Destaques no SportbuS

sábado, 8 de outubro de 2016

Conhecendo os bairros: Divinéia

O bairro da Divinéia teve sua fundação em meados da década de 90, que na época caracterizou-se invasão, por famílias de baixa renda que não tinham onde morar e acabaram se instalando no local que fica entre os bairros da Vila Luizão, Santa Rosa e Olho D'Água.

Com o passar dos anos, o local deixou de ser invasão e tornou-se um bairro da capital maranhense, o nome é inspirado em divino e assim, por volta de 1993, teve a sua primeira linha de ônibus, tudo sendo iniciado pela empresa Viação Pelé.
Com o crescimento do bairro, foi-se necessário a colocação de mais ônibus e assim, a frota da Pelé foi aumentando. Em 1996, houve um desentendimento entre os sócios da empresa e assim, ambos se separaram e o bairro começou a ser atendido por duas empresas Viação Pelé, onde a que recebeu o código 58 é a Viação Pelé Ltda. que opera até hoje na linha e a que recebeu o código 59 ficou conhecida como Viação Pelé II, que operou até o ano de 2001 na capital.
Diante desses desentendimentos, no final da década de 90, a frota da 58 ficou retida na garagem e assim, passou a operar somente a frota da 59 e isso foi um atrativo para outras empresas, já que a Pelé II não dava conta sozinha, então, chegou a empresa Açailândia de código 62 e começou as operações na linha, em seguida veio à empresa Santo Antônio.
No ano de 2001, quando a Pelé II começou a sinalizar falência até desistir e entregar a linha, foi formado uma especie de Consórcio entre empresas para atender o bairro, já que a empresa estava saindo de operação, até que a Pelé I pudesse se regularizar junto à SEMTUR na época, com isso, a empresa Expresso Rodoviário 1001, Viação Primor, Maranhense e a Açailândia ficaram operando na linha, tempos depois a Viação Pelé torna a ter o controle da mesma.
O bairro chegou a ser contemplado com a linha Vila Litorânea / Divinéia, que tempos depois foi extinta e meados de 2003, a população tem à disposição, a linha 718 Divinéia / Shopping São Luís, ficando assim com 2 linhas operadas pela Viação Pelé, sendo a outra a 706 Divinéia / Kennedy.
E mais de 20 anos depois, a empresa deixará o bairro e dará lugar à Viação Primor, vencedora do lote IV no processo de licitação do sistema urbano da capital, que inclui as linhas do bairro Divinéia.

Fonte: SportbuS Maranhão

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, iremos colocar em pauta.

      Excluir
  2. Fala um pouco das extintas linhas da UEMA/FRANCESES e CIDADE/OPERÁRIA/PLANALTO e quais eram as empresas operava na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, iremos colocar em pauta.

      Excluir
  3. Os buss da Pelé são mal cuidados, tomara que a primor coloque uns ônibus conservados...

    ResponderExcluir
  4. Vila Litorânea/Divinéia é pq o bairro da Divinéia na época foi divido, foi criado a Vila Litorânea, mas que acabou unindo com o mesmo nome (Divinéia) tempo depois.
    Falem sobre as linhas extintas como Olho D’água/Sacavém, ainda lembro desse ônibus
    http://onibusurbanosdesaoluis.blogspot.com.br/2012/05/amelia-mouraujo.html

    E a linha 614 - Barreto / Castelão Pq deixou de existir? Seria uma boa a volta dessa linha ligado algum terminal, uma boa para divulgar o Castelão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a informação, colocaremos em pauta o seu pedido, a linha deixou de existir por baixa demanda.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão