Destaques no SportbuS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Os últimos Urbanus da 1001 Expresso

Em 1994, o Grupo Duarte adquiriu para a 1001 Expresso em São Luís, 10 unidades do modelo Urbanus da fabricante Busscar, todos eles montados sobre chassis Volkswagen 16-180CO, sendo esses os primeiros Volks da empresa e também, os últimos ônibus do modelo adquiridos.
Os veículos receberam na época a pintura original da 1001 e iniciaram operações na tradicional linha 806 Circular 01 e 808 Circular 02, uma curiosidade é que esses ônibus chegaram a receber telefones possibilitando os passageiros de realizarem ligações.
Com a inauguração do Terminal da Praia Grande, toda a frota recebeu a pintura integrada e assim, ficaram fixos na linha 806 e com a inauguração do Terminal Cohab / Cohatrac, receberam a padronização verde e mantendo as operações na mesma linha. Com a aquisição de 30 unidades do modelo Gran Via da fabricante Mascarello em 2005, os veículos foram remanejados para o semiurbano.
Já operando no semiurbano, se concentraram nas linhas do Araçagy, Res. Pirâmide e Vila Luizão / Rodoviária e os mesmos receberam uma pintura (bege) na lateral e a logo da Expresso Solemar, já que na época as linhas semiurbanas ainda não tinham sido integradas.
Com a integração das linhas, tornou-se a pintar os veículos de verde e receber a padronização do SIT, já deixando eles na reserva, com a chegada de mais ônibus novos em 2009, os veículos foram novamente remanejados para o semiurbano, até encerrarem suas operações por volta de 2012, apenas um dos veículos ainda ficou na empresa servindo de treinamento para motoristas.
Fonte: SportbuS Maranhão

2 comentários:

  1. Usei demais o que fazia Linha T-976-Araçagy. Indo e voltando para a escola Barcelar Portela lá no JP.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão