Destaques no SportbuS

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conhecendo os bairros: Coheb do Sacavém

Em mais uma matéria da nossa série, iremos abordar um pouco sobre o tradicional conjunto da Coheb e as linhas que atendem àquela localidade. O conjunto da Cohebe (como é escrito originalmente), foi inaugurado na década de 70, idealizado pela extinta Companhia Habitacional do Estado do Maranhão (Cohab-MA) e financiado pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH).
O conjunto pertence ao bairro do Sacavém e localiza-se entre as avenidas dos Franceses e Africanos, o nome COHEBE vem significar Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança, fazendo menção a subestação energética da então CHESF (atual Eletrobras Eletronorte) e foi explorada primeiramente pela empresa Taguatur no final da década de 70 com a linha Cohebe do Sacavém. 
Já na década de 80, a empresa vende a linha para a extinta empresa Roma, que no início de suas operações altera o nome Cohebe para Coheb e assim ficou até os dias atuais. Atualmente o conjunto é atendido pela empresa Viação Primor e possui 3 linhas, a 606 Coheb / Fé em Deus (antiga Coheb / Alemanha), 607 Coheb / Cerâmica (antiga Sacavém / Cerâmica) e a 613 Coheb / Filipinho. 
A linha 606 Coheb / Fé em Deus possui somente 1 veículo e mantém suas operações de segunda a sexta, com a primeira viagem saindo às 06:30 e a última saindo às 19:20. O itinerário da linha inicia na Rua 26, seguindo pela Rua 25 e 27, Av. 03, Rua Nossa Senhora da Conceição, Av. dos Africanos, Av. dos Franceses, Rua Viveiros de Castro, Av. Gov. Luis Rocha, Av. Camboa, Av. Venceslau Brás, Rua Grande, Tv. do Galpão, Av. Gomes de Castro, Rua do Passeio, Av. Guaxenduba, Rua Sen. João Pedro e volta. 
A linha 607 Coheb / Cerâmica possui 2 ônibus, com operações de segunda a sábado. Nos dias úteis e aos sábados, a primeira viagem inicia às 06:00 e a última às 22:00 e aos domingos opera somente um veículo saindo com a primeira às 06:00 e a última às 22:30. O itinerário da linha inicia na Rua 26, seguindo pela Rua 25 e 27, Av. 03, Rua Nossa Senhora da Conceição, Av. dos Franceses, Av. dos Africanos, Rua Minerva, Rua Agostinho Tôrres, Av. João Pessoa, Av. Getúlio Vargas, Rua Grande, Rua Celso Magalhães. Av. Silva Maia, Rua Rio Branco, Av. Beira Mar, Av. Sen. Vitorino Freire, Rua das Cajazeiras, Av. Guaxenduba, Rua Sen. João Pedro. A volta da linha compreende a Av. Getúlio Vargas, Av. João Pessoa, Rua da Cerâmica, Tv. da Cerâmica, Rua do Arroz, Av, dos Africanos, Rua Nossa Senhora da Conceição, Av. 03 e Rua 26. 
E a linha 613 Coheb / Filipinho possui 3 ônibus, com operações de segunda a sexta. iniciando a primeira viagem às 05:50 e a última às 22:05, aos sábados operam 2 veículos com a primeira saindo às 06:00 e a última às 22:20 e aos domingos opera somente um veículo, com a primeira às 06:00 e a última às 22:20. O itinerário da linha inicia na Rua 26, seguindo pela Rua 25 e 27, Av. 03, Rua Nossa Senhora da Conceição, Av. dos Franceses, Av. dos Africanos, Rua 02, Rua 01, Av. João Pessoa, Av. Guaxenduba, Av. Alexandre de Moura, Rua Celso Magalhães. Av. Silva Maia, Rua Rio Branco, Av. Beira Mar, Av. Sen. Vitorino Freire, Rua das Cajazeiras. A volta da linha compreende a Av. Guaxenduba, Av. João Pessoa, Rua 02, Av. dos Africanos, Rua Nossa Senhora da Conceição, Av. 03 e Rua 26. 
Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão