Destaques no SportbuS

domingo, 21 de agosto de 2016

Linha: T403 Calhau / Litorânea

Tudo começou no final do ano de 1985, quando foi dada a concessão da linha Calhau para à empresa São Benedito, tempos depois a linha foi recebendo outros nomes como Calhau / Barramar, até chegar ao que é hoje, Calhau / Litorânea.


A linha foi uma das primeiras a serem integradas ao primeiro terminal da Ilha, o da Praia Grande, onde até então gerou uma enorme polêmica na época, pois as empresas estavam padronizando seus ônibus e só a São Benedito não havia padronizado nenhum, o que levou a suspensão do serviço da empresa na linha pela SEMTUR e designada às empresas Taguatur, 1001 Expresso, Viação Primor e Maranhense.
Atualmente, a linha conta com 15 ônibus operando nos dias úteis, com a primeira viagem saindo às 05:03 e a última às 23:59, havendo cerca de 3 viagens do corujão entre 01:20 e 04:00 da manhã. Aos sábados a operação é realizada com 13 veículos, iniciando a primeira viagem às 05:10 e a última viagem às 23:07 e aos domingos, operando com 12 ônibus, com a primeira viagem às 05:40 e a última às 23:18.
O itinerário da linha é o seguinte:

IDA: Av. Sen. Vitorino Freire, Rua das Cajazeiras, Av. Alexandre Moura, Deodoro, Rua Rio Branco, Praça Maria Aragão, Av. Beira Mar, Ponte José Sarney, Av. Castelo Branco, Av. Ana Jansen, Av. dos Holandeses, Av. Calhau, Av. Dep. Ulisses Guimarães (Av. Litorânea), Rua Altamira e Av. dos Holandeses.
VOLTA: Av. dos Holandeses, Av. Copacabana, Av. Ulisses Guimarães (Av. Litorânea), Av. Colares Moreira, Av. dos Holandeses, Av. Ana Jansen, Av. Castelo Branco, Av. Beira Mar, Terminal Praia Grande.
A linha ainda conta com um serviço expresso em determinados horários e principalmente aos domingos, que possui o seguinte itinerário:

IDA: Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Beira Mar, Ponte José Sarney, Av. Castelo Branco, Av. Ana Jansen, Av. dos Holandeses, Av. Litorânea.
VOLTA: Av. Litorânea, Av. dos Holandeses, Av. Ana Jansen, Av. Castelo Branco, Ponte José Sarney, Av. Beira Mar, Terminal Praia Grande.

Após cerca de 30 anos, a São Benedito deixará de operar na linha, dando lugar à Viação Primor que tomará de conta por cerca de 20 anos, como foi relatado no edital de licitação, mudanças deverão ocorrer em breve.

Fonte: SportbuS Maranhão / SMTT

12 comentários:

  1. Muito legal a matéria vcs estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, fique a vontade em nosso site!

      Excluir
  2. Vocês poderiam fazer uma matéria sobre os Busscar Urbanuss tanto em Volks e Mercedes que a Taguatur teve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim, colocaremos em nossa pauta e em breve estará no ar.

      Excluir
  3. Vou ficar triste se realmente a primor rodar 100% na linha calhau litorânea
    Eu sempre rodei nessa linha estou nela desde 2012 até hoje atualmente eu rodo no carro 68-050
    Essa linha é a cara da São Benedito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, infelizmente a Primor assumirá 100% da linha.
      São Benedito com um enorme histórico na capital, não ficará de fora de uma matéria em nosso blog, temos que mostrar o que a empresa fez e deixou de legado na capital maranhense, no setor de transporte.

      Excluir
  4. A São Benedito não começou operar na linha do calhau em 1985, foi muito antes.

    ResponderExcluir
  5. Aguardando ansiosamente à viação primor. Todos as linhas que pego são da São Benedito e o serviço é precário.

    ResponderExcluir
  6. O itinerário de volta tem um equívoco.
    Quando ele faz o retorto para subir a av. Litorânea, o mesmo vai até a av. Calhau, e entra na av. Borborema ai sim depois segue pela Av. Colares Moreira.

    ResponderExcluir
  7. Qual o ônibus que eu pego pra mim ir pro mateus do calhau

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Quantos quilômetros no total esta frota faz em seu trajeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a linha possui 38,9 km de extensão.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão