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domingo, 1 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016: 239 ônibus novos em operação na Grande São Luís

Dando continuidade a nossa retrospectiva, iremos fazer o balanço da renovação dos sistemas urbano e semiurbano no decorrer do ano de 2016, vale ressaltar que só entram nesse balanço os veículos que entraram em operação a partir de 01/01/2016 até o dia 31/12/2016.
  • Sistema Urbano (antes do processo licitatório) 
Foram inseridos no Sistema Urbano de São Luís 36 ônibus novos, distribuídos pelas seguintes empresas: 

A Viação Pericumã inseriu no mês de Janeiro, 7 unidades do Gran Via Midi 2014 da encarroçadora paranaense Mascarello, sendo 2 montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 (25-045 e 25-046, SEM ar condicionado) e 5 montados sobre chassis Volvo B270F Euro V (25-500, 25-508 ao 25-511, COM ar condicionado). 
Também em Janeiro, as empresas Gonçalves e Ratrans inseriram, 14 ônibus do modelo Torino G7 da Marcopolo montados sobre chassis Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V (26-199 ao 26-208, 27-209 ao 27-212, SEM ar condicionado). 
Em Fevereiro, a Viação Abreu colocou em operação 2 unidades do Torino G7 da encarroçadora Marcopolo montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 que receberam a pintura cinza e azul que seria o padrão dos ônibus ludovicenses, eles chegaram originalmente na pintura do extinto Consórcio São Cristóvão (54-045 e 54-063, SEM ar condicionado).
A São Benedito inseriu no mês de Março, 5 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 (68-004, 68-037, 68-038, 68-042 e 68-046, SEM ar condicionado).
Em Abril, a Autoviária Matos inseriu as suas 5 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 (28-014, 28-016, 28-017, 28-024 e 28-025, SEM ar condicionado). 
Entre a segunda quinzena de Abril e a primeira quinzena de Maio, as empresas Expresso Rio Negro e Expresso Tapajós inseriram 5 unidades do Marcopolo Torino G7 montados sobre chassis OF-1721 BlueTec 5 da Mercedes-Benz (48-011, 48-019 e 48-021, 49-020 e 49-022, SEM ar condicionado). 
  • Sistema Urbano (depois do processo licitatório) 
A Viação Primor, vencedora do Lote IV, foi a primeira a colocar os veículos com a nova padronização (amarelo citrus) e veículos com ar condicionado em operação após o processo licitatório, isso ocorreu no mês de Agosto, com 10 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1724L BlueTec 5 (400.090, 400.108 ao 400.116). Em Setembro, inseriu mais 10 unidades do mesmo modelo (400.175 ao 400.180, 400.182, 400.185 ao 400.187). No mês seguinte foram colocados mais 16 veículos com as mesmas características do segundo lote (400.181, 400.183, 400.184, 400.188 ao 400.198, 400.201 e 400.202). Em Novembro os 4 últimos convencionais começaram suas atividades (400.199, 400.200, 400.203 e 400.204) totalizando 40 ônibus para a empresa. No último mês do ano, os articulados entraram em cena, 3 unidades do Millennium IV Articulado iniciaram suas operações (400.205 ao 400.207), sendo que a empresa ainda aguarda a chegada de mais 2 unidades do Millennium IV. 
Em Setembro, o Consórcio Central vencedor do Lote I, através da Ratrans, inseriu 12 unidades do Torino G7 montados sobre chassis OF-1724 (100.714 ao 100.721, 100.724 e 100.725) e OF-1724L (100.722 e 100.723) da Mercedes-Benz. No mesmo mês, os micro-ônibus da Ratrans também entraram em operação, são 3 unidades do Senior montados sobre chassis Mercedes-Benz LO-916 BlueTec 5 (100.801 ao 100.803). Em Outubro, os articulados da mesma entram em operação, 2 unidades do Torino G7 Express montado sobre chassi Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5 (100.901 e 100.902), todos os modelos da encarroçadora Marcopolo. 
Ainda em Setembro, o Consórcio Central, através da Taguatur, inseriu 25 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1724L (100.001 ao 100.025), em Dezembro, a empresa inseriu mais 5 unidades do Vip IV, porém sobre chassis OF-1721L BlueTec 5 (100.026 ao 100.030) também da Mercedes. Os 3 articulados da empresa já estão em suas dependências, entretanto, não iniciaram suas operações e por isso não entram nessa conta. 
Em Outubro, o Consórcio Via SL vencedor do Lote II, através da Rei de França, inseriu 21 unidades do Torino G7 sobre OF-1721L BlueTec 5 (200.631 ao 200.651) e 6 unidades do Torino G7 Express sobre O-500MA BlueTec 5 (200.665 ao 200.670), todas carrocerias da Marcopolo montadas sobre chassis Mercedes-Benz. O Consórcio ainda aguarda mais 13 veículos convencionais nas mesmas configurações dos que já estão operação, como estes ainda não chegaram, não é possível contabilizá-los nesse balanço. 
No mês de Setembro, iniciou a operação do primeiro articulado da Viper, o mesmo recebeu o prefixo 300.250 e é do modelo Viale BRT Articulado da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B340M, o veículo foi considerado como novo pela equipe por haver poucos km rodados. Em Outubro, o Consórcio Upaon-Açú vencedor do Lote III, através da Viper, inseriu 17 unidades do Mascarello Gran Via Midi 2014 montados sobre chassis Volvo B270F Euro V (300.212 ao 300.221) e Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V (300.222 ao 228). A Viação Abreu também inseriu seus veículos neste mês, foram 13 unidades do Torino G7 da Marcopolo sobre chassis OF-1724 da Mercedes-Benz (300.901 ao 300.905, 300.907 ao 300.909, 300.911 ao 300.913, 300.915 e 300.916). 
Em Novembro, o Consórcio Upaon-Açú continuou inserindo seus veículos, dessa vez pelas empresas: Patrol, com 4 unidades do Torino G7 da Marcopolo montados sobre chassis Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V (300.120, 300.122 ao 300.124); Autoviária Matos e Planeta com 8 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar sobre Volkswagen/MAN 17-230 OD Euro V (300.604, 300.620 ao 300.622 da Matos e 300.754, 300.755, 300.757, 300.758 da Planeta); e Viação Aroeiras com 8 unidades do Apache Vip IV sobre OF-1724 BlueTec 5 da Mercedes-Benz (300.810, 300.811, 300.829 ao 300.833). No mês seguinte, o Consórcio Upaon-Açú inseriu mais 2 ônibus, 1 unidade do Millennium IV Articulado montado sobre chassi Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5 pela Viação Aroeiras (300.834) e 1 unidade do Torino G7 sobre VW/MAN 17-230 OD Euro V pela Patrol (300.121). 
Com essas inserções, o Sistema Urbano de São Luís recebeu 38 veículos antes do processo licitatório e 169 veículos novos com ar condicionado após a licitação. Ao que parece a meta de 210 ônibus novos com ar condicionado da Prefeitura não foi alcançada. 
  • Sistema Semiurbano (ou Metropolitano) 
Em Março a TCM - Transportes Coletivos Maranhense inseriu 9 unidades do Apache Vip IV da encarroçadora Caio Induscar, montados sobre chassis OF-1724L BlueTec 5 da Mercedes-Benz para o serviço "Expresso Metropolitano", na Linha Expressa III (Raposa / Holandeses) (39-128 ao 39-136, COM ar condicionado). 
Entre Março e Abril, a TransPremium inseriu 13 ônibus no sistema, foram 3 unidades do Apache Vip IV da Caio Induscar montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 (81-269 ao 81-271, SEM ar condicionado) e 10 unidades do modelo Svelto 2012 da Comil montados sobre chassis OF-1724 BlueTec 5 (81-301 ao 81-310, COM ar condicionado) esses 10 últimos foram para o serviço "Expresso Metropolitano", na Linha Expressa II (Cidade Verde / Band. Tribuzzi / S. Francisco). 
Ainda em Abril, a Trans Requinte inseriu 5 de um total de 10 unidades nas mesmas configurações dos da TransPremium para reforçar na Linha Expressa I (Ribamar / Rodoviária). Somente em Agosto as outras 5 unidades puderam entrar em operação na Linha Expressa IV (Ferry-Boat / Rodoviária). 
Fonte: SportbuS Maranhão

6 comentários:

  1. A linha expressa metropolitana vai adquirir mais ônibus novos ??

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  2. Os Torinos G7 do Consórcio Via SL já estão prontos na fábrica em Xerem. Resta saber quando partirão para a Ilha.

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  3. Quantos articulados nós temos no total? E quantos mais estão previstos para entrarem em circulação?

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    Respostas
    1. 20 no urbano, aguardando a chegada do último e 4 no semiurbano.

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  4. Alguém sabe se o Volkswagen neobus mega BRT está se saindo bem em nossas ruas, tá aguentando o trampo?

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