Destaques no SportbuS

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Conhecendo os bairros: Alemanha

O bairro da Alemanha está localizado entre os bairros do Monte Castelo e Barreto e também, é um bairro próximo ao Centro da cidade, o nome que deu origem ao bairro veio do próprio país, a Alemanha, sendo que na época, até a divisão do país que deu origem ao nome permaneceu, e assim, havendo a Alemanha de cima caracterizada pelo luxo dos seus casarões e a de baixo, marcada pela pobreza.


Não temos um período exato de quando o bairro possa ter surgido mas, em relação ao transporte, desde a década de 70, empresas já exploravam o bairro como a Empresa São Luís nos anos 70, a Empresa Alves no início dos anos 80, onde a empresa em 1983 alterou a sua denominação para Estrela D'Alva e no mesmo ano, todos os ativos da empresa foram incorporados à Empresa de Transporte Roma Ltda.
Já na gestão da empresa Roma, a linha chegou a ter de 8 a 10 ônibus em circulação e sempre foi uma linha de grande valia pela empresa, sempre com veículos mais novos, uma frota renovada. Na década de 90, o final da linha 202 Caratatiua era compartilhado com a linha 204, sendo uma opção a mais para os moradores da Alemanha.
Com a chegada do Consórcio Rio Anil em 2005, a 204 foi inserida no mesmo, compartilhada com as empresas Solemar, Gonçalves e tempos depois, outras empresas foram explorando-a.
Atualmente a linha pertence ao Consórcio Central, incluída no lote 01 do edital de licitação e operada pela empresa Ratrans com 04 veículos nos dias úteis e depois de um tempo, a linha 202 volta a trafegar pelas ruas do bairro.
Vale ressaltar que o bairro da Alemanha, que possui como uma das vias principais a Avenida dos Franceses,  grande corredor por onde trafegam mais 25 linhas de diversas regiões da cidade, fazendo que os moradores não dependam única e exclusivamente das linhas 202 e 204.

Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão