quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Conhecendo os bairros: Cidade Olímpica

O bairro da Cidade Olímpica tem uma grande história a ser contada, primeiro por ser a maior ocupação da América Latina que conta com aproximadamente 70 mil habitantes atualmente, número que ainda pode ser maior.
Sua fundação foi no ano de 1996, ano em que estavam sendo realizados os jogos olímpicos e por isso, veio a homenagem colocando no nome de Cidade Olímpica. Anos atrás havia uma briga por parte da população sobre os limites territoriais, já que o bairro pegava parte de São Luís e parte de São José de Ribamar, com os novos limites definidos, o bairro ficou dentro do território de São Luís.
As Av. 01 ou Av. Jailson Viana e a Av. 02 são bem conhecidas tanto no bairro como em toda a capital, pois através delas que trafegam os ônibus que atendem a população, ao todo são 04 linhas do bairro, fora uma semiurbana que somente passa por lá, são elas:

T077 Cidade Olímpica / São Francisco
T078 Cidade Olímpica / Ipase
T079 Cidade Olímpica / Rodoviária
A666 Cidade Olímpica / Terminal São Cristóvão
A685 Residencial Nestor / Terminal São Cristóvão (semiurbana)

As linhas troncais tem suas frotas divididas para trafegaram tanto pela Av. 01 como pela Av. 02 e compartilham o mesmo ponto final, já a linha A666 atende às duas avenidas possuindo ponto final diferente das outras e a linha A685 passa somente pela Av. 02 do bairro. A linha do Jardim América possui seu ponto final provisório dentro do bairro junto com a linha A666.
De início o território foi conquistado pela empresa GG Expresso e logo depois a Julle, que exploravam as 3 linhas da região, em primeira instância duas delas eram consideradas urbanas e uma semiurbana, que era a Cidade Olímpica / Rodoviária, com o fechamento da empresa, o Grupo Duarte através da empresa Solemar adquiriu as linhas junto com uma boa parte da frota da empresa.
A empresa São Benedito, na época em que ainda operava a GG Expresso conseguiu vagas na linha 920 Cidade Olímpica / São Francisco e assim ficou por um bom tempo. Com a chegada do Consórcio São Cristóvão, a linha T077 além da Solemar, continuou com as operações da São Benedito e anos depois com a saída da mesma, a Menino Jesus de Praga ficou operando na linha, já na T078 e T079 a Solemar mantinha suas operações sozinha.
Atualmente, com a licitação do sistema de São Luís, o Consórcio Upaon-Açú é o responsável pela operação na área.
Fonte: SportbuS Maranhão / Blog Edvânia Kátia

4 comentários:

  1. A ocupação se deu em 96 e não em 94. As olimpíadas foram em 1996.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pela correção, de onde foi tirada a informação estava o ano de 1994.

      Excluir
  2. não poderia ser considerado as linhas urbanas CJ. Alexandra Tavares/Terminal SC e Resid. Tiradentes/Terminal SC como linhas que passam pelo bairro ?? já que ambas passam pela Avenida Brasil que é do Bairro, curioso que antigamente pela Avenida Brasil passava a linha T077 do Bairro, isso já depois da Criação do SIT e Terminal integração da Região assim a linha já estava integrada, acredito que tenha saído dessa rota e mantem a mesma das outras linhas do Bairro.
    Se não foi alterado também seu PF o T075 também passa pela Cidade Olímpica já que seu pinto final fica numa avenida do bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi considerado somente as avenidas de grande fluxo, ou seja, os que trafegam na Av. 01 e Av. 02.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão