Retrospectiva 2015: Novo layout do SIT São Luís

Hoje damos início a nossa retrospectiva 2015, iremos falar até o dia 31/12 tudo que houve e marcou em nosso transporte, fique por dentro através das matérias que o grupo SportbuS Maranhão está desenvolvendo.
De início, iremos relembrar um fato que ocorreu nos últimos meses deste ano, que foi a mudança no layout dos ônibus que pertencem ao Sistema Integrado de Transportes (SIT) de São Luís, todos os ônibus terão essas mudanças a partir de 2016, enquanto isso, apenas novos ônibus já poderão vir nesse novo layout.
A empresa Menino Jesus de Praga (32), foi a última empresa a adquirir veículos na pintura antiga do SIT, foram 10 unidades do modelo Gran Via Midi da fabricante Mascarello, todos eles montados sobre chassi Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V, pintura está que fazia referência aos consórcios ou bacias operacionais existentes na cidade, onde ao todo são 6 cores operantes dentro do sistema urbano de São Luís, o sistema semiurbano não obedece de fato ao sistema de bacias existentes e também não participarão desse novo layout produzido, confira conosco a relação: 


Bacia Distrito Industrial (azul claro)
Bacia Cohama/Vinhais (Vermelho)
Bacia ou consórcio São Cristóvão (amarelo)
Bacia Cohab/Cohatrac (verde)

Bacia ou Consórcio Praia Grande/Beira Mar (laranja com bege)
Bacia ou Consórcio Rio Anil (branco)
O novo layout, autorizado pela SMTT e Prefeitura de São Luís, trouxe várias mudanças para o sistema urbano de São Luís, primeiro foi a alteração da cor que agora se tornou única para todos os veículos, sendo ela cinza com detalhes em azul e entre janelas preto. Outras mudanças foi a retirada dos tradicionais barquinhos e da inscrição "São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade", que deu lugar ao brasão com o nome Prefeitura de São Luís, no meio do carro praticamente ficou a inscrição SIT São Luís Sistema Integrado de Transportes e no final do veículo, o prefixo do carro e logo mais o nome da empresa. A primeira empresa a fazer aquisições com o novo padrão foi a empresa Ratrans (27), ao todo foram 21 unidades do modelo Torino G7 da fabricante Marcopolo, todos eles montados sobre chassi Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V, seguida da empresa Pericumã que adquiriu 7 unidades do modelo Gran Via Midi da fabricante Mascarello, sendo 5 montados sobre chassi Volvo B270F e 2 montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
O novo layout foi produzido pelo grupo SportbuS e teve que ser baseado em normas que foram regidas pela SMTT, uma pintura simples e que beneficiasse a todos, tendência que se espalhou pelo Brasil todo, pinturas únicas ou com diferenciação por regiões e que não atrapalhem muito na hora da manutenção ou reposição de peças.

Fonte: SportbuS Maranhão

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu preferia quando as empresas tinham suas próprias cores, e ate por que eu achava muito bonito
    E parabéns pela matéria vocês são dez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, a cidade era melhor com cada empresa em suas cores, obrigado pelo elogio!

      Excluir
  2. Como assim produzido pelo grupo SportbuS?? Eles pediram pra vocês?

    ResponderExcluir