Em 1998, o Grupo Duarte, composto pelas empresas Expresso Rodoviário 1001 e Solemar em São Luís, realizava mais uma aquisição para a renovação da frota na época e por mais uma vez e sendo essa a última (de veículos novos), foi escolhida a carroceria Busscar, ao todo foram 20 unidades do modelo Urbanus Fase II da fabricante, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721.
Os veículos possuíam um charme a mais por terem a aparência de alongados, além da nova configuração na parte traseira que era novidade do modelo. Dos 20 ônibus (todos para a 1001 Expresso), 10 unidades receberam a antiga pintura do Terminal Praia Grande e prefixos que iam do 42149 ao 42158, sendo escalados na linha 705 Sol e Mar.
As outras 10 unidades receberam a pintura original da empresa, prefixos que iam do 42159 ao 42168 e foram escalados em linhas como 807 Popular / Ipase e 815 Circular / Rodoviária. Com a criação do Sistema Integrado de Transporte - SIT, os veículos foram inseridos e receberam cores como vermelho que representava a bacia Cohama / Vinhais e verde fazendo menção a bacia Cohab / Cohatrac.
Sete desses veículos ainda chegaram a operar na empresa Solemar, em linhas alimentadoras que atendiam ao Terminal São Cristóvão, recebendo os prefixos 43-150 ao 43-152 e 43-154 ao 43-157, com a chegada da nova frota no início de 2015, os 20 ônibus aos poucos foram sendo aposentados.
Fonte: SportbuS Maranhão
5 Comentários
Boa noite, antes da licitação a primor operava a linha Angelim e colocava um carro Angelim/Ipase de cima. Após a licitação, o consórcio VIA SL, foi o vencedor e não colocou veiculo na mesma. Podem me informar se ela foi extinta?
ResponderExcluirBoa noite, por não constar na ordem de serviço, o Consórcio deve tá operando só com a linha normal mesmo do Angelim.
ExcluirUm dos modelos mas belos que já rodaram por SLZ.
ResponderExcluirOlá, façam uma matéria sobre os "Matra" Fase II, aqueles turbinados, lindo demais ouvir o ronco deles.
ResponderExcluirJá tem uma matéria sobre eles em nosso site.
Excluir