Destaques no SportbuS

domingo, 4 de setembro de 2016

Conhecendo os bairros: Vila Luizão

O bairro da Vila Luizão não é um bairro tão antigo na capital, o mesmo localiza-se bem no limite da entre as cidades de São Luís e São José de Ribamar, próximo ao bairro do Sol e Mar e Alonso Costa (já pertencente a S. J. de Ribamar).

Na década de 90, a empresa Solemar foi a primeira operadora da região, realizando a então linha Vila Luizão / Mercado Central, depois alterando o itinerário para Vila Luizão / Alonso Costa, até meados de 2006, a linha era considerada semiurbana, com a integração da mesma ao Terminal Praia Grande, a linha passou a ser urbana.
No bairro, houve outras linhas que atualmente estão extintas como a 2100 Vila Luizão via Turu, onde o mesmo tinha um itinerário saindo do bairro, seguindo por dentro do Planalto Turu e pegando os principais corredores da cidade como Rei de França, Casemiro Júnior, João Pessoa, Kennedy até o Mercado Central. Logo depois a linha é desativada e transformada em Vila Luizão / Rodoviária, para melhor atender as necessidades dos usuários, continuando a operar por dentro do Planalto Turu. Em 2006, a linha foi integrada ao Terminal Cohab e passa a ser uma opção tanto para a população da Vila Luizão quanto para a do Turu, em se locomoverem para o recém inaugurado terminal, na época.
Em Maio de 2006, a linha tem seu itinerário alterado, deixando de atender o Turu e a população da Luizão tendo agora sua própria linha. O bairro também contava com 2 ônibus que tinham itinerários como Renascença e São Francisco, a linha 708 Santa Rosa / Vila Luizão era a responsável pelo transporte. A partir de 2009, a localidade foi passando por mudanças na área do transporte, como a extinção a linha Santa Rosa / Vila Luizão e a criação da linha T720 Vila Luizão / Holandeses, iniciando com 4 veículos, depois, a linha T099 Vila Luizão / Rodoviária foi extinta e assim, criada duas linhas alimentadoras integradas ao terminal Cohab, que são a A893 Vila Luizão / Terminal e A895 Alonso Costa / Parque Araçagy / Terminal.
Sobre a extinção da T099, se deu pelo fato da enorme rota que o veículo percorria, com um tempo gasto alto e assim, havia uma demora maior dos passageiros nos pontos e principalmente no terminal Cohab, já que a mesma iniciou-se como ponto final no bairro e depois foi estendido para o Parque Araçagy.
Meados de 2011/2012, a 1001 Expresso vai perdendo o monopólio da região, onde a Maranhense passa a operar na linha T719 Vila Luizão / Alonso Costa junto com a Gonçalves e a São Benedito que na mesma época pega parte da concessão da linha T720 Vila Luizão / Holandeses, alegando passar em território de operação dela. Para atender melhor os habitantes do Parque Araçagi e Alonso Costa, também foi criada a linha T714 Alonso Costa / Parque Araçagy / Holandeses, tendo o mesmo percurso da T720.
E com o processo licitatório, a 1001 Expresso perde de vez a concessão das linhas e hoje, a empresa Ratrans pertencente ao Consórcio Central passa a operar nas linhas T720 e A893, vale lembrar que as linhas semiurbanas não sofrerão alterações, pois as mesmas não pertencem a São Luís. Confira como é classificado as linhas atualmente na localidade.

-A893 Vila Luizão / Terminal Cohab (Urbana)
- T720 Vila Luizão / Holandeses (Urbana)
- A895 Alonso Costa / Parque Araçagy / Terminal Cohab (Semiurbana)
- T714 Alonso Costa / Parque Araçagy / Holandeses (Semiurbana)
- T719 Vila Luizão / João Paulo (Semiurbana)

Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão