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quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Relembrando os velhos tempos: OF-1620 do Grupo Duarte no Maranhão

A partir da década de 90, com o crescimento e expansão do Grupo Duarte na capital maranhense, foi necessário a compra de mais ônibus novos além de remanejados das empresas do Grupo para dá reforço à frota local, e foi assim que surgiu os primeiros ônibus com chassis Mercedes-Benz OF-1620 na 1001 Expresso / Solemar.
Todos os ônibus da empresa que tiveram esse chassi eram seminovos, vindos de Minas Gerais foram 02 unidades do modelo Urbanus Fase II da fabricante Busscar, onde receberam os prefixos 43-458 e 43-459, operando inicialmente com a pintura original da empresa e posteriormente, recebeu a padronização do Sistema Integrado de Transporte.
Com a compra das linhas e parte da frota da GG Expresso, outras 02 unidades entraram na frota da empresa, sendo um do modelo Urbanus Fase I que recebeu o prefixo 43-499 e pintura original da Solemar (branco), posteriormente recebendo a padronização do Consórcio São Cristóvão e o outro veículo era do modelo Urbanus Fase II, que recebeu o prefixo 43-455, pintura original da empresa e também a padronização do Consórcio São Cristóvão, ambos da fabricante Busscar.
Com a compra da frota e linhas da extinta empresa Santo Antônio, chegou mais ônibus do modelo na empresa, sendo agora 13 unidades do modelo Urbanus Fase II da fabricante Busscar, 01 do modelo Vitória da Caio e mais 02 unidades do modelo Torino GV da fabricante Marcopolo.
Os veículos da Busscar receberam os prefixos 43-307, 43-441 ao 43-452 e receberam a padronização do Consórcio São Cristóvão, já os Marcopolo operaram com os prefixos 42-312 e 42-313, chegaram a receber a pintura original da empresa e logo depois um deles recebeu a padronização da bacia Cohab / Cohatrac (verde) e o outro não durou muito na empresa, recebendo o prefixo 43-312 e sendo desativado logo e o Caio recebeu o prefixo 43-317, operando com as duas padronizações originais das empresas 1001 Expresso e Solemar e recebendo pinturas do Consórcio São Cristóvão e Consórcio Rio Anil.
Ao todo foram 20 veículos com o referido chassi, sendo a maioria operante pela empresa Solemar, a critério de legenda, os veículos com código 42 pertenciam à Expresso Rodoviário 1001 e 43 a Expresso Solemar.
Fonte: SportbuS Maranhão

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