Destaques no SportbuS

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Conhecendo os bairros: São Bernardo

Em mais uma edição da nossa série, conheceremos um pouco sobre o bairro São Bernardo, além do seu histórico em relação ao transporte da área, confira conosco.
O bairro do São Bernardo localiza-se entre o São Cristóvão e a Forquilha na capital maranhense, próximo da região também encontram-se os bairros Parque dos Sabiás e Vila Brasil, infelizmente não há registros históricos que relate sobre a fundação do São Bernardo.
Em relação ao transporte coletivo da região, a empresa Dois Irmãos começou a exploração na área implantando a linha 909 Planalto São Bernardo / João Paulo por volta da década de 90, além também de linhas como 918 Parque dos Sabiás e Vila Brasil que passavam pelo São Bernardo, com a saída da Dois Irmãos do sistema de transporte, a linha 909 foi entregue para a empresa Gonçalves, enquanto a 918 para a São Benedito.
No começo dos anos 2000, a empresa Gonçalves decide ampliar o serviço na região, implantando a linha 928 Planalto São Bernardo / Camboa, colocando veículos com ar condicionado na mesma. Com a chegada do Sistema Integrado de Transporte - SIT, a linha passa a ser integrada ao Terminal do São Cristóvão em 2003 e assim pertencente ao Consórcio São Cristóvão onde a Autoviaria Menino Jesus de Praga acaba que pegando a linha por inteiro para atender a população.
Já integrada, a linha tem seu itinerário alterado e recebe o código T060 São Bernardo / João de Deus, unificando duas linhas, a 909 e 905 que foram extintas.
A empresa Solemar também já teve participação na linha, antes da licitação do sistema de transporte urbano da Ilha. Hoje, a linha pertence ao Consórcio Upaon-Açú e tem uma operação dividida com as empresas Rio Negro, Autoviaria Matos e Viação Aroeiras.
Fonte: SportbuS Maranhão

6 comentários:

  1. Infelizmente depois dessa licitação a qualidade dos ônibus só piorou essa Autoviaria matos só coloca ônibus que são verdadeiras sucatas.

    ResponderExcluir
  2. Uma correcao quando começou o terminal são Cristóvão a linha 909 ainda não tinha sido totalmente unificada com a 905 pois na época a linha T063 tropical/joao de deus fazia essa conexão com o são bernardo depois foi q se criou uma linha própria que não tinha isso foi meados de 2005/2006 por ai

    ResponderExcluir
  3. Pior consócio upaon Açu essas empresas que compõem esse consócio não são dignas de oferecer os transportes para a população a única que escapa é a viver e Rio negro e aroeiras que o restante. Sinceramente 😠 a pior é a planeta que eu acho que é esse nome que a mesma operava como viação Pelé antigamente.os ônibus todos caindo os pedaços tomate que esse consócio não dure.😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente este consorcio é muito bagunçado.agora com relação a empresa Planeta ela era antigamente a São Benedito e a viação Pelé hoje se chama Patrol que na minha opinião ela junto com a Planeta e autoviaria Matos são as piores do consorcio veja os onibus 3001XX,3006xx e 3007xx onibus velhos e outros comprados de outras empresas fora do estado

      Excluir
  4. muito bom a reportagem explicando sobre a linha, já imaginava que T060 foi criada com o terminal do São Cristóvão e alterado o ponto final, só não recordava da linha são bernardo planalto e que T 060 era unificação dessa com João de deus da Roma, parabéns, bela matéria, recebeu até ar condicionado pela Gonçalves, pensava que só linha Rodoviária/Alemanha tinha recebido carros assim no início do anos 2000

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão