Destaques no SportbuS

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Conhecendo os bairros: Jardim Tropical

O bairro Jardim Tropical está localizado no município de São José de Ribamar, fazendo divisa com a capital maranhense, entre os bairros Santa Efigênia, J. Lima e Vila Sarney Filho II, a Av. Paraíso é a principal via de acesso ao bairro.


O bairro inicialmente por volta da década de 90 era atendido pela empresa Julle, com linha direcionada para o São Francisco, logo mais chegou a empresa São Marcos, fazendo atendimento para o Anil e Rodoviária, mesmo o bairro sendo de outro município, a Julle chegou a operar com veículos do sistema urbano na linha.


Com o fechamento da Julle, 05 empresas foram direcionadas para operar no bairro e daí, foi criado código para as linhas Jardim Tropical / São Francisco com a 940 e 950 para o Jardim Tropical via Socorrão II, a 940 em 1999 operou as empresas Gonçalves, Maranhense, Brasileiro, Viação Abreu e São Benedito e na 950 operou a Roma e São Marcos, entrando depois a Solemar Expresso.
Em 2001, a Brasileiro acaba pegando todas as tabelas das outras empresas que provisoriamente operavam no bairro, ficando com as duas linhas e operando na região como Brasileiro II, já que todos os ônibus que foram incorporados na empresa era da Julle. Uma observação a ser feita é que ambas as linhas possuíam pontos finais distintos.
Com a criação do Sistema Integrado de Transporte - SIT, as linhas ganharam novos códigos e alterações de itinerários foram realizados, T064 foi dado para o Tropical São Francisco e inicialmente T063 foi para a linha Jardim Tropical / João de Deus, que tempos depois foi alterado para Jardim Tropical / Santos Dumont, as linhas participavam do Consórcio São Cristóvão.
Em 2015, após a entrega do controle do sistema semiurbano para o Governo do Estado e criação da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana - MOB, as linhas deixaram de ser operadas pelas empresas urbanas e voltaram a ter características semiurbanas. Atualmente 07 empresas operam no bairro, em 03 linhas, são elas a 22 - Marina, 24 - Pericumã, 46 - Solemar, 56 - Tapajós, 62 - Rio Claro, 63 - Viação Abreu, 64 - Planeta, 65 - Santa Clara e 67 - São Benedito em linhas como T063 Jd. Tropical / Santos Dumont, T064 Jd. Tropical / São Francisco e A686 Jd. Tropical / Terminal.
O transporte daquela região vem melhorando gradativamente, foi o segundo bairro a receber ônibus com ar condicionado pelo Sistema Metropolitano, ao todo 03 veículos operam na localidade pela linha T064 sendo todos eles equipados com ar condicionado e um 4° veículo está sendo preparado e em breve entrará em operação.
Fonte: SportbuS Maranhão

8 comentários:

  1. Sobre a nova linha do jardim tropical é verdade mesmo que ela vai começar a rodar ?? Que linha será essa ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento não existe nenhuma linha a ser criada para o Jardim Tropical.

      Excluir
  2. Quantos ônibus tem a linha tropical Santo Dumont?
    A empresa Rio Claro não opera mas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou colocarmos a Rio Claro.
      A linha T063 tem cerca de 07 ônibus.

      Excluir
  3. Faltou tbm falar q a taguatur 35 tbm ta na linha nos finais de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 35 só empresta carro para a Santa Clara, já que não há reserva na 65, mas, a ordem de serviço é Santa Clara.

      Excluir
  4. Eu já olhei ônibus do jardim tropical são Francisco operado pela taguatur isso foi sábado da semana passada. até achei estranho pq nunca tinha visto.

    ResponderExcluir
  5. Quantos onibus tem da linha tropical sao francisco?

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão