Destaques no SportbuS

domingo, 13 de agosto de 2017

SportbuS Maranhão visita a Expresso Pinheirense

No dia 25 de Junho, a equipe do grupo SportbuS Maranhão esteve presente na cidade de Pinheiro, localizado à 333 km da capital maranhense, a cidade conhecida como Princesa da Baixada, possui uma empresa que opera no sistema de transporte coletivo há mais de 30 anos, a Expresso Pinheirense.
Em entrevista ao funcionário mais antigo da empresa e primeiro motorista da Expresso Pinheirense, Raimundinho, tivemos acesso a parte histórica da empresa, onde você irá conferir abaixo o nascimento e trajetória da empresa.
A Expresso Pinheirense teve o início de suas operações na data de 14/03/1982 através da linha Pimenta que atualmente é conhecida como Presidente Sarney (Três Furos) cedida pela Expresso Florêncio e um caminhão conhecido como pau de arara, onde foi o primeiro veículo da Pinheirense.
Já no setor urbano, a empresa iniciou em 1984, onde adquiriu um veículo do modelo Gabriela da fabricante Caio, montado sobre chassi Mercedes-Benz que pertenceu à Expresso Florêncio e antes a TCM - Transporte Coletivo Maranhense e assim, começou as operações na linha Pinheiro x Pacas, onde atua até hoje. Na época, a Viação Itapemirim vinha explorando o serviço em toda a região da baixada, mas, acabou que não afetando as operações da empresa em relação à linha Três Furos.
Ao longo do tempo, a empresa foi crescendo e assim, sendo adquiridos mais ônibus para atuar nas duas linhas, veículos tanto urbano como semi-rodoviário e rodoviário, até chegar em 2006 havendo a aquisição do primeiro microônibus novo e em 2008 que adquiriu o primeiro ônibus novo que foi do modelo Svelto 2000 da fabricante Comil, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418.
Mediante as aquisições, os prefixos dos ônibus sempre subiam, o único prefixo que não recebeu um ônibus diferente do que já constava na frota da Pinheirense foi o 09, sendo esse o antigo 02 foi reformado e assim, passou a ser o carro de número 09. Houve também muitas aquisições de ônibus que já operaram no sistema urbano de São Luís como veículos da Viação Primor, Maranhense e Autoviaria Matos.
Na próxima matéria, abordaremos um pouco sobre a frota atual da empresa, acompanhe conosco.

Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão