Destaques no SportbuS

sexta-feira, 17 de março de 2017

Três linhas do Via SL sofrerão alterações

Divulgado pela SMTT, 3 linhas que pertencem ao Consórcio Via SL irão sofrer alterações em seus itinerários, são elas a T082 Cohatrac III / Rua do Passeio, C087 Circular I e C088 Circular II, com essas alterações, os moradores do Cohatrac contam com mais linhas e um novo trajeto, sendo um bairro privilegiado, contendo linhas que dão acesso as principais regiões da Ilha de São Luís.

A linha T082 Cohatrac III / Rua do Passeio que antes tinha o seu itinerário passando pela Aurora, Anil, João Paulo e Monte Castelo, agora terá o seguinte roteiro:

- No bairro percorrerá o seu itinerário normal até o Terminal Cohab / Cohatrac, pegando a Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Daniel de La Touche (Shopping da Ilha), Rua Renato Vieira, Av. dos Franceses, Av. Getúlio Vargas, Rua Grande, Praça Deodoro, Rua do Passeio, Rua das Cajazeiras e assim, retornando pelo mesmo itinerário.
Já as linhas C087 Circular I e C088 Circular II tiveram suas rotas estendidas e seus pontos finais alterados para o bairro do Cohatrac, os ônibus dessas linhas dentro do bairro até o Terminal Cohab percorrerão o seguinte trajeto:

A linha C087 Circular I ao sair do Ponto Final que está programado para ser junto com as linhas T081, T082, T083 e T084, seguirá pela Av. Contorno Norte passando pelo Shopping Passeio, Av. Norte Sul, Av. Contorno Leste Oeste, Av. Contorno Leste, Av. Cinco, Terminal Cohab / Cohatrac e a partir daí, seguindo o seu trajeto normal.
A linha C088 Circular II ao sair do Ponto Final, seguirá pela Av. Leste, Av. Contorno Leste Oeste, Av. Contorno Leste, Av. Cinco, Terminal Cohab / Cohatrac e a partir daí, seguindo o seu trajeto normal.
As alterações estão programadas para entrar em vigor a partir do próximo sábado (18/03), com as mudanças, o Cohatrac que hoje é atendido com cerca de 70 ônibus em dias úteis, passará a ter por volta de 85 ônibus, trazendo mais opções para os moradores da região.
As alterações fazem parte do processo pós-licitação, uma vez que o edital exige a racionalização para a redução da sobreposição das linhas e decorrente da solicitação de pessoas daquela região.

A linha T084 Cohatrac IV/T. Praia Grande também sofreu alteração no seu itinerário, desde o dia 23/03/2017 deixou de passar pelo Planalto Pingão para seguir pela Aurora.

Atualizada em: 24/03/2017 às 23:25
Fonte: SportbuS Maranhão/SMTT

24 comentários:

  1. Seria util integrar ao tpg algumas linhas com intineario (ipase-alemanha), como alvorada ipase, popular ipase ou proprio cohatrac 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passamos essa sugestão para a SMTT, vamos ver se irão atender.

      Excluir
    2. seria bom incluir também a T077 Cid. Olímpica/São Francisco e T062 Socorrão II/Rodoviária, essa linhas da antiga bacia do São Cristóvão, atual consórcio Upaon-Açu e term. São Cristóvão, pra anteder melhor essa região e a região a Cid operária, São Cristóvão terem mais opções. seria bom também repassar a SMTT a integração dessas linhas ao TPG.

      Excluir
  2. Embora eu ache que a racionalização deveria ser precedida de maior participação da população, é importante saber que ela está acontecendo. Temos muitas avenidas ociosas de transporte e que podem muito bem ser aproveitadas como alternativa para linhas sobrepostas. Essa alteração da T082 é muito bem-vinda. Outra sugestão seria a criação de linhas entre terminais, passando por grandes avenidas com ônibus articulados. A população não aprendeu a usar o Bilhete Único e os ônibus continuam lotados por causa da necessidade de integração nesses pontos.

    ResponderExcluir
  3. Olá SportbuS quando vai haver a licitação do semi-urbano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MOB não falou mais nada sobre, estamos todos ansiosos por esta licitação.

      Excluir
  4. A gente que depende de circular na Aurora, vai ainda pelo cohatrac, até seguir o itinerário Normal, meu Deus que absurdo! Deveria também ter uma linha direto do integração cohab para av dos holandeses, assim não dependeríamos do cohama calhau q vive lotado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda pode pegar uma linha até o Terminal Cohab e fazer a troca lá, ou se preferir, usar o bilhete único para pegar outra linha fora do terminal, é simples. Também acho que uma linha ligando a Cohab ao Calhau é uma boa ideia, passando pelo Turu.

      Excluir
    2. Não tem necessidade de ir até o Cohatrac, até porque o ponto final da linha é lá agora. Você pode descer no Terminal Cohab e aguardar pelo Circular que está vindo do Cohatrac ou qualquer outra linha pra completar sua viagem, outra opção é utilizar a integração temporal (Bilhete Único). Lembrando que linhas como T064 - Tropical/São Francisco e T980 - Maiobão/São Francisco não participam do "bilhete único".

      Excluir
    3. Pra quem pegava antes as linha circular não muda nada porque continua a mesma rota cohatrac é só inicio e fim de rota, ambas passam no terminal cohab cohatrac no mesmo formato de antes, só a linha foi estendida, pra outras regiões como citada que não tem linha direta, não precisa criar novas pra inchar mais os terminais e deixar o serviço mais deteriorado, no fila vão reclamar da mesma forma, porque não resolverá, não necessita novas linhas, pra isso que existe bilhete único, pra fazer a troca de linhas sem passar por terminais, fazer direta. as linhas urbanas pra holandeses todas recebem bilhete único.

      Excluir
  5. UMA BOA SERIA MUDAR O ITINERÁRIO DA LINHA LIMA VERDE - TERMINAL COHAB...ACHO QUE DEVERIA, IR PRO TERMINAL SÃO CRISTÓVÃO, POIS O MAIOBÃO NÃO DISPÕE DE NENHUMA LINHA QUE FAÇA ESSE TRAJETO...MINHA HUMILDE OPINIÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é com a MOB e não deve ser vantajoso, já que a linha desse bairro o terminal pra integrar mais próximo seria o atual que está, assim preferiram integrar as linha semi urbana da região, pra Cohab/Cohatrac.
      pra isso existe T090 pra ligar esses terminais mais regionais entre si.

      Excluir
  6. Eu acho que tava na hora de criar uma nova linha com micros tipo Cento/Shopping da Ilha, Centro/Term Cohab/Coatrac e Centro/Pátio Norte Shopping/São José de Ribamar. Acho q séria bacana também a licitação do transporte alternativo pois tem bairros que não possuem linhas de ônibus e com as Vans séria uma opção de transporte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso tem que ser uma sugestão a MOB quando a licitação sair. se fosse linha urbana não necessitaria, exstem várias, semi que escasso.

      Excluir
  7. Em alguns momentos a integração do bilhete único não ocorre. Exemplo: peguei Uema ipase sábado sentido volta as 13h 25 e peguei santa rosa sentido volta na Jerônimo de albuquerque as 13:31. Debitou duas passagens do meu vale transporte. Deveria haver um comprovante impresso, pois assim ocorrendo esses casos poderíamos reaver o direito de ressarcimento da passagem que foi paga indevida.

    Obs: não foi a primeira vez que isso ocorreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ficar atendo à linha no validador (se é a mesma que o veículo está operando). É bom também tentar gravar ou até mesmo anotar o prefixo dos ônibus que pegou, o ponto de embarque e desembarque, para que caso isso se repita é só entrar em contato com a SMTT com esses dados e eles vão analisar qual foi o erro e fazer o estorno do saldo.

      Excluir
  8. Boa noite!!!
    Uma pergunta?
    O que poderíamos fazer no bairro cohafuma / vila marinho a parada fica longe de mais. Da Daniel de lá touche até minha residência.
    Minha pergunta é, como podemos fazer pra ter ônibus no bairro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realizar abaixo-assinado e levar até a SMTT, geralmente através da associação de moradores, solicitando a linha.

      Excluir
  9. No ( estrada de ribamar próximo ao ccpj) anil deveria ter outro ônibus sentido cidade operário, pq o Santa Clara demora uma eternidade.... terminal São Cristóvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tiraram a linha Operária/Planalto quando criaram o maldito terminal do são Cristóvão que piorou o transporte ao invés de melhorar.
      realmente ficou ruim pra essa região do são Cristóvão uma linha única pra essa região em diante, único jeito é aguardar ela ou usar o bilhete único pra fazer a troca de ônibus em um corredor com mais opções pra essa região.

      Excluir
  10. que bom e interessante o bairro está privilegiado pós licitação "ganha mais duas linha", sendo que ganha uma rota que não tinha no urbano, dependia de linha semi urbana de outra localidade vizinha e passava no bairro pra ir a rota IPASE, agora tem linha saindo do bairro pra todos os principais corredores da cidade, privilégio de poucos bairros.

    ResponderExcluir
  11. Observei ontem 21/03 no Terminal de Integração da Cohab que a plataforma do T082 Cohatrac III - Shopping da Ilha/Ipase - Rua do Passeio mudou de lugar, antes era na Plataforma 3 - Sentido Centro junto com o T084 Cohatrac IV, C088 Circular II e T092 Habitacional Turu e mudou para a Plataforma 1 Sentido Centro, e ficou junto com as linhas T085 Cohatrac - Jardim das Margaridas, T095 - Forquilha - Ipase procede isso Galera SportBuS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma vez que a linha agora é Ipase foi melhor deixar as linhas com o mesmo destino no mesmo lugar.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão