (62-020) e um do modelo Apache STD da fabricante Caio Induscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M (62-023).
Encerrando a nossa retrospectiva, a empresa TransPremium desativou dois ônibus este ano, sendo um do modelo Torino GVU da fabricante Marcopolo que tinha prefixo 81-251 e um do modelo Mega 2006 da fabricante Neobus, que tinha prefixo 81-258, ambos eram montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418.
Vale lembrar que os veículos desativados, são considerados a partir que os mesmos deixem de operar no sistema de transporte, mesmo que o ônibus ainda esteja em posse da empresa para especial ou apoio, não é mais considerado como operante.

Fonte: SportbuS Maranhão

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