Destaques no SportbuS

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Relembrando os velhos tempos: Os Urbanus da São Benedito

A partir de 1993, a empresa São Benedito passou a aderir a compra de produtos da Busscar, até então, todas as renovações que vinham acontecendo na frota eram com veículos da Thamco e Caio principalmente.
No mesmo ano, a empresa adquiriu duas unidades do modelo Urbanus, famoso e um dos mais vendidos na época em todo o Brasil, um dos veículos foi montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1315 recebendo o prefixo 68007 e o outro sobre chassi Mercedes-Benz OF-1318 recebendo o prefixo 68012, todos eles de 2 portas.
Em 1994, mais 07 unidades são inseridas na frota, sendo que os dois primeiros a chegarem foram os veículos de prefixos 68025 e 68028, o diferencial deles para os outros é que os veículos vieram completos, com bancos acolchoados, vidro na parte traseira, entre outros. 
Logo depois chegaram os outros 05, sendo um deles montado sobre chassi Volkswagen 16-180 CO e único na frota de prefixo 68032, todos os outros foram montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1620 com prefixos 68033 ao 68036, vindo numa configuração mais básica.
Com o fechamento da empresa Dois Irmãos por volta de 1996, a São Benedito chegou a adquirir alguns ônibus da mesma e entre eles veio uma unidade Urbanus com fabricação de 1991, onde recebeu o prefixo 68061. Todos os veículos operavam em linhas de média distância com o Centro da cidade, principalmente na região do Calhau e São Francisco.
Vale ressaltar que a maioria dos veículos chegaram a operar até o ano de 2016, onde a empresa mantinha sempre um padrão de conservação dos mesmos, ônibus bem cuidados e que além da pintura original, também ostentaram a pintura do extinto Consórcio Beira-Mar (Praia Grande), Consórcio São Cristóvão e Distrito Industrial.
Fonte: SportbuS Maranhão

3 comentários:

  1. Ei, no texto eu só discordo da boa conservação. Os veículos da S.B. são até hoje mal cuidados.
    Por isso, ou pelo menos por esse deszelo, ela não ganhou nada no edital do transporte público de São Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ganhou! Você acha mesmo que não ganhou? Trocaram só o nome, agora é planeta. Licitação de esquema!

      Excluir
  2. É, realmente não ganhou de forma lícita, mas está rodando ainda com aquele velho "jeitinho brasileiro".

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão