Destaques no SportbuS

sábado, 30 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Cidades visitadas pelo SportbuS Maranhão

Em 2017, a equipe do SportbuS Maranhão esteve presente em duas cidades do estado para ver de perto o funcionamento do transporte coletivo das mesmas, confira abaixo, um pouco do nosso roteiro pelas cidades de Pinheiro e Caxias.
Em Julho deste ano estivemos na cidade de Pinheiro, para conhecer melhor como funciona o sistema local e a única empresa que atende ao município, que é a Expresso Pinheirense. A cidade de Pinheiro é situada na baixada maranhense, com aproximadamente 3h de viagem via ferry-boat.
Atualmente a Expresso Pinheirense tem a concessão de duas linhas na cidade, sendo uma urbana e outra semiurbana, a linha urbana que faz ligação de Pinheiro para Pacas, tem cerca de 8 km de extensão e é atendida com 8 ônibus em dias úteis e 5 aos sábados, não havendo operação aos domingos.
Já a linha semiurbana tem seu destino o povoado de Três Furos, logo depois de Presidente Sarney, uma linha que possui 2 microônibus operando em dias úteis e aos sábados, fazendo o transporte daquela população ao Centro de Pinheiro.
A Expresso Pinheirense conta com uma frota de 12 veículos, sendo a maioria de chassis leves e com carrocerias Caio Induscar e Comil. A empresa opera desde a década de 80 na cidade, sendo uma empresa de tradição e conhecida por todos os habitantes, sua ordem de prefixo é mediante as aquisições de veículos, atualmente está no 43, o que indica que pela empresa já passaram 43 ônibus, mas, por curiosidade foram só 42, já que o ônibus que recebeu o prefixo 02 foi reformado e recebeu o prefixo 09 logo no seu início.
Em Agosto, com o início da Linux Transporte na cidade de Caxias, a equipe do SportbuS Maranhão esteve presente na cidade para acompanhar de perto a operação da empresa e conhecer um pouco a cidade.
A Linux Transporte é uma filial da extinta Menino Jesus de Praga e Gemalog, fechadas devido a perda da permissão com a licitação que houve na capital maranhense em 2016, a empresa ganhou a permissão de operação nas cidades de Caxias e Açailândia, para explorar as linhas locais.
A cidade de Caxias está localizada no leste maranhense, distante 360 km da capital maranhense e é a penúltima cidade antes de chegar a Teresina, o aniversário da cidade é comemorado no dia 01 de Agosto, dia em que iniciou o transporte coletivo na região pela Linux e tirando de circulação, uma pequena frota de microônibus que antes atendiam à população.
A Linux Transporte possui uma frota com cerca de 30 veículos, em Caxias ela possui 16 ônibus que operam em 13 linhas e cada linha opera com no máximo 02 ônibus e uma tarifa inicial de R$ 3,00.

Fonte: SportbuS Maranhão

2 comentários:

Top 10 da semana SportbuS Maranhão