Destaques no SportbuS

sábado, 22 de outubro de 2016

Conhecendo os bairros: Cohatrac

Hoje, o SportbuS Maranhão irá abordar um pouco sobre o bairro do Cohatrac, um dos maiores conjuntos da Ilha de São Luís, que antes era dominada pela empresa Maranhense e atualmente, o Consórcio Via SL toma de conta aos poucos dessa área, no pós licitação.


A sigla Cohatrac significa Cooperativa Nacional dos Trabalhadores do Comércio, originando os bairros Cohatrac I, II, III, IV e V, apenas o Cohatrac I e II foram construídos pela Cooperativa e a partir do III, uma construtora assumiu a responsabilidade de construir imóveis e vender, onde, segundo os moradores, foi na época em que o conjunto deixou de ser recanto de comerciários e passou a ser um conjunto de comerciantes, tudo isso, datado entre as décadas de 70 e 80.

A empresa Transportes Coletivos Maranhense foi a pioneira no bairro, operando com as primeiras linhas na década de 80, logo após a compra da Cetracol, foram lançadas as seguintes linhas: Cohatrac I, Cohatrac II, Cohatrac III, Cohatrac IV, Cohatrac V, Cohatrac via João Paulo, Cohatrac / Olho D'Água, Cohatrac via Rodoviária, Cohatrac via São Francisco, Conj, Jardim das Margaridas, Conj. Primavera e Jardim das Margaridas via Araçagy e a linha semiurbana Conj. Alvorada.
Os ônibus inicialmente possuíam a cor verde e a inscrição TCM na lateral do veículo, tempos depois o layout foi alterado, passando a ser branco com uma faixa vermelho escuro e o nome MARANHENSE na lateral do veículo.
Com a reformulação das linhas e empresas na capital, as linhas ganharam seus códigos e a empresa recebeu o código 38, no final da década de 90, a localidade recebeu duas linhas executivas, onde o trajeto era realizado por microônibus, confira abaixo, como ficou a configuração das linhas.

802 - Cohatrac III / Rua do Passeio
804 - Cohatrac IV
805 - Cohatrac / Jardim das Margaridas via Conj. Araçagy
809 - Cohatrac / São Francisco
809E - Cohatrac / São Francisco (executivo)
810 - Cohatrac / João Paulo
810E - Cohatrac IV / São Francisco (executivo)
811 - Cohatrac / Rodoviária
813 - Cohatrac / Olho D´Água
816 - Cohatrac V / São Francisco II
Conjunto Alvorada

Na época, houve dois tipos de serviços para o bairro, o chamado semi-expresso, que segundo informações, os ônibus seguiam buscando passageiros pelo bairro e quando chegassem na última parada antes de sair do Cohatrac, o mesmo seguia direto para o Centro e o outro tipo de serviço era o Cohatrac Ligeirinho, havendo o Cohatrac III / Ligeirinho e Cohatrac IV / Ligeirinho, onde não sabemos muito sobre esse serviço.
Final de 2004, foi inaugurado o Terminal de Integração Cohab / Cohatrac, a partir daí houve uma nova reformulação nas linhas e criação de outras no decorrer dos anos e assim ficou o sistema.

T081 Cohatrac / Rodoviária
T082 Cohatrac III / Rua do Passeio
T083 Cohatrac / Ponte Bandeira Tribuzzi
T084 Cohatrac IV
T085 Cohatrac / Jardim das Margaridas
T086 Cohatrac / São Francisco
T091 Alvorada / Ipase
T093 Cohatrac / Olho D'Água
A882 Conj. Planalto Anil II / Novo Aurora / Terminal Cohab
C885 Jardim das Margaridas / Circular

A linha do Jardim das Margaridas tinha seu roteiro indo pela Av. Beira Mar e adentrado ao Terminal Praia Grande, assim que foi inaugurado o Terminal Cohama, o itinerário da mesma foi alterado, indo no Terminal Cohama e chegando ao Centro, descendo pela Rua do Passeio e Rua das Cajazeiras. A linha do Cohatrac / Olho D'Água não durou muito tempo e foi extinta, o motivo seria a falta de demanda e também, por já haver outra linha para a praia do Olho D'Água que passava pelo Terminal Cohab. A linha C885 Jardim das Margaridas / Circular também não durou muito, a mesma tinha o seguinte itinerário, vindo do bairro até o Terminal Cohab, seguindo pela Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. São Sebastião (Cruzeiro do Anil), Planalto Pingão, Av. Jerônimo de Albuquerque, Terminal Cohab e voltava para o bairro.
E por mais de 35 anos, a empresa Transportes Coletivos Maranhense - TCM, fez um bom serviço para a população do Cohatrac, carregando milhares de passageiros por mês e essa é a homenagem que deixamos a empresa e ao bairro, que por muito tempo teve essa empresa em operação na localidade e que a partir de domingo, estará entregando a sua última linha urbana e assim, passando toda a operação ao Consórcio Via SL, o que vai restar apenas lembranças de quem foi a Maranhense um dia no bairro do Cohatrac. A Maranhense continua operando somente nas linhas semiurbanas da região do Cohatrac, que são a: A882 Conj. Planalto Anil II / Novo Aurora e T085 Cohatrac / Jardim das Margaridas. 
Fonte: SportbuS Maranhão / Blog Jornalista Edvania / Banco de Dados Cepimar

13 comentários:

  1. Que profunda a reflexão e a forma de abordagem à Maranhense, que fez sim, um ótimo trabalho aqui no bairro. O Cohatrac é um bairro de história, de gente bacana e fico muito contente em ver a homenagem ao bairro.

    ResponderExcluir
  2. O Cohatrac Ligerinho não parava nas paradas da Cohab e no Planalto Pingão (se eu não me engano). Era uma forma mais rápida de se chegar no Anil. Uma pequena correção. A linha 802 - Cohatrac III, circulava pela Avenida Beira-Mar. O inventário da linha foi modificado com a implantação do terminal da Cohab.Quando recebeu a numeração T082, seu itinerário passou a ser pela Aurora, não mais Planalto Pingão e Rua do Passeio, antes Beira-Mar.

    ResponderExcluir
  3. A maranhense realmente prestava um trabalho maravilhoso em toda a área do cohatrac, e vai ter licitação pro semi-urbano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, programada para o próximo ano.

      Excluir
    2. Mais me tirem uma dúvida, no 4 lote somente a primor está responsável?

      Excluir
    3. Sim, a Primor venceu sozinha o lote IV.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Só espero que o consórcio Via SL tenha a mesma qualidade que Maranhense teve.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão