Destaques no SportbuS

sábado, 22 de outubro de 2016

Conhecendo os bairros: Cohatrac

Hoje, o SportbuS Maranhão irá abordar um pouco sobre o bairro do Cohatrac, um dos maiores conjuntos da Ilha de São Luís, que antes era dominada pela empresa Maranhense e atualmente, o Consórcio Via SL toma de conta aos poucos dessa área, no pós licitação.


A sigla Cohatrac significa Cooperativa Nacional dos Trabalhadores do Comércio, originando os bairros Cohatrac I, II, III, IV e V, apenas o Cohatrac I e II foram construídos pela Cooperativa e a partir do III, uma construtora assumiu a responsabilidade de construir imóveis e vender, onde, segundo os moradores, foi na época em que o conjunto deixou de ser recanto de comerciários e passou a ser um conjunto de comerciantes, tudo isso, datado entre as décadas de 70 e 80.

A empresa Transportes Coletivos Maranhense foi a pioneira no bairro, operando com as primeiras linhas na década de 80, logo após a compra da Cetracol, foram lançadas as seguintes linhas: Cohatrac I, Cohatrac II, Cohatrac III, Cohatrac IV, Cohatrac V, Cohatrac via João Paulo, Cohatrac / Olho D'Água, Cohatrac via Rodoviária, Cohatrac via São Francisco, Conj, Jardim das Margaridas, Conj. Primavera e Jardim das Margaridas via Araçagy e a linha semiurbana Conj. Alvorada.
Os ônibus inicialmente possuíam a cor verde e a inscrição TCM na lateral do veículo, tempos depois o layout foi alterado, passando a ser branco com uma faixa vermelho escuro e o nome MARANHENSE na lateral do veículo.
Com a reformulação das linhas e empresas na capital, as linhas ganharam seus códigos e a empresa recebeu o código 38, no final da década de 90, a localidade recebeu duas linhas executivas, onde o trajeto era realizado por microônibus, confira abaixo, como ficou a configuração das linhas.

802 - Cohatrac III / Rua do Passeio
804 - Cohatrac IV
805 - Cohatrac / Jardim das Margaridas via Conj. Araçagy
809 - Cohatrac / São Francisco
809E - Cohatrac / São Francisco (executivo)
810 - Cohatrac / João Paulo
810E - Cohatrac IV / São Francisco (executivo)
811 - Cohatrac / Rodoviária
813 - Cohatrac / Olho D´Água
816 - Cohatrac V / São Francisco II
Conjunto Alvorada

Na época, houve dois tipos de serviços para o bairro, o chamado semi-expresso, que segundo informações, os ônibus seguiam buscando passageiros pelo bairro e quando chegassem na última parada antes de sair do Cohatrac, o mesmo seguia direto para o Centro e o outro tipo de serviço era o Cohatrac Ligeirinho, havendo o Cohatrac III / Ligeirinho e Cohatrac IV / Ligeirinho, onde não sabemos muito sobre esse serviço.
Final de 2004, foi inaugurado o Terminal de Integração Cohab / Cohatrac, a partir daí houve uma nova reformulação nas linhas e criação de outras no decorrer dos anos e assim ficou o sistema.

T081 Cohatrac / Rodoviária
T082 Cohatrac III / Rua do Passeio
T083 Cohatrac / Ponte Bandeira Tribuzzi
T084 Cohatrac IV
T085 Cohatrac / Jardim das Margaridas
T086 Cohatrac / São Francisco
T091 Alvorada / Ipase
T093 Cohatrac / Olho D'Água
A882 Conj. Planalto Anil II / Novo Aurora / Terminal Cohab
C885 Jardim das Margaridas / Circular

A linha do Jardim das Margaridas tinha seu roteiro indo pela Av. Beira Mar e adentrado ao Terminal Praia Grande, assim que foi inaugurado o Terminal Cohama, o itinerário da mesma foi alterado, indo no Terminal Cohama e chegando ao Centro, descendo pela Rua do Passeio e Rua das Cajazeiras. A linha do Cohatrac / Olho D'Água não durou muito tempo e foi extinta, o motivo seria a falta de demanda e também, por já haver outra linha para a praia do Olho D'Água que passava pelo Terminal Cohab. A linha C885 Jardim das Margaridas / Circular também não durou muito, a mesma tinha o seguinte itinerário, vindo do bairro até o Terminal Cohab, seguindo pela Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. São Sebastião (Cruzeiro do Anil), Planalto Pingão, Av. Jerônimo de Albuquerque, Terminal Cohab e voltava para o bairro.
E por mais de 35 anos, a empresa Transportes Coletivos Maranhense - TCM, fez um bom serviço para a população do Cohatrac, carregando milhares de passageiros por mês e essa é a homenagem que deixamos a empresa e ao bairro, que por muito tempo teve essa empresa em operação na localidade e que a partir de domingo, estará entregando a sua última linha urbana e assim, passando toda a operação ao Consórcio Via SL, o que vai restar apenas lembranças de quem foi a Maranhense um dia no bairro do Cohatrac. A Maranhense continua operando somente nas linhas semiurbanas da região do Cohatrac, que são a: A882 Conj. Planalto Anil II / Novo Aurora e T085 Cohatrac / Jardim das Margaridas. 
Fonte: SportbuS Maranhão / Blog Jornalista Edvania / Banco de Dados Cepimar

15 comentários:

  1. Que profunda a reflexão e a forma de abordagem à Maranhense, que fez sim, um ótimo trabalho aqui no bairro. O Cohatrac é um bairro de história, de gente bacana e fico muito contente em ver a homenagem ao bairro.

    ResponderExcluir
  2. O Cohatrac Ligerinho não parava nas paradas da Cohab e no Planalto Pingão (se eu não me engano). Era uma forma mais rápida de se chegar no Anil. Uma pequena correção. A linha 802 - Cohatrac III, circulava pela Avenida Beira-Mar. O inventário da linha foi modificado com a implantação do terminal da Cohab.Quando recebeu a numeração T082, seu itinerário passou a ser pela Aurora, não mais Planalto Pingão e Rua do Passeio, antes Beira-Mar.

    ResponderExcluir
  3. A maranhense realmente prestava um trabalho maravilhoso em toda a área do cohatrac, e vai ter licitação pro semi-urbano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, programada para o próximo ano.

      Excluir
    2. Mais me tirem uma dúvida, no 4 lote somente a primor está responsável?

      Excluir
    3. Sim, a Primor venceu sozinha o lote IV.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Só espero que o consórcio Via SL tenha a mesma qualidade que Maranhense teve.

    ResponderExcluir
  6. Esta linha Planalto 2 não tem roteiro definitivo toda hora muda de rota e não tem horário certo, os passageiros não sabe de mais nada.Espero que define esta situação

    ResponderExcluir
  7. Os moradores do Nova Aurora pede Socorro que essa linha Planalto via Nova Aurora não está atendendo que presta,Os ônibus muito Velho, só vive no prego,e não colocam outro para substituir,ficamos á mercê dos bandidos esperando boa hora para passar nas paradas:

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão