Destaques no SportbuS

domingo, 30 de julho de 2017

Frota com ar da capital maranhense

O SportbuS Maranhão levantou algumas informações acerca do total de veículos equipados com ar condicionado operantes por operadora e o percentual mediante toda a frota que compõe o Sistema Urbano de São Luís.


Iniciando pela Consórcio Central (100), formado pelas empresas Taguatur e Ratrans, que possui um total de 264 ônibus operantes na frota, sendo 55 deles equipados com ar condicionado (33 Taguatur e 22 Ratrans), representando 20,8% da frota no Consórcio.

O Consórcio Via SL (200) através da empresa Rei de França, possui uma frota de 205 veículos operantes na capital, sendo 34 deles equipados com ar condicionado, representando 16,6% da frota do Consórcio. Vale ressaltar que a empresa ainda dispõe de mais 6 veículos com ar condicionado na garagem, sem previsão de início de operação. 
O Consórcio Upaon-Açú (300), formado por 8 empresas na capital (Patrol, Viper, Rio Negro, Speed Car, Autoviária Matos, Planeta, Aroeiras e Viação Abreu), possui uma frota de 244 ônibus operantes no sistema e 79 deles são equipados com ar condicionado, representando 32,37% da frota do Consórcio.
E finalizando, a Viação Primor (400) possui uma frota de 214 ônibus operantes, sendo 45 deles equipados com ar condicionado, representando 21% da frota na empresa. A empresa está com 5 veículos novos com o equipamento que estão previstos para iniciarem suas operações para o dia 01/08, o que deve aumentar o percentual com ar condicionado da empresa. Com esses números, já são 197 ônibus operantes com ar condicionado, dentre eles 21 são do tipo articulado. 
Mediante edital de licitação, no ano de 2017 foi mantido os 20% da frota de ônibus equipados com ar condicionado, realizando a soma dos 4 Consórcios obtemos um total de 22,93% da frota de São Luís equipada com ar condicionado e individualmente 3 das 4 estão dentro dos padrões exigidos, somente a Rei de França que está 4% abaixo do exigido. No ano de 2018 está previsto o aumento de 10%, ou seja, toda a frota terá que ter obrigatoriamente 30% de veículos equipados com ar condicionado. 
Texto: Vinícius Ferreira 
Revisão: Patrick Ribeiro 
Fonte: SportbuS Maranhão

14 comentários:

  1. Olá SportBus quando os ônibus semi urbanos derem início soltem a matéria aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, em breve estaremos soltando a matéria.

      Excluir
  2. Desculpe mas a frota real da primor nao eh 214 veículos nao e sim 217 veículos mais 5 reservas q servem de apoio pro terminal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe os veículos de prefixos 400.139, 400.143 e 400.149, por esse motivo são 214 veículos na frota da empresa.

      Excluir
  3. Os melhores consórcio da capital são Consórcio Central e Viação Primor... Uma dúvida somente a Rei de França atua no Consórcio Via SL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, São Miguel é uma empresa do Grupo, só entrou mesmo por ser a Matriz de todo o Grupo Duarte, mas, toda a frota é da Rei de França.

      Excluir
    2. Nossa kkkk muito interessante, uma outra dúvida é a linha habitacional turu não passa mais no terminal da Cohab? É q vi uma linba de nome habitacional turu/terminal cohama e se não me engano o código era A558 ou era A058 então pfvr me tirem essa dúvida

      Excluir
    3. Passa sim, pra Cohama na verdade é Turu / Term. Cohama, linha A580, ela não vai no Habitacional Turu.

      Excluir
  4. Consórcio Via SL não estaria cumprindo o edital da licitação sobre o tema ?? já que está abaixo de 20% dos dois primeiros anos, essa porcentagem de 16,6% inclui os novos parados na garagem ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frota total de São Luís já está tudo ok em relação a essa porcentagem, o Consórcio Via SL é o menor da Ilha, por isso que essa porcentagem é baixa, considerando a quantidade de veículos que ela tem, mas, o mesmo não inclui os novos que estão parados na garagem.

      Excluir
  5. O percentual era para ser feito de forma individual, cada empresa seria cobrada quando não cumprisse o edital. Se o consórcio "x" ou "y" está superando a meta estabelecida, beleza. Mas o que não pode é integrante está abaixo do estabelecido.

    ResponderExcluir
  6. Vcs da sport bus sabem se as empresas de Teresina adquiriram mais carros?que deveram chegar até o final desse mês.

    ResponderExcluir
  7. Aqui tá rolando essa história!que compraram 50 veículos.

    ResponderExcluir
  8. o povo que mora no conjunto cidade verde em Paço do Lumiar, precisa de uma linha de ônibus que circule pelo anil e avenida medice indo e vindo ate terminal praia grande. o pessoal do sprtbus sabe se a mob tem interresse em ajudar.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão