Destaques no SportbuS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Os últimos Urbanus da 1001 Expresso

Em 1994, o Grupo Duarte adquiriu para a 1001 Expresso em São Luís, 10 unidades do modelo Urbanus da fabricante Busscar, todos eles montados sobre chassis Volkswagen 16-180CO, sendo esses os primeiros Volks da empresa e também, os últimos ônibus do modelo adquiridos.
Os veículos receberam na época a pintura original da 1001 e iniciaram operações na tradicional linha 806 Circular 01 e 808 Circular 02, uma curiosidade é que esses ônibus chegaram a receber telefones possibilitando os passageiros de realizarem ligações.
Com a inauguração do Terminal da Praia Grande, toda a frota recebeu a pintura integrada e assim, ficaram fixos na linha 806 e com a inauguração do Terminal Cohab / Cohatrac, receberam a padronização verde e mantendo as operações na mesma linha. Com a aquisição de 30 unidades do modelo Gran Via da fabricante Mascarello em 2005, os veículos foram remanejados para o semiurbano.
Já operando no semiurbano, se concentraram nas linhas do Araçagy, Res. Pirâmide e Vila Luizão / Rodoviária e os mesmos receberam uma pintura (bege) na lateral e a logo da Expresso Solemar, já que na época as linhas semiurbanas ainda não tinham sido integradas.
Com a integração das linhas, tornou-se a pintar os veículos de verde e receber a padronização do SIT, já deixando eles na reserva, com a chegada de mais ônibus novos em 2009, os veículos foram novamente remanejados para o semiurbano, até encerrarem suas operações por volta de 2012, apenas um dos veículos ainda ficou na empresa servindo de treinamento para motoristas.
Fonte: SportbuS Maranhão

3 comentários:

  1. Usei demais o que fazia Linha T-976-Araçagy. Indo e voltando para a escola Barcelar Portela lá no JP.

    ResponderExcluir
  2. Melhor ônibus que ja rodou em São Luís ainda sou apaixonado por eles. Eles fizeram parte da minha vida

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão